Quais são os tipos de pincéis de maquiagem e como usá-los?-Demosuco

Quais são os tipos de pincel de maquiagem e como usá-los

Para as mulheres que praticam a auto maquiagem todos os dias, é um desafio diário. Encontrar formas para tornar esse processo mais rápido e prático é uma alternativa para quem quer fazer uma make linda em menos tempo. 

Para isso, as amantes de maquiagem investem em ferramentas para facilitar o seu dia a dia, como os pincéis de maquiagem. 

Sim, é possível fazer uma maquiagem com seus próprios dedos ou palma da mão. Mas, se você quer um resultado mais profissional, você precisa utilizar os pincéis de maquiagem na hora de fazer sua make.

Te contei que os pincéis são mais práticos, que facilitam seu dia a dia, que te proporcionam um resultado mais profissional. Mas afinal, para que serve cada tipo de pincel?

Quais são os tipos de pincel e as suas funções?

Existem vários e cada tipo de pincel tem um formato que auxilia em uma determinada parte da maquiagem. Separamos por etapa para te explicar melhor qual pincel utilizar em cada etapa. Vamos lá?

Pincel para base

  • Pincel Kabuki chanfrado: é um ótimo investimento, pois seu formato especial ajuda a alcançar os pontos mais difíceis do rosto. Assim, a base se espalha de forma suave e uniforme. 
  • Pincel Kabuki Reto: pode ser usado para aplicação de base, bb cream e primer. Proporciona um efeito aveludado a pele. 
  • Pincel língua de gato: pode ser usado para base e corretivo. É o tipo de pincel que merece uma atenção para obter um acabamento, para evitar que a pele fique marcada. 
  • Pincel para corretivo

  • Língua de gato médio: indicado para regiões maiores, como olheiras ou mais “expostas” como áreas acneicas. 
  • Língua de gato pequeno: possui cerdas compactas que alcançam áreas que o língua de gato médio não alcança.
  • Esponjas: pode ser usado para aplicar a base e o corretivo. Sua aplicação é feita dando “batidinhas” e é recomendado umedecer a esponja para obter um efeito mais natural. 
  • Pincel para pó compacto ou solto, blush e contorno

    No geral, são os pincéis mais gordinhos. Costumam ser conhecidos por esses nomes mesmo: pincel para contorno, blush ou pó compacto ou solto. O ideal é que sejam grandes e “gordinhos” porque ajuda a ter um resultado uniforme e espalha melhor a maquiagem.

    • Para contorno, em especial, recomendamos que opte por pincéis grandes, gordinhos e chanfrados para obter um resultado mais preciso e encontrar a região de contorno mais fácil.
    • Os pincéis chanfrados são aqueles que tem um corte diagonal, que são anatômicos ao rosto, por isso é mais fácil encontrar o ponto de aplicação no seu rosto

    Atenção: ao fazer a aplicação do pó, lembre-se de retirar o excesso de maquiagem. Para isso, temos uma dica para você: o famoso pincel vassourinha mas que também é conhecido como pincel leque.

    Pincel vassourinha ou pincel leque

    É muito importante para que você retire o excesso de maquiagem. Além disso, ele é utilizado para iluminar a sua pele porque ele te permite aplicar o produto sem exageros e de forma leve. Dessa forma, não tem como errar por excesso de make no acabamento final. 

    Conheça o Pincel Profissional Leque – Macrilan, contém um ótimo custo-benefício.

    Pincel para delinear

  • Pincel com o topo reto: seu formato garante precisão para aplicar sombra na parte de baixo da linha d’água.
  • Pincel chanfrado: ideal para aplicar delineador em gel e disfarçar falhas das sobrancelhas.
  • Pincel para sombra

  • Pincel achatado: recomendado para depositar a sombra nas pálpebra móvel de forma uniforme. 
  • Pincel oval: é perfeito para esfumar a sombras, é o sonho de consumo de qualquer maquiador. Também é excelente para criar efeitos na região do côncavo.
  • Pincel chanfrado: recomendado para aplicação de sombras com alta precisão. 
  • Pincel para lábios

    Utilizar o pincel para lábios na hora passar o batom, auxilia na precisão para o contorno dos lábios. Além disso, ajuda na durabilidade do batom nos seus lábios. 

    Agora que você já conhece os tipos de pincéis de maquiagem, suas funções e em qual etapa utilizar, é importante entender também saber sobre os materiais e tipos de cerdas de pincéis para que você encontre o melhor tipo para você.

    Pincéis de cerdas naturais ou sintéticas?

    Os pincéis de cerdas naturais são aqueles que têm origem animal. Geralmente são feitos com pelos de cavalos, cabras, pôneis, entre outros. Por conta disso, costumam ser pincéis mais caros do que os sintéticos.

    Por serem naturais, pincéis de fios naturais são mais macios e maleáveis. No entanto, sua durabilidade pode ser menor do que a dos sintéticos pois absorvem mais produto. 

    Se você é um defensor da causa animal, deve estar se perguntando sobre a extração desses pêlos. Esse é um assunto polêmico pois existem é preciso verificar a empresa da qual você está comprando não está envolvida em maus tratos aos animais.

    Quanto aos pincéis de cerdas sintéticas, estes são feitos de materiais sintéticos, como o nylon ou tablon. Sua durabilidade costuma ser maior por não absorver tanto os produtos de maquiagem e por conta disso, são mais fáceis de limpar.

    Em relação ao custo-benefício entre os pincéis de cerdas naturais ou sintéticas, é melhor optar por pincéis sintéticos devido a sua durabilidade, preço, facilidade de limpeza e não envolve o abuso dos animais com a extração de pêlos.

    Agora você já sabe conhece quais são os principais pincéis para maquiagem, em qual parte utilizá-los e os materiais que existem no mercado.

    Lembre-se sempre de optar pelo pincel que te deixa mais confortável para o seu tipo de uso e de maquiagem.

    Não se esqueça das dicas de duplo uso que deixamos para você, assim você consegue resultados incríveis gastando pouco. 

    Nos conte aqui nos comentários quais pincéis você já conhecia ou faziam parte do seu dia a dia. Se você decidiu seguir as nossas dicas, nos conte também!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *