Lavando o cabelo: aprenda sobre as técnicas de “no poo” e “low poo” e seus benefícios!-Demosuco

Lavando o cabelo: aprenda sobre as técnicas de “no poo” e “low poo” e seus benefícios!

Se você costuma ficar por dentro de produtos de beleza, já deve ter se deparado com os nomes “no poo” e “low poo”.

Esses produtos tem se popularizado principalmente entre os amantes e adeptos de cabelos naturais, mas podem ser utilizados por qualquer tipo de cabelo. 

O nome no poo e low poo fazem parte de uma técnica de lavagem onde o objetivo é evitar o uso de sulfatos, petrolatos e silicones que podem ser prejudiciais ao seu cabelo, garantindo fios mais hidratados e saudáveis.

Como surgiu a técnica?

Essas técnicas surgiram quando uma cabeleireira inglesa (e cacheada) chamada Lorraine Massey percebeu que os shampoos comumente encontrados e utilizados na rotina de higiene capilar não faziam tão bem para os fios como prometia. 

Ela notou que em suas formulações os shampoos tinham sulfatos que são as substâncias até então utilizadas para promover a limpeza profunda nos fios também causava ressecamento e perda da oleosidade natural. 

Dessa forma, Lorraine Massey, criou os conceitos No Poo e Low Poo e lançou a marca exclusiva para cabelos cacheados Deva Curl conhecida mundialmente.

O que é “no poo”e “low poo” na prática?

Ambos termos vem do inglês e têm a palavra “poo” que significa “shampoo” em português. Na primeira técnica, temos o  “No” que quer dizer “não” e na segunda temos “low” quer dizer “pouco”. Ou seja, a tradução literal seria “sem shampoo” e “pouco shampoo“. 

Na prática, isso significa higienizadores com baixa quantidade de detergente ou optar por não utilizar o shampoo.

Como funciona a técnica low poo?

Nessa técnica, você higieniza o cabelo com shampoos que contém substâncias que substituem sulfato em sua formulação para garantir a limpeza e evitar os efeitos colaterais causados por ele. 

Também é recomendado suspender o uso de cremes que contenham parafina, óleo mineral e vaselina em sua composição porque por serem petrolatos (derivados do petróleo) você só consegue retirar essas substâncias do cabelo utilizando o sulfato.

Essa técnica também recomenda o uso do “co-wash”. Esse termo vem do inglês “conditioner washing” que significa “lavagem condicionante”, que é quando você não utiliza o higienizador antes do condicionador.

Ou seja, você lava seu cabelo apenas com o condicionador (sem petrolatos), principalmente se seu cabelo for mais ressecado.  

Como funciona a técnica no poo?

Nessa técnica, você deixa de utilizar shampoos puros na sua rotina de higiene capilar. No lugar dele,você passa a optar por produtos que contenham higienizadores que substituam a função do shampoo nas suas lavagens. 

Os principais agentes limpantes nos produtos utilizadas para o método No Poo é chamado coco-amidopropil Betaína, bicarbonato de sódio e limão. 

  • Vale lembrar que nessa técnica não se utiliza silicones.

Você também pode utilizar um condicionador que contém em sua composição uma pequena proporção de agente limpante para garantir a limpeza dos fios. Esse é o condicionador ideal para a técnica “co-wash” citada acima.

Como colocar essas técnicas em prática na minha rotina?

Para praticar essas técnicas, é altamente recomendado que você aprenda a ter o hábito de ler rótulos e as composições dos produtos antes de comprá-los. Para lhe ajudar, a e-Cycle disponibilizou uma lista com relação de todos os compostos relevantes que você pode encontrar clicando aqui

  • Na fase inicial do No poo e do Low Poo, seu cabelo irá passar por um período de adaptação. Mas não desista, pois essa fase é temporária e os benefícios que essa escolha trarão para as suas madeixas valem muito a pena!

Produtos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *