Como escolher o shampoo ideal para cuidar dos cabelos-Demosuco

Como escolher o shampoo ideal para cuidar dos cabelos

Antes de comprar um shampoo, você precisa saber quais são as necessidades do seu cabelo, se seus fios estão oleosos, pesados ou ressecados, pois é dessa forma que você irá conseguir escolher o tratamento adequado para o que seu cabelo precisa.

Todo cabelo é diferente, cada um tem as suas características específicas e é por isso que os cuidados necessários para o cabelo da sua amiga podem ser diferentes dos cuidados que o seu cabelo precisa.

Um exemplo que faz com que isso fique claro de entender, é quando se compara os cabelos lisos com os cabelos cacheados. Nas próprias embalagens dos produtos de higiene vem a recomendação lisa ou cacheada. 

Por conta disso, para acertar na hora de escolher o shampoo para inserir na sua rotina de higiene capilar, entender as necessidades do seu fio irá impactar diretamente no seu resultado. 

Qual é o certo: shampoo ou xampu?

Você já deve ter se deparado com esses dois termos por aí. Ambas significam a mesma coisa mas estão em idiomas diferentes, sendo que shampoo é o termo em inglês e xampu em português.

Como a palavra “shampoo” se popularizou no Brasil, a versão em português acabou se tornando obsoleta e a maioria dos produtos e pessoas preferem chamar de “shampoo”.

Pra que serve o shampoo?

Isso é muito importante de entender porque como você vai inserir um item na sua rotina sem saber sua finalidade?

O shampoo é mais conhecido por exercer a função de limpeza capilar, mas não se resume apenas isso, pois existem vários tipos de shampoos. 

O shampoo é utilizado principalmente para remover a sujeira do cabelo, como óleo e outros compostos e fatores que vão aglomerando nos fios durante o dia, ou cremes e géis que são utilizados para finalizar penteados e outros tratamentos. 

Qual a importância do shampoo?

Além de proporcionar limpeza, o shampoo é o primeiro passo para iniciar o tratamento das suas madeixas. É ele que prepara seu cabelo para receber o tratamento, abrindo as cutículas para que o tratamento penetre nos seus fios.

A escolha errada do shampoo, pode acabar trazendo resultados não satisfatórios para o seu cabelo, portanto, é recomendado investir um tempinho para escolher o tipo de shampoo ideal para seu cabelo!

Quais são os tipos de shampoo?

Iremos abordar os 3 principais tipos de shampoo que são os que você costuma encontrar nas farmácias, salões de beleza, perfumarias e lojas de cosméticos, são eles:

  • Shampoo transparente;
  • Shampoo perolado;
  • Shampoo leitoso; 
  • Shampoo anti-resíduo; 

É importante conhecer os tipos de shampoos para saber qual utilizar cada situação e cabelo. Ou seja, é importante ter mais de um tipo de shampoo, pois você irá escolher conforme a necessidade do seu fio.

Shampoo Transparente

São tipos de shampoos indicados para todos os tipos de cabelos, principalmente os oleosos.

Sua limpeza é mais profundas, mas não é tão agressivo quanto os shampoos anti-resíduos. O shampoo transparente prepara os fios para receber o tratamento auxiliando a abertura da cutícula.

Apesar de menos agressivo que os anti-resíduos, o shampoo transparente é recomendado utilizar apenas na raiz, principalmente por quem tem cabelos com as pontas mais secas.

Shampoo Perolado

Assim como os shampoos transparentes, os shampoos perolados também limpam as madeixas, mas tem uma ação mais suave do que os transparentes. É indicado principalmente para quem tem fios mais secos, normais ou mesmo com oleosidade moderada.

A sua textura é mais densa e pode conter propriedades mais hidratantes do que os demais, portanto, cabelos cacheados, crespos e também os que são submetidos a alisamentos ou tratamentos químicos que possam ressecar os fios, costumam se dar bem com esse tipo de produto.

Shampoo Leitoso

Pode ser considerado um shampoo de tratamento, pois é um higienizador mais hidrante dentre as opções dadas. É um produto mais denso, por isso é considerado um produto que auxilia na hidratação.

Por conta dessa propriedade mais hidratante, o ideal é usar primeiro um shampoo transparente ou perolado antes e depois lavar os fios com o shampoo leitoso, de forma a garantir a limpeza adequada e evitar ressecamento dos fios.

É importante ressaltar que esse tipo de proposta não é recomendada para quem tem cabelos oleosos, pois sua textura densa pode deixar os fios ainda mais pesados, evidenciando mais rapidamente a oleosidade e fazendo com que você tenha menos tempo entre uma lavagem e outra.

Shampoo Anti-resíduos 

Esse tipo de shampoo tem a função apenas de limpeza dos fios e do couro cabeludo. Ou seja, não é indicado para tratar seu cabelo pois promove uma limpeza mais forte e seu uso em excesso pode ser agressivo para o seu fio.

Em geral, os limpantes anti-resíduos tem um pH alcalino abre as cutículas do cabelo. Seu uso é recomendado a cada 15 dias ou antes de algum tratamento capilar mais intenso (já que ele abre as cutículas dos fios e prepara o cabelo para receber produtos nutritivos). 

  • Cabelos com progressiva podem ter os agentes alisantes dos alisamentos removidos, diminuindo o efeito liso do procedimento e cabelos com tintura e tonalizantes podem ter que retocar as madeixas em intervalos mais curtos.

Seja qual for a sua escolha, a lavagem interfere muito no aspecto do cabelo. Existem várias técnicas de lavagem, que você pode aprender mais sobre clicando aqui. Mas, antes de lavar suas madeixas, vale a pena entender seus fios para manter um cabelo sempre limpo, cheio de brilho e o movimento.

Produtos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *