Quais são os tipos de sabonete e qual é o melhor para minha pele?-Demosuco

Quais são os tipos de sabonete e qual é o melhor para minha pele?

Um dos produtos indispensáveis para a rotina de higiene, é o sabonete que é um tipo de detergentes, cuja função é retirar camada de gordura superficial da pele, levando embora a sujeira acumulada no dia a dia.

Como o objetivo do sabonete é limpar, é importante escolher o tipo de sabonete adequado para sua pele e que ele esteja em pH fisiológico, ou seja, entre 5,5 e 6,0.

Outro aspecto que é levado em consideração antes da compra é a aparência, cor e fragrâncias do sabonete. Principalmente, quando o consumidor tem algum tipo de alergia ou restrição a cheiros específicos.

Além de ter um sabonete para lavar o corpo, é importante também ter um sabonete específico para lavar o rosto.

Incorporar esse hábito na sua rotina de higiene ajuda na saúde da sua pele, promove uma limpeza mais profunda, controla a oleosidade e repõe os sais minerais perdidos durante o dia.

Vale lembrar que, o sabonete facial e o sabonete corporal precisam ser específicos para isso. Muitas vezes, os sabonetes corporais vem com contra-indicação para o uso facial.

Dentre a diversidade de tipos de sabonete, os principais tipos são: líquido, barra e hidratante.

Mas qual é a diferença entre eles?

A diferença está principalmente no processo de fabricação desses sabonetes.

  • Sabonetes líquidos: originados da mistura de surfactantes sintéticos e tensoativos da família dos sulfatos. O sabonete líquido tem pH próximo ao pH da pele, por isso, são conhecidos por evitar a descamação e aspecto de “repuxamento”.

É uma boa opção de compra, além da espalhabilidade ser melhor, pode possuir ingredientes hidratantes em sua formulação

  • Sabonetes em barra: originado da reação de gorduras vegetais ou animais com soda cáustica, que são conhecidas por gordura saponificada. Preservativos, corantes são adicionados após essa reação. Em seguida, o produto é moldado no formato desejado, de acordo com o modelo definido pelo produtor.

Como o Sabonete em barra possui um pH mais alcalino, existe a possibilidade de ressecamento da pele. Logo, não é indicado para peles secas.

Pele seca

Como você viu no post anterior, a pele seca é uma pele sensível. O ideal é usar um sabonete para hidratar a pele. É indicado que você procure sabonetes líquidos cuja composição apresente ingredientes como bepantenol e glicerina.

Pele oleosa

Se sua pele possuir cravos ou espinhas, que costumam surgir devido ao excesso de oleosidade, é recomendado sabonete que tire o excesso oleosidade da pele e que contenham na composição enxofre e ácido salicílico.

Pele mista

Lembra que a pele mista deve ter um olhar mais atencioso? Por isso, o sabonete que se adapta bem a necessidade da pele mista é o sabonete líquido, para evitar o excesso de ressecamento e a promoção de oleosidade em áreas indesejáveis.

Pele extra seca

É uma pele sensível que possui facilidade em apresentar vermelhidão e escamação. Por conta disso, é indicado evitar sabonetes em barra e  substituí-los pelos sabonetes líquidos, devido ao pH ser mais próximo da pele.

Além disso, outra dica é procurar formulações que apresentem ingredientes hidratantes, pois você consegue melhorar a hidratação da sua pele também.

Por conta da sensibilidade desta pele, os sabonetes sem fragrância são mais indicados para evitar possíveis alergias. Os sabonetes de glicerina podem ser usados, pois são conhecidos pela sua neutralidade.

Produtos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *