Manual do corretivo: tudo sobre como escolher o ideal para você-Demosuco

Manual do corretivo: tudo sobre como escolher o ideal para você

Um dos produtos presentes no kit básico de qualquer pessoa que usa maquiagem é o corretivo. Mas você sabe para que serve o corretivo e quais são os benefícios que esse produto pode trazer para a sua make? 

No universo da maquiagem existem diversos tipos de produtos e no caso dos corretivos não é diferente. Vamos conhecer os tipos de corretivos? Assim, nós podemos escolher juntas qual irá funcionar melhor para você.

Para que serve o corretivo na maquiagem?

Os corretivos são tão importantes que muitas paletas de sombra já vem pensadas com um tom de corretivo. Esse produto de beleza tem diversas funções como:

  • disfarçar imperfeições, como espinhas, acnes e manchas;
  • uniformizar o tom da sua pele;
  • iluminar o rosto através do efeito luz;
  • fazer contorno através do efeito sombra.

Quais são os tipos de corretivo?

Agora que você sabe pra que serve o corretivo, você precisa saber quais tipos existem para utilizá-lo da melhor forma. Assim como outros produtos de maquiagem, existem vários tipos de corretivo. Dependendo da sua necessidade, você precisa de um tipo de corretivo.

Não se preocupe, vamos te explicar direitinho como usar e qual usar para cada funcionalidade! Todos te entregam resultados incríveis e o que mais difere entre eles é o seu formato e opções de cor. Hoje, vamos te falar sobre os 4 principais tipos de corretivo:

  • Corretivo cremoso (lápis ou bastão)
  • Corretivo líquido
  • Corretivo colorido

Corretivo cremoso (bastão ou lápis)

Esse tipo de corretivo apresenta uma textura mais firme e densa. É perfeito para peles mistas ou secas pois consegue aderir melhor na pele. Costuma ser indicado para ocasiões que pedem uma make mais trabalhada, pois possui uma cobertura maior do que os outros tipos.

Pode ser encontrado em dois formatos principais: em bastão ou lápis. Devido a esse tipo de formato, o corretivo cremoso se torna muito mais prático para utilizar e levar para qualquer lugar. Mas, por possuir alta cobertura, precisa de atenção se a sua intenção é uma maquiagem mais leve. 

Corretivo líquido

Os corretivos líquidos são muito indicados para quem possui linhas de expressão pois conseguem disfarçá-las sem marcar. Além disso, não craquelam e devido a sua consistência, conseguem entregar uma boa espalhabilidade.

Podem ser encontrados em forma de bisnagas, embalagem com aplicador ou pumps. Esse tipo de corretivo é o preferido da maioria das mulheres pois pode entregar desde um efeito mais natural até um efeito mais pesado.

O corretivo líquido pode ser de cobertura leve, média ou alta. Portanto, é bacana dar uma olhada na embalagem para ver qual tipo você prefere. 

É indicado para todos os tipos de pele. Se você tem a pele oleosa, a dica é procurar por corretivos líquidos oil free (sem óleo).

Corretivo colorido

Existem diversas opções de cores de corretivos e entre elas estão os corretivos coloridos. Esse tipo de corretivo é indicado principalmente para neutralizar olheiras ou manchas mais difíceis de disfarçar. Essa é a carta da manga de muitos maquiadores profissionais!

Existem 4 tipos principais de corretivos coloridos e cada cor neutraliza um tom específico:

  • Amarelo: utilizado para olheiras e manchas mais roxas ou até hematomas;
  • Lilás: te ajuda a disfarçar aquelas espinhas mais inflamadas e inchadas
  • Verde: mais indicado para acnes ou espinhas, vasos ou cicatrizes que tenham um tom mais avermelhado ou rosa;
  • Vermelho: ajuda a cobrir manchas mais claras do que o seu tom de pele. Por isso, se você tem vitiligo, pode ser um aliado pra você.

Como escolher o tom ideal para a minha pele?

Se você deseja um corretivo com tom de pele, sem ser os coloridos, você precisa definir qual é o efeito que você deseja obter. 

Se seu objetivo é uma pele mais iluminada, opte por corretivos com tons um pouquinho mais claros do que o seu tom de pele. Aplique nas áreas que você deseja destacar.

Agora, se você deseja ter um efeito mais de contorno e disfarçar algumas regiões (fazer aquele efeito sombra, sabe?), você deve optar por tons um pouquinho mais escuros do que o seu tom de pele.

O efeito sombra junto com o efeito de iluminação é a combinação perfeita porque te ajuda a obter uma maior harmonia no seu rosto, pode reduzir bochechas, nariz, testa, lábios de forma que te favoreça e te deixe linda!

Corretivo hidratante ou corretivo matte?

Sempre que comentamos sobre algum produto de beleza, nós te orientamos sobre como é importante entender o seu tipo de pele antes de adquirir um produto. 

Quando você for escolher o seu corretivo, é importante saber se sua pele tem uma tendência mais para oleosa ou seca. 

Se sua pele for mais seca, é indicado optar por corretivos com textura mais hidratante e oleosa e o tipo de corretivo mais adequado é o líquido. Isso porque esse tipo de corretivo te ajuda a proporcionar uma hidratação para região onde for aplicado, principalmente na região dos olhos onde costumam ter marcas de expressão mais aparentes.

Se sua pele for mais oleosa, você pode utilizar o corretivo líquido oil free (sem óleo) ou os corretivos de textura mais cremosa. Principalmente os corretivos em bastão ou lápis, são mais consistentes e conseguem se manter intactos por mais tempo.

Como aplicar o corretivo?

Existem diversas formas de aplicar esse produto de maquiagem. Você pode aplicá-lo utilizando os dedos e fazendo batidinhas leves, utilizar pincéis de maquiagem ou esponjinhas. 

A aplicação com os dedos é mais prática, enquanto que com os pincéis para maquiagem te proporcionam um efeito mais profissional. Já a esponjinha, é a maneira de deixar a sua make com um resultado mais natural.

Para de auxiliar a aplicar o corretivo, fizemos um passo a passo de como utilizá-lo:

  1. Faça sua rotina de limpeza facial e passe um creme hidratante no rosto;
  2. Passe o primer;
  3. Aplique a sua base de preferência;
  4. Escolha o corretivo que irá utilizar:
– Se for corretivo colorido, aplique nos lugares próprios;
– Em seguida, aplique o corretivo de cor de pele escolhido (para alcançar o efeito sombra, passe primeiro o corretivo mais escuro e em seguida o corretivo mais claro).

          5. Sele a maquiagem com um pó compacto de sua preferência; 
          6. Arrase!

    Dicas extras: teste o corretivo na sua pele antes de comprar, porque as vezes o tom da embalagem pode ser diferente do tom que fica na sua pele

    E aí, gostou de saber mais sobre os corretivos? Você já aplicava tudo direitinho? Se ainda tiver alguma dúvida sobre corretivo, deixe nos comentários!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *