Aprenda a escolher o melhor desodorante para você-Demosuco

Aprenda a escolher o melhor desodorante para você

O desodorante é um item indispensável na higiene pessoal de muitas pessoas. Principalmente para aquelas que suam muito e tem problema com mau cheiro, o desodorante deve estar sempre por perto.

Qual a diferença entre antitranspirante e desodorante?

Você já deve ter ouvido falar de ambos os termos, inclusive de maneiras associadas como “desodorante antitranspirante”. Mas qual é a diferença entre eles e o que significa na prática?

O desodorante é um produto que tem a função de remover o mau cheiro em determinadas partes do corpo. 

Isso acontece porque em sua formulação, o desodorante tem substâncias químicas capazes de mascarar o mau cheiro provocado pelas bactérias na pele devido ao contato delas com o suor.

O suor é produzido pelas glândulas sudoríparas da pele e o mau cheiro causado do atrito do suor com as bactérias é o famoso “cece” que muitos fazem caretas quando sentem por aí. 

Já o antitranspirante é um agente que consegue retardar a transpiração fazendo com que você produza menos suor. Dentre os componentes ativos dos antitranspirantes está o cloridrato de alumínio.

Essa substância pode causar irritação em algumas pessoas porque ao fechar as glândulas sudoríparas, ela pode causar obstrução dos poros e inflamação nessas glândulas. Por isso, se você apresentar alguma vermelhidão, suspensa o uso e consulte o seu dermatologista.

Para te explicar da maneira mais fácil possível, o desodorante está relacionado com o cheiro e o antitranspirante com a transpiração. Ou seja, um desodorante antitranspirante evita a transpiração e o mau cheiro ou perfuma com o odor que você escolher.

Como escolher o melhor desodorante para a minha pele?

A escolha do tipo de desodorante é pessoal: depende da preferência em relação as fragrâncias (se optar pelos perfumados), textura e pele.

Vamos citar os tipos de desodorantes mais comuns e suas texturas para lhe ajudar na escolha desse item de higiene pessoal que faz a diferença no nosso dia a dia.

Creme

Possui uma textura mais hidratante. Indicado para quem faz depilação das axilas com lâmina, pois ajuda a hidratar a pele. Também costuma ter formulações com componentes clareadores (sugestão para quem tem axilas escuras).

Roll-on

 É mais prático do que o desodorante em creme, devido a embalagem. Porém, por ter contato direto do aplicador com a pele, o risco de contaminação é maior. Indicado para peles secas ou sensíveis.

Spray

Evite utilizá-lo após a depilação com lâminas, pois devido a presença de álcool em algumas fórmulas, causa ardência e irritação na pele. 

Aerosol

É o desodorante que seca mais rápido porém de todos. É um gás líquido que ao pressionado libera o desodorante na pele. Porém, deve-se respeitar a distância segura entre o aplicador e axila pois como o jato é forte, pode causar queimaduras se aplicá-lo muito próximos à pele. 

Com ou sem perfume?

Como lhe contamos acima, a escolha por fragrância é uma opção muito pessoal. Existem diversas fragrâncias no mercado, porém, se sua pele é sensível, recomendamos que você evite utilizar produtos perfumados, pois podem causar irritações. 

Essas irritações podem ser causadas porque desodorantes com perfume podem alterar o pH da axila. Dessa forma, a proliferação fungos e bactérias pode ser favorecida e gerar mau cheiro.

Meu desodorante não funciona mais! O que fazer?

Lembra que te contamos que o mau cheiro é gerado pelo atrito das bactérias com o seu suor? Esses microorganismos podem criar uma certa resistência ao seu desodorante e o mau cheiro deixa de ser mascarado. 

Por isso, é recomendado que você tenha desodorantes diferentes e intercale o uso deles. Dessa forma, você evita que ele deixe de funcionar para você.

  • Lembre-se que o desodorante é de uso pessoal e intransferível! 

Você pode encontrar diversos tipos de desodorantes e antitranspirantes na nossa loja virtual.

Produtos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *