Batom: conheça os tipos e saiba como passar-Demosuco

Batom: conheça os tipos e saiba como passar

Quando pensamos em maquiagem, um dos primeiros itens que vem à nossa cabeça é o batom. E é incrível a capacidade que ele possui de aumentar nossa autoestima, não é mesmo? Seja um vermelho chamativo ou um simples “cor-de-boca”, o batom está sempre presente na nossa necessaire.

A palavra batom vem do francês batôn e significa bastão, o formato mais conhecido do produto. Mas além desse tipo de batom, existem inúmeros outros, com diversos formatos e texturas, além das cores, é claro.

Por que usar batom?

As vantagens do batom são inúmeras!

Além de dar um up na autoestima de quem usa quase que instantaneamente, o batom também ajuda a cuidar e proteger nossos lábios.

Hoje em dia é fácil encontrar batons que possuem vitamina E, ceramidas e outros compostos que contribuem para a hidratação da região.

Além disso, muitos ainda possuem FPS (mais sobre FPS no post sobre protetores solares), o que previne de queimaduras e irritações nos lábios causadas pelo sol.

E para saber como escolher o batom ideal para você, confira abaixo os principais tipos disponíveis no mercado:

Tipos de batom:

1. Batom em bastão

    O batom em bastão é o formato mais tradicional e conhecido, também chamado de batom em bala. Esse tipo de batom não exige muita técnica e nem outros acessórios para a aplicação. A cor e a cobertura podem variar de acordo com a pressão aplicada na hora de passar o batom.

    2. Batom líquido

    O batom líquido tem ficado bastante popular nos últimos anos e é de fácil aplicação, porém é importante esperar o produto secar para garantir a cor desejada e a fixação ideal do batom nos lábios.

    3. Lápis labial

    O formato de lápis permite a esse tipo de batom uma aplicação mais precisa. É mais utilizado para contornar os lábios, mas também pode ser aplicados para preencher toda a boca e, desta forma, garante uma maior duração.

    4. Batom matte

    O batom matte possui no acabamento um efeito opaco e costuma ter bastante pigmentação. É um dos queridinhos no Brasil e costuma aguentar um bom tempo sem precisar fazer retoque, além de não borrar com tanta facilidade.

    5. Batom cremoso/hidratante

    O batom cremoso é o tipo mais comum. Ele dá aos lábios uma sensação de hidratação e desliza facilmente pela boca, facilitando a aplicação. Porém, não é tão indicado em dias muito quentes, já que pode derreter com o calor.

    6. Batom cintilante

    O batom cintilante possui bastante brilho e glitter. É mais utilizado naquela make feita pra causar impacto!

    7. Batom acetinado/metálico

    O batom acetinado é o meio termo entre o matte e o hidratante, não é nem tão seco nem tão cremoso, e dá uma sensação confortável aos lábios.

    8. Gloss

    O gloss, ou brilho labial, é o tipo de batom ideal para quem quer um efeito bem molhado nos lábios. Em geral, não são tão pigmentados, já que o brilho fala por si só.

    9. Lip Tint

    O Lip Tint é o mais novo queridinho dos batons e funciona como uma tintura para os lábios. Ele não forma uma camada espessa como os batons tradicionais. Transfere pouca cor para a boca e, por conta disso, cria um aspecto bem natural e pode ser usado em todas as ocasiões.

    Como passar batom?

    O modo como se aplica o batom depende muito do formato dos lábios, pois ele é utilizado para realçá-lo.

    batom-conheca-os-tipos-e-saiba-como-passar-demosuco

    Uma boa dica para evitar que os lábios fiquem borrados é preencher primeiro o contorno da boca, o que pode ser feito com o auxílio de um lápis labial. O restante da boca pode ser preenchido com o lápis ou com um batom de outro formato com a mesma cor.

    Agora que você já sabe tudo sobre os tipos de batom e dicas de como aplicá-lo, não deixe de acompanhar nossa loja virtual para não perder as novidades!

      Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *