Como escolher o protetor solar ideal?-Demosuco

Como escolher o protetor solar ideal?

Muitas pessoas só se lembram dele no verão, quando estão à beira da praia ou da piscina, ou realizando qualquer atividade ao ar livre, mas ele é completamente indispensável no nosso dia-a-dia: o protetor solar!

O sol é essencial para nossa vida e nos traz inúmeros benefícios, como a produção de vitamina D, o bronzeamento da pele e até mesmo a sensação de bem-estar, tanto físico quanto mental.

Mas, por outro lado, também temos que tomar cuidado quanto à nossa exposição à radiação solar, o que pode causar envelhecimento precoce, melasmas e até mesmo câncer de pele.

Assim, para nos proteger dos perigos e conseguirmos desfrutar dos benefícios do sol, devemos usar e abusar do nosso querido protetor solar.

O que é FPS e qual é o melhor?

Um item importante que devemos levar em consideração na hora de escolher um protetor solar eficiente é o fator de proteção solar (FPS).

O FPS vai nos dizer em quantas vezes vai aumentar o tempo em que sua pele vai ficar protegida durante a exposição solar, sem causar vermelhidão (também chamada de eritema).

Por exemplo, se o tempo máximo que você consegue ficar exposto ao sol sem sua pele ficar vermelha é 5 minutos, utilizando um protetor solar com FPS 10 você conseguirá ficar por 50 minutos sob o sol sem ter queimaduras (ou seja, 5X10=50).

Assim, quanto maior o FPS, maior é a proteção contra a radiação. Pessoas de pele mais claras possuem menos melanina, que é um pigmento natural que protege nossa pele contra os raios solares, então estão mais vulneráveis e exigem produtos com FPS mais alto.

Já as pessoas de pele mais escura não necessitam tanto de FPS altos, mas ficariam ainda mais protegidas.

Qual é a diferença entre UVA e UVB?

Existem dois tipos de radiações ultravioleta: UVA e UVB. A UVB é a que nos causa a vermelhidão e as queimaduras solares nos dias mais quentes, penetrando a pele mais superficialmente e estando mais intensa das 10h às 16h.

Já a UVA está presente diariamente, mesmo nos dias nublados, faça chuva ou faça sol, penetra nossa pele de forma mais profunda e é responsável pelas manchas, envelhecimento e câncer de pele.

Portanto, nada de deixar pra passar protetor apenas em dias quentes!
No mercado, existem produtos tanto apenas com proteção UVA quanto os de amplo espectro, que protegem contra UVA e UVB ao mesmo tempo.

Qual é a melhor textura?

Atualmente, no mercado, há 3 tipos principais de texturas:

1. Cremosa

O protetor solar cremoso é mais indicado para peles secas ou ressecadas, já que promove uma maior hidratação da pele, além da proteção contra a radiação.

2. Toque seco

O protetor solar toque seco é mais indicado para peles oleosas ou com acne, já que possui um efeito matte e deixa a pele mais sequinha após o uso.

3. Oil free (sem óleo)

Os protetores solares oil free não possuem óleo em sua composição, então também são mais indicados para peles com maior tendência à oleosidade.

Com cor ou sem cor?

O protetor solar com cor pode ser usado no lugar da maquiagem do dia-a-dia, já que ele forma uma cobertura uniforme sobre a pele, além de oferecer proteção, é claro!

Mas, além disso, enquanto os protetores solares sem cor protegem a pele apenas contra os raios solares, os protetores com cor também oferecem proteção contra radiações vindas de aparelhos eletrônicos e lâmpadas. Então você também pode usá-los estando dentro de casa!

Quando devo aplicar?

O protetor solar deve ser utilizado todos os dias, independentemente da estação do ano em que estamos, tanto em dias ensolarados quanto em dias nublados ou chuvosos.

Especialistas recomendam que o protetor seja aplicado entre 15 e 30 minutos antes da exposição à radiação e que seja reaplicado a cada duas horas durante o tempo em que a pele estiver exposta, ou até com mais frequência, caso você transpire muito ou entre no mar/piscina.

Agora que você já sabe escolher e utilizar o protetor solar ideal para sua pele, visite nossa loja virtual clicando aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *