Qual é o tipo de creme hidratante ideal para cada tipo de pele?-Demosuco

Qual é o tipo de creme hidratante ideal para cada tipo de pele?

Com tantas opções nas perfumarias, farmácias, salões de beleza e clínicas de estética, fica difícil saber qual creme hidrante escolher para inserir na nossa rotina de cuidados com a pele.

A hidratação é um dos passos mais importantes na nossa rotina de cuidados com a pele, pois é ela que ajuda a manter a quantidade de água necessária na pele. Portanto, saber qual tipo de creme hidratante é adequado para o seu tipo de pele é muito importante, assim, você melhora a saúde e luminosidade da sua pele.

Para entender a importância de entender qual o seu tipo de pele, imagine o seguinte cenário: usar um creme para pele seca em uma pele oleosa? O creme ressaltaria a oleosidade desta pele.

Os diferentes tipos de pele, normalmente, são divididos em seca, oleosa, normal e mista. Vamos te explicar cada uma delas:

1. Pele seca

Por perder bastante água, é mais pele que apresenta mais opacidade dentre as listadas aqui. Pode apresentar até sinais de repuxamento, sendo considerada o tipo de pele mais sensível.

Por conta disso, muitas pessoas tem muita dificuldade em entender como cuidar deste tipo de pele.

Essa sensação de ressecamento é devido a pequena quantidade de glândulas sebáceas que acabam ressecando com facilidade por conta da baixa produção de sebo (que é o contrário do que acontece na pele oleosa). Por conta disso, essa pele pode apresentar desidratação aparente e rugas finas.

Por conta dessa sensibilidade da pele seca, cremes hidratantes que contenham em sua fórmula vitaminas A, C e E são os mais indicados.

Maquiagem com o efeito glow, com sustâncias oleosas em sua composição, hidratantes em versões pomadas ou que contenham mais óleo de amêndoas são dicas que ajudam no cuidado da pele seca.

2. Pele oleosa

A pele oleosa ou mista é aquela que produz mais oleosidade, deixando o aspecto oleoso no rosto. Por conta disso, as pessoas sempre se perguntam se é necessário hidratar, pois associam a sua aparência brilhosa com hidratação em excesso.

Porém, a produção de óleo em excesso ocorre justamente porque a pele sente falta de hidratação, devido ao desequilíbrio entre a água e óleo nesta pele.

Os cremes hidratantes mais adequados para este tipo de pele são aqueles que promovem sensação de toque seco, com texturas leves e não oleosas (por exemplo, o sérum e o fluido).

Quando for escolher uma base para sua maquiagem, opte pelo efeito mate, que também ajuda a controlar a oleosidade ao mesmo tempo em que disfarça os poros.

3. Pele normal

A pele normal é o sonho de consumo: é uma pele equilibrada, ou seja, a quantidade de óleo e água são ideais. Ainda assim, a pele normal não dispensa hidratação, afinal, não queremos perder esse equilíbrio, não é mesmo?

Os cremes hidratantes mais indicados para esse tipo de pele são aqueles que influenciam pouco no equilíbrio natural, como os aquosos ou com fórmulas fluidas.

Em relação a sua composição, o ideal são aqueles que contenham óleos vegetais, vitaminas C, A e E, pois são ingredientes que ajudam a manter a sua beleza, de forma a garantir a hidratação desta pele.

Vale lembrar que uma pele com ausência de hidratação tende a desenvolver ressecamento devido ao envelhecimento. Portanto, quanto antes começar a inserir a rotina de hidratação nos seus cuidados de skincare, melhor é para sua pele.

4. Pele mista

Esse tipo de pele apresenta características da pele seca e da pele oleosa. É possível notar que os poros ficam mais dilatados na famosa ‘zona T’ (testa, nariz e o queixo), que é a região que apresenta mais oleosidade, enquanto o restante do rosto está mais ressecado.

Em busca do equilíbrio, é importante investir em cremes hidratantes que não atendam apenas uma das características dessa pele, ou seja, que não promova apenas ressecamento nem oleosidade.

A sugestão para esse caso é optar por hidratantes em gel, que sejam livres de óleos. Mas, se você encontrar produtos que tenham a funcionalidade mista, é melhor optar por eles, pois corre o risco de amenizar o ressecamento de uma região e promover em outra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *