Base: conheça os tipos e saiba como escolher a ideal para sua pele-Demosuco

Base: conheça os tipos e saiba como escolher a ideal para sua pele

Não tem como fazer parte do mundo das maquiagens e nunca ter ouvido falar em base. A base é o início da maquiagem, é ela que garante uma pele bonita e a prepara para receber os próximos passos. 

Além de saber que a base é fundamental na sua maquiagem, você também precisa saber escolher a melhor base para você. Existem diversos tipos, formatos, cores e texturas no mercado, por isso, é importante separar um momento para fazer sua escolha.

Como cada tipo de base te oferece um resultado diferente, vamos te ajudar a entender quais são esses tipos para que você faça o melhor investimento.

Mas afinal, para que serve a base?

Você já ouviu muito falar de base, mas você sabe para que serve? A função da base na maquiagem é uniformizar a sua pele, prepará-la para absorver e aderir melhor os produtos que virão nos passos seguintes.

Além disso, a base te ajuda a uniformizar e disfarçar pequenas imperfeições que possam ter na sua pele, como manchas, espinhas e cravinhos.

A base também te ajuda a ter uma aparência mais aveludada na pele, dando a sensação de bem cuidada, o que faz toda a diferença no resultado da sua make.

Quais são os tipos de base?

Antes de comprar uma base, você precisa saber quais são as opções que você tem. Como te contamos, existem diversos tipos, texturas e acabamentos a sua disposição. Escolher o que mais tem haver como resultado que você espera é a melhor forma de não fazer a escolha errada.

Os principais tipos de base são: base líquida, cremosa ou em bastão e compacta. Vamos conhecer cada uma delas?

1. Base líquida

A base líquida é a base que te traz o resultado mais natural. Além disso, é a que espalha mais fácil por ter uma textura que geralmente adere bem à pele. Se você souber passar da forma correta, é o tipo de base que não irá se acumular, ajudará a disfarçar seus poros e/ou linhas de expressão.

Essa base tem um acabamento mais leve, mas dependendo da base, você pode ir construindo camadas com ela. Ou seja, você pode ter uma cobertura leve, média ou alta. É uma base coringa porque você consegue adaptar o resultado para qualquer ocasião.

2. Base cremosa ou em bastão

A base cremosa ou em bastão te proporciona um acabamento diferente da base líquida. O acabamento desse tipo de base é mais pesado, por possuir uma textura mais espessa. Por conta disso, essa textura mais densa faz com que seja mais difícil de espalhar na pele.

Mas apesar disso, você consegue uma cobertura mais eficiente. A cobertura desse tipo de base é mais da média para alta e por conta disso, você consegue cobrir mais imperfeições com menos camadas.

A nossa recomendação é que para facilitar na hora de passar essa base no seu rosto, você utilize alguma esponjinha ou pincel para base. Dessa forma, você consegue um resultado mais uniforme.

3. Base compacta

A base compacta é a base que traz um resultado mais natural dentre as opções que te demos acima. Ela traz um acabamento mais leve, então traz aquele glow mais natural.

Na embalagem, ela lembra a aparência do pó compacto, mas lembre-se que são diferentes. 

Esse é o tipo de base para levar na bolsa, pois, seu formato permite uma aplicação mais simples, rápida e fácil.

Como escolher a base ideal para mim?

Para conseguir extrair o melhor resultado da base, você precisa saber de algumas coisinhas. Trouxemos algumas dicas para te ajudar nessa escolha.

Saiba qual é o seu tipo de pele

    Antes de comprar uma base, você precisa saber qual é o seu tipo de pele. Esse passo é importante porque se você souber se sua pele é seca, normal, oleosa ou mistura, você consegue escolher a base ideal para o seu tipo de pele.

    Neste post aqui, te explicamos os tipos de pele. Recomendamos que você dê uma olhadinha para entender melhor sobre o tema e descobrir o seu tipo de pele.

    Mas qual é a base ideal para o meu tipo de pele?

    Agora que você já sabe qual é o seu tipo de pele, vamos te falar qual é a melhor base para você.

    Para peles secas: a sugestão é investir em bases com texturas mais líquidas e com hidratantes na sua formulação. Além disso, procure por bases que deixem sua pele iluminada, dessa forma, fica com a aparência de mais hidratada.

    Para peles oleosas: para esse tipo de pele, é recomendado optar por bases oil-free, porque esse tipo de formulação te proporciona uma base que adere melhor ao seu tipo de pele. 

    Escolha o tom de base mais parecido com a sua cor de pele

      É essencial que você teste a cor da base antes de comprá-la porque é dessa forma que você garante que é o tom de base certo para a sua pele. Se você escolher a cor errada, isso pode fazer com que o resultado da sua make não fique tão legal. Por isso, não pule essa etapa!

      Para fazer o teste da cor da base, o truque é testar o produto no dorso da mão ou na altura do maxilar. Essas duas regiões do seu corpo são as que tem a cor mais próxima do tom de pele do seu rosto. 

      Outra dica que é ajuda muito na hora de escolher o tom certo, é procurar por uma linha maquiagem que te ofereça uma grande variedade de tons. 

      Se você não encontrar o tom compatível com a sua pele, você pode misturar duas cores para chegar na cor certa. Por isso, é importante que você teste e encontre qual funciona mais pra você!

      Prepare a sua pele para receber a maquiagem

        Se você é nossa leitora, a importância de preparar a pele para receber a maquiagem não é novidade para você. 

        É essencial que antes de começar a sua maquiagem, você limpe e hidrate a sua pele. Por isso, é tão recomendado uma rotina de skincare porque independente do seu tipo de pele, uma pele bem cuidada faz total diferença no resultado da sua make.

        Aplique a base da forma correta

          Como te explicamos, existem vários tipos de base e portanto, também existem diversas formas para aplicá-la. As formas mais fáceis e com melhor resultado para aplicação deste produto, é utilizar pincéis de maquiagem ou esponjas de maquiagem. Neste post, te explicamos tudo sobre o mundo dos pincéis, os tipos e pra que serve cada um.

          A dica é que para bases líquidas, você opte pelos pincéis de maquiagem. Já para as bases cremosas ou em bastão e bases compactas, você conte com a ajuda das esponjinhas de maquiagem. 

          Não se esqueça de selar a base antes de sair!

            O segredo para aumentar a durabilidade e garantir uma pele impecável é selar a base. Para isso, você pode utilizar um pó compacto, aplicando principalmente nas regiões mais oleosas do seu rosto que é onde a make sai mais rápido.

            Para selar a sua pele, você também pode contar com a ajuda dos pincéis para maquiagem ou da esponjinha. Também recomendamos que você opte por pó translúcido, mas você pode escolher um pó compacto do seu tom de pele também.

            Optar por um pó translúcido te ajuda a diminuir a transferência de pó caso você encoste em algum lugar. É muito chato quando isso acontece, né?

            E ai? Gostou das nossas dicas? Nos conte nos comentários qual é o tipo de base que você irá investir!

            Deixe uma resposta

            O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *