Cremes clareadores: tratamento para manchas na pele-Demosuco

Creme clareador: tratamento para manchas na pele

As manchas que surgem na pele são um grande incômodo para muitas pessoas. É comum a procura por tratamentos clareadores que inibem as marcas indesejadas.

Felizmente, cremes e outros produtores de ação clareadora estão cada vez mais tecnológicos e acessíveis. Esse tipo de tratamento é feito de maneira muito simples e segura, trazendo resultados incríveis em pouco tempo.

Para entender um pouco mais sobre cremes clareadores, acompanhe as informações esclarecedoras sobre o assunto nesse artigo, pois elas vão te ajudar no tratamento de suas manchas.

O que são cremes clareadores?

São produtos utilizados para clarear ou esbranquiçar manchas superficiais originárias de diferentes causas. Podendo ajudar com o desaparecimento de cicatrizes, olheiras, pigmentação e até mesmo sequelas de doenças.

A atuação dos clareadores também varia conforme seus objetivos e sua composição. Eles podem inibir o processo de pigmentação da pele, reduzir a produção de melanina ou também simplesmente incentivar o processo de renovação celular.

São encontrados no mercado em diversas texturas, valores e princípios ativos. Entretanto, existem cuidados em comum com todos os tipos de clareadores.

Quais os cuidados necessários ao usar um creme clareador? 

  1. Sempre use filtro solar

O mais importante aliado do tratamento de clareamento de pele é o filtro solar. Sem o seu uso, a mancha pode acabar escurecendo ainda mais ou esbranquiçando muito.

Um clareamento sem proteção pode causar resultados desastrosos. Por isso, invista sempre em um bom protetor solar ou opte por cremes clareadores de uso exclusivamente noturno.

Além disso, é aconselhável começar tratamentos de manchas em estações mais frias, de preferência no inverno. Evitando ao máximo exposição solar.

  1. Lave a pele frequentemente

A maioria dos produtos com ação clareadora, são fotossensibilizantes (aumentam a sensibilidade da pele quando entram em contato com a luz). Então, não é recomendado manter o produto por muito tempo na pele.

Se você optar por um clareador de uso diurno, retire o produto antes de dormir. Caso sua escolha seja um clareador noturno, remova-o ao acordar.

 Higienizar a pele, de preferência com água e sabão, é essencial para manter as células saudáveis durante o tratamento.

  1. Procure um dermatologista

Existem muitos cremes clareadores que só podem ser comprados com prescrição médica. Então, uma consulta para saber qual tratamento é ideal para você é sempre aconselhável.

Você pode escolher um creme clareador de fórmula mais simples, disponível no mercado sem a necessidade de receita médica. Esses produtos, em sua maioria, também trazem muitos benefícios e não apresentam perigo real.

Entretanto, ao escolher um desses produtos fique atento aos sinais de sua pele. Se os resultados forem diferentes do desejado ou começar um processo de irritação da pele, melhore procurar um dermatologista.

  1. Cuidado nas regiões de pele mais sensível

Algumas regiões da pele que são alvos rotineiros de processos de clareamento, são regiões sensíveis que merecem um cuidado especial. Olhos e arredores, virilha e axila exigem produtos clareadores especiais.

Procure sempre cremes específicos para cada região, evitando irritações e alergias.

  1. Contraindicações ao uso de cremes clareadores

Por serem produtos compostos, na maioria das vezes, por ácidos, existem condições onde o uso desses cremes é inadequado.

Primeiro, é recomendado evitar tratamentos clareadores no verão. Isso porque, como já falamos antes, a proteção de raios solares é essencial para a segurança do tratamento. No verão, estamos mais expostos a luz solar devido à intensidade dos raios e as nossas rotinas, então fuja desse período do ano.

Outra recomendação é para que mulheres grávidas ou lactantes não usem produtos clareadores, considerando que muitos usam ácidos na sua composição. Apesar de não haver prova que isso causa malefícios, dermatologistas alertam que é aconselhável deixar o tratamento de pele para depois da gravidez e da amamentação.

Também deve haver um cuidado extra ao aplicar clareadores em crianças e adolescentes, pois esses possuem a pele mais sensível. Alguns tipos de tratamento são muito evasivos e podem causar danos. Sempre procure consultar um dermatologista.

Qual a diferença entre creme clareador e sérum clareador? 

Dentro do mundo dos tratamentos clareadores, o sérum tem se destacado bastante. Ele é um produto ultra concentrado que promove agilidade e bons resultados.

Suas principais vantagens são rápida absorção e textura líquida não oleosa. São ideias para o tratamento intensivo de manchas e exigem um segundo produto para hidratar a pele. Ao usar um sérum, o cuidado deve ser redobrado já que o tratamento é intensivo e há possibilidade de efeitos colaterais.

Diferentemente, os cremes combinam clareamento com hidratação. São produtos onde o princípio ativo está mais diluído, então os efeitos colaterais são menos recorrentes.

Indica-se cremes para peles mais ressecadas com manchas mais superficiais. Além, de possuir um custo benefício melhor ao ser comparado com um sérum.

Quais manchas podem ser tratadas com produtos clareadores?

São muitos as irregularidades da pele que podem ser corrigidas com tratamentos clareadores. Separamos os tipos de manchas mais comuns de serem tratados, possibilitando a certeza de um bom resultado. Confira:

  • Sardas:

São manchas de herança genética que se intensificam com a exposição da pele ao sol. Mais comum em pessoas de pele clara, as sardas surgem nas mãos, colo e rosto e podem ser clareadas significativamente com alguns produtos.

  • Cicatrizes de Feridas e Acnes:

Seja por uma fase de pele oleosa com aparecimento de acne ou por alguma laceração sofrida na pele, algumas cicatrizes incomodam bastante esteticamente. Os clareadores atuam diminuindo o tamanho dessas manchas ou esbranquiçando elas até o desaparecimento.

  • Manchas causadas por Frutas e Ervas:

Cremes clareadores também são a reposta para manchas mais escuras causadas pelo contato com ácidos de plantas. Aqui entra a famosa mancha de limão que aparece frequentemente e pode ser tratada com produtos simples e acessíveis.

  • Olheiras:

Apesar de necessitar de produtos mais específicos, voltados para a pele sensível, é possível clarear olheiras através do uso de cremes ou sérum. De preferência, procure um dermatologista que indique um produto seguro para esse tipo de tratamento.

  • Manchas na Virilha e Axilas:

Essas duas regiões normalmente ficam escurecidas devido ao processo de depilação. Caso isso cause incômodo, existem produtos direcionados ao clareamento dessas áreas que podem trazer resultados satisfatórios.

  • Melasma:

São manchas escuras que aparecem, normalmente, no rosto. Mais comuns em mulheres, são associadas à gravidez ou ao uso de anticoncepcional, mas a principal causa é o contato da pele com a luz solar. Os produtos clareadores são procurados, majoritariamente, para tratar melasmas.

Dicas dos melhores clareadores para você começar a usar agora:

Para você ter certeza que está usando o produto certo na região certa, separamos nossas dicas conforme as partes do corpo que mais aparecem manchas. Com um plus de dicas finais de produtos que podem ser usados no corpo inteiro. Veja só:

Para as mãos:

  • Mavala Anti-spot Creme para as mãos

Clareia e reduz manchinhas das mãos e também previne o surgimento de novas manchas. Além disso, possui ação antienvelhecimento, mantendo a pele da mão tonificada e reduzindo rugas.

Possui também vitamina C como antioxidante que protege as células saudáveis da pele da mão.

  • Renew Clinical Clareador e Textura Uniforme Avon

Diminui a pigmentação das manchas das mãos, mantendo um tom de pele uniforme. Combate sinais de exposição ao sol e de envelhecimento.

O grande diferencial desse produto é a proteção contra raios solares, mantendo uma pele saudável e intensificando a ação clareadora.

  • Creme Clareador de Colo e Mãos Natura Chronos

Reduz a aparência de manchas escurecidas, evita o surgimento de novas marcas e protege dos raios solares. É um produto de hidratação intensa que mantém as mãos macias e sedosas.

Como o próprio nome já diz, o produto também pode ser usado no colo e nos braços. Já que é direcionado para pele não sensível com alta exposição ao sol.

Para o rosto:

  • Sérum Clareador Complexo Vitamina C Payot

Possui eficiente ação clareadora e antioxidante, reduzindo manchas do rosto e evitando o aparecimento de novas. O produto foi pensado como um sérum para facilitar a absorção e a recepção da pele.

O legal sobre escolher esse sérum é a presença de colágeno em sua composição. Melhorando a sustentação das células do rosto e diminuindo a flacidez.

  • Clarite Ag+ Sérum Clareador Anti-idade – Dermage

Além de interferir na produção de melanina, clareando manchas da pele, esse sérum estimula a renovação celular. Promovendo um resultado mais ágil.

Ele também estimula a produção de colágeno, mantendo a pele mais firme e jovem.

  • Klassis Emulgel Clareador de Pele

Em textura de gel, o produto é ideal para clarear peles oleosas ou mistas. O produto possui outros inúmeros benefícios, como hidratação constante e proteção solar.

Aqui acontece um clareamento gradual da pele, um tratamento de baixa intensidade que preserva a saúde da célula. Os resultados são vistos após 30 dias de uso.

Para virilhas e axilas:

  • Klassis Specialle Sérum Clareador de Pele

Sua composição é livre de ácidos, então é indicado para peles e regiões sensíveis. Proporciona o clareamento de manchas, a uniformidade e a iluminação da pele.

Seu uso é recomendado somente associado à proteção solar.

Produto 100% orgânico feito através do extrato de algumas algas. Atua na inibição de produção de melanina, clareando as regiões da axila e virilha.

O destaque desse produto é seu excelente custo benefício, sendo acessível a todos os consumidores.

  • Despigel Creme Clareador de Axila e Virilha Dermare

Focado no escurecimento causado pela depilação, esse gel clareia e afina regiões hiperpigmentadas da axila e virilha. Também pode ser usado no rosto.

Seu uso é indicado somente para períodos noturnos, para não ocorrer exposição ao sol. Assim, evitando uma sensibilização da pele.

Extra: clareadores indicados para todas as regiões da pele:

Para quem deseja começar um tratamento de manchas em diversas regiões do corpo, separamos mais alguns produtos “neutros” que se adaptam onde forem aplicados.

A principal vantagem de optar por um desses clareadores é um melhor aproveitamento com um custo mais baixo, você estará fazendo vários tratamentos com um só produto. Já a principal desvantagem é que, por serem de uso geral, os resultados podem ser menos eficazes.

  • Gel Creme Clareador White Skin Valmari

Diminui a pigmentação de áreas escuras da pele sem promover descamação. Assim, a saúde da célula é totalmente preservada.

Trata-se de um tratamento contínuo que promove um clareamento gradual. Indicado principalmente para uso noturno.

  • Sérum Hibrido Ultra Clareador Valmari

Une ação clareadora e antioxidante, assim diminui manchas já existente e evita o surgimento de novas marcas. Esse produto é indicado tanto para usar no rosto quanto na virilha e axilas.

Esse produto é, preferencialmente, de uso noturno. Sendo indispensável o cuidado com a eminência de luz solar após a aplicação.

Através de uma ação antioxidante, auxilia na despigmentação de regiões mais escuras da pele. Assim, promove o desparecimento de manchas e marcas.

Além disso, estimula a regeneração de células mortas e hidrata. Promovendo uma pele macia e saudável.

Linhas Vegan e Cruelty-Free

Seguindo uma pegada ambientalista e empática, as linhas vegan (não utilizam substratos de origem animal) e cruelty-free (não realizam testes em animais) são extremamente futurísticas e prometem dominar o mercado.

Existem algumas marcas com essa vibe que já produzem inclusive clareadores de excelente qualidade. Veja alguns exemplos:

  • Óleo Vegetal Rosa Mosqueta, da Arte dos Aromas:

Age como clareador e rejuvenescedor da pele, também recomendado para tratamento antirrugas e contra estrias.

  • Sérum com Vitamina C, da La Vertuan:

Produto concentrado e de alta absorção, possui ação clareadora e antienvelhecimento.

  • Máscara Natural Facial Flor da Noite, da Cativa Natureza:

Como o nome já diz, esse é um produto de uso noturno que estimula a renovação de células da pele. Assim, diminui e clareia manchas.

Ao escolher um produto vegan e cruelty-free você estará ajudando o mundo!

Com todas as nossas dicas, esperamos que você se sinta mais segura e preparada para iniciar um tratamento clareador de manchas. Estude os produtos e procure aquele que se encaixa melhor com seu tipo de pele, sua rotina e seu orçamento.

Esperamos ter esclarecido algumas dúvidas sobre o assunto e ainda enfatizando que um tratamento contra manchas pode e deve ser alinhado com sua saúde e bem-estar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *