Condicionadores: tudo o que você precisa saber para fazer a melhor escolha para os seus cabelos-Demosuco

Condicionador: tudo o que você precisa saber para fazer a melhor escolha para os seus cabelos

Nosso cabelo fala muito sobre nós, sobre nossa personalidade e relação com ele. Assim como a gente corta e pinta nossos cabelos, também precisamos cuidar das nossas madeixas diariamente. Um produto muito importante em nossa rotina de cuidados, é o condicionador de cabelo. 

Mas afinal, o que é um condicionador?

O condicionador de cabelos é aquele produto que costumamos utilizar após a higienização com shampoo para equilibrar o pH dos fios e trazer de volta a selagem das cutículas do fio que se abrem com a lavagem. 

Dentre as funcionalidades do condicionador, ele pode ser utilizado para tratar e reter a água dos cabelos, devolver os nutrientes necessários, repor proteínas e várias outras substâncias que se perdem dos fios. 

Por que o condicionador é importante?

Esse produto consegue formar uma camada protetora na fibra capilar, por isso que sentimos o fio selar após a sua utilização. É essa selagem que ajuda a “prender” os nutrientes repostos com o condicionador dentro dos fios, auxiliando na manutenção da saúde dos cabelos. 

O brilho, movimento, flexibilidade, elasticidade e desembaraço dos fios após a lavagem é proporcionada pelo condicionador. Um cabelo bem selado tem menos frizz, menos opacidade e diminuição da aparência ressecada

Dentre as funções do condicionador, podemos citar:

  • hidratação prolongada;
  • maleabilidade capilar, ou seja, os fios conseguem ser desembaraçados sem serem quebrados pois evita a formação de nós;
  • protege os fios de agressões externas como vento, sol e poluição;
  • prepara o cabelo para uma escova e chapinha com resultado mais bonito.

Qual a melhor forma de usar o condicionador?

O condicionador é mais conhecido por ser utilizado depois de lavar o cabelo com shampoo. Como te explicamos neste post, o shampoo tem a função de limpar os fios e o couro cabeludo, mas alguns produtos contêm ingredientes a mais, com outras funções, embora a principal seja sempre higienizar.

Agora que você sabe para que serve o condicionador, é importante entender qual é a melhor forma de utilizá-lo para obter melhores resultados e melhorar a saúde das suas madeixas.

  • É indicado usar o condicionador e o shampoo da mesma linha, porque eles foram projetados para se complementar, ou seja, eles proporcionam melhores resultados quando utilizados juntos;
  • Quando você optar por utilizar alguma máscara de tratamento, o condicionador deve ser aplicado depois dela. Como te explicamos, após a lavagem com shampoo, as cutículas se abrem e é o momento ideal para que a máscara possa penetrar nos fios. O condicionador vem para garantir que esses nutrientes permaneçam no dentro do fio e promovam sua ação;
  • Para aplicar o condicionador, evite aplicado na raiz e aplique ao longo do comprimento dos cabelos e pontas. Na raiz, utilize o shampoo;
  • Verifique o tempo de ação na embalagem e deixe o condicionador agindo pelo tempo recomendado;
  • Lembre-se de enxaguar o condicionador por completo. Resíduos do produto no cabelo podem causar ressecamento do couro cabeludo ou irritação pelo contato prolongado com a pele, além de aparência de sujo;
  • Sempre que puder, opte pela água fria para lavar seus cabelos e seu corpo, pois ajuda a selar as cutículas e aumentar o brilho do cabelo, além de evitar ressecamento provocado pela temperatura da água.

Como escolher o melhor condicionador para o meu tipo de cabelo?

Agora que você já sabe como utilizar corretamente o condicionador, é importante entender o seu tipo de cabelo para conseguir fios mais sedosos, brilhantes e macios. Essa é uma escolha pessoal, pois vai depender do seu tipo de cabelo. Para facilitar essa escolha, você precisa entender os tipos de condicionadores que estão a sua disposição.

Tipos de condicionador

Existem 4 principais tipos de condicionadores:

  • hidratante;
  • antioxidante;
  • de limpeza;
  • específicos.

Condicionador hidratante 

Geralmente indicados para cabelos mais secos, pois tem como função devolver a oleosidade capilar e os nutrientes perdidos. 

Condicionador antioxidante 

Como o próprio nome já diz, o condicionador antioxidante evita a formação de radicais livres, que são  aquelas moléculas geradas por agentes externos como poluição, chapinha e secador. Os radicais livres podem reagir com outras moléculas inertes no fio e causar danos ao cabelo. 

Condicionador de limpeza

São aqueles produtos que limpam e hidratam o fio ao mesmo tempo. Neste post, explicamos sobre a técnica de co-wash, que é utilizar apenas o condicionador na lavagem dos seus fios. É uma forma de evitar o ressecamento provocado pelo shampoo. 

Condicionador específicos 

Os condicionadores específicos são aqueles produtos indicados ou receitados por dermatologistas para tratar alguma finalidade ou problema capilar. Um exemplo de condicionador específico é o anti-caspa, que auxiliam no tratamento da caspa ou aqueles condicionadores receitados para o tratamento de seborreia capilar.

Agora que você já sabe tudo sobre os condicionadores, nos conte nos comentários qual você irá escolher para o seu tipo de cabelo.

Lembre-se que esse é um passo importante para que você mantenha seus fios sempre brilhosos e hidratados.

Produtos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *