Manual do bronzer: tudo o que você precisa saber para arrasar na sua make-Demosuco

Manual do bronzer: tudo o que você precisa saber para arrasar na sua make

Sabe aquele bronzer perfeito que toda mulher brasileira ama? Você sabia que pode conseguir esse efeito iluminado, bronzeado e cheio de elegância e glamour sem correr o risco de sofrer com envelhecimento precoce, rugas, manchas e insolação?

Sabemos que a maquiagem pode ser a melhor amiga de toda mulher e ela pode nos ajudar a conquistar esse efeito.

Assim como a base, corretivo, pó compacto, o blush e até mesmo os produtos de make mais clássicos, o bronzer precisa de um cuidado na hora da escolha.

Por ser um produto que o efeito é dado pela cor, você precisa escolher o produto que mais se adapta ao seu tom de pele.

Muitas mulheres tem medo do bronzer justamente por isso, por não usarem a cor ideal para sua tonalidade e acabar ficando com o rosto laranja e acabar com um resultado muito diferente do esperado.

Se esse for o seu caso, calma! Estamos aqui para te ajudar a saber tudo sobre esse produtinho de beleza incrível. Segue nossas dicas que você nunca mais irá errar! Vem com a gente que vamos te explicar tudinho!

Que tal começarmos do começo?

O que é o bronzer?

O bronzer é um produto de maquiagem muito utilizado para dar um tom mais bronzeado a sua pele (por isso, o nome bronzer!). Ele pode ser utilizado tanto para dar esse aspecto mais glamouroso a sua pele quanto para contornar.

Ou seja, você pode usar para obter um efeito mais iluminado mas também pode usar para acentuar e valorizar o formato do seu rosto. Apesar de poder ser usado para essas duas funções, você precisará de produtos diferentes.

Isso porque para conseguir o efeito iluminado, o bronzer precisa ter partículas de brilho que são os responsáveis por trazer esse efeito bronzeado e iluminado.

Já para contornar, o bronzer precisa ser mais opaco e essas partículas de brilho deixam de estar presentes porque neste caso, precisamos de um produto de cor mais opaca para conseguir profundidade.

Apesar de poder ser usado para contornar, não recomendamos que você use para essa finalidade. Isso porque o ideal é fazer contorno com pó para contorno pois ele esfuma mais fácil e te ajuda a chegar em um resultado melhor.

Como encontrar a cor de bronzer para o meu tom de pele?

Antes de te explicar como aplicar o bronzer, você precisa escolher o tom ideal para a sua cor de pele.

A dica é escolher um tom que seja um ou dois tons abaixo do seu tom de pele porque a intenção é bronzear a sua pele de forma muito leve, sem pesar, para que a gente chegue em um tom natural, ok? É essa a ideia.

Para peles mais claras

Mulheres que tem o tom de pele mais clarinho, costumam ter muito medo de arriscar no bronzer com medo de pesar. A dica é usar um bronzer com a cor mais bege ou que tenha um fundo mais puxado para o rosa.

Se ainda assim você estiver com medo e achar que apostar direto no bronzer é um pouco ousado, a gente te sugere que use um iluminador com um fundo mais puxado para bronze. Assim, você pode ir se acostumando com o efeito e entendendo como funciona para você.

Para peles mais escuras

Se você é morena, provavelmente o bronzer já faz parte do seu kit básico de maquiagem. Para esse tom de pele, é mais fácil escolher o tom certo de bronzer e conseguir o efeito glamoroso.

Se sua pele for mais morena, recomendamos o um tom mais dourado. Se você quiser aquele efeito “acabei de sair da praia”, invista nos produtos com tons mais brilhosos e acrescente o iluminador. Você vai ficar linda!

Se sua pele tiver um tom mais escurinho, recomendamos um bronzer com um fundo mais marrom dourado ou avermelhado, para que você obter um efeito bem glamouroso. Também recomendamos que você aposte no iluminador, vai ficar um arraso!

É muito importante que, independente do seu tom de pele, você teste o tom do bronzer antes de comprá-lo. Você pode fazer o teste no dorso na sua mão pois essa região costuma ter um tom próximo da cor da pele do seu rosto.

Preciso te lembrar que é através desse teste que você garante que irá escolher a melhor cor para você.

Como aplicar o bronzer no meu rosto corretamente?

Agora que você já sabe como escolher o tom para o seu tom de pele, eu posso te ajudar a aplicá-lo corretamente.

Antes de começar toda maquiagem, você deve preparar a sua pele. Limpe, tonifique e hidrate. Lembre-se de passar o protetor solar, caso a maquiagem for diurna.

Manual do bronzer: tudo o que você precisa saber para arrasar na sua make-demosuco

Após passar o primer, base e corretivo, você irá aplicar o bronzer. Para isso, você precisa de um pincel de maquiagem adequado para esse passo. Nós recomendamos que esse pincel seja macio e arredondado, de preferência aqueles bem gordinhos e grandes, que também pode ser usados para aplicar o blush e o pó de contorno.

Esse tipo de pincel é o recomendado pois seu formato vai te ajudar a espalhar melhor o produto, sem deixar que ele acumule e fique com um acabamento marcado.

Te contamos que você pode usar o bronzer para iluminar e para contornar o seu rosto. Nós vamos te explicar como aplicar esse produtinho das duas formas.

Para iluminar

Para conseguir aquele efeito bronzeado, você deve aplicar o bronzer naquelas áreas que costumam dourar quando você se expõe no sol. Geralmente, essas áreas são as maçãs do rosto, parte de cima do nariz, o queixo e no centro da testa.

Como queremos lembrar esse efeito bronzeado, devemos aplicar o bronzer nestas áreas mas de uma forma muito leve para não ficar exagerado. Para ficar bem natural, vá construindo camadas, ou seja, aplique aos poucos e se achar necessário, você pode ir passando mais.

O pincel vai te ajudar a espalhar o bronze e obter esse efeito natural sem deixar marcado. Se quiser tirar o excesso de produto, caso seja necessário, você também pode pedir ajuda para o nosso pincel leque que você pode encontrar aqui.

Para contornar

O contorno é um pouquinho mais complicado de fazer do que o efeito bronzer. Isso acontece porque as regiões onde se deve passar o produto variam muito conforme o seu tipo de rosto.

Para ter um resultado legal, o contorno precisa ser bem leve e suave, sem marcações e exageros. A recomendação para esse caso é usar um brozer sem brilho, com um efeito mais opaco e uns dois tons mais escuros do que o seu tom de pele natural.

No geral, temos cinco áreas onde costumamos passar o pó para contorno facial:

  • Na testa: rente aos fios de cabelo;
  • No nariz: nas laterais e na parte inferior da pontinha para afinar;
  • Abaixo das maçãs do rosto: aplicando em diagonal para alongar o rosto, um pouco acima daquele ossinho do maxilar;
  • Na linha do maxilar: para disfarçar e afinar o pescoço;
  • Nas laterais do rosto: para afinar e alongar o seu rosto.

Quais são os tipos de bronzer?

Assim como outros produtos de maquiagem, existem vários tipos de texturas para o bronzer. A sua escolha deve depender do seu tipo de pele, você pode escolher uma fórmula bronzeadora mais adequada para você.

Manual do bronzer: tudo o que você precisa saber para arrasar na sua make-demosuco

Se sua pele for mais oleosa, a sugestão é que você prefira essas fórmulas mais secas. Mas, se sua pele for mais seca, a sugestão é optar por texturas mais líquidas ou que te proporcionem um pouquinho de hidratação.

Vamos conhecer os principais tipos de bronzer e qual é a forma correta de aplicar cada uma das versões citadas?

  • Em pó;
  • Em creme;
  • Líquido.

Bronzer em pó

Esse tipo de bronzeador é o clássico. Costuma se adequar a maioria dos tipos de pele, mas especialmente se a sua pele for mais oleosa, a gente recomenda fortemente essa versão.

Esse tipo de bronzer deve ser aplicado com um pincel de maquiagem gordinho (é aquele que também pode ser usado para pó compacto e blush).

Aplique com movimentos circulares e lembre sempre de retirar o excesso de pó no pincel de maquiagem antes de aplicá-lo. Se você não retirar o excesso, o efeito pode ficar muito pesado e trazer um resultado artificial para sua make. Por isso, lá construindo por etapas e se sentir necessidade, você aplica mais uma camada, ta bom?

Bronzer em creme

Os bronzeadores em creme é mais sutil e delicado. Esse tipo de textura é mais indicado para quem tem a pele mais seca.

Você pode usar os seus dedos, pincel de maquiagem ou esponjinha de maquiagem para aplicar essa textura de bronzer. Se você aplicar com o pincel ou esponjinha, a maquiagem tende a durar mais tempo e ter um acabamento mais uniforme e profissional.

Bronzer líquido

Os bronzeadores líquidos são costumam lembrar os bronzeadores em creme, mas eles são diferentes. O bronzer na forma líquida tem uma consistência mais fina e fluida enquanto que a versão em creme é mais densa.

Se você optar por essa versão, você pode aplicá-lo da mesma forma que o bronzer em creme é aplicado: utilizando os seus dedos, o pincel de maquiagem ou a esponjinha.

Esse tipo de bronzeador é muito legal porque como possui uma textura líquida, você consegue fazer misturinhas de forma mais fácil. Uma dica muito bacana é misturar um pouquinho com a sua base de maquiagem (principalmente se for líquida, fica mais fácil ainda).

Essa misturinha traz um efeito iluminado muito bonito, aquele famoso “glow” na maquiagem. Se você arriscar, conta pra gente se gostou e como ficou! Nem todo mundo sabe dessa dica, você vai arrasar!

Agora que você já sabe tudo sobre os bronzeadores, conta pra gente qual versão você vai escolher! Ficou alguma dúvida ainda? Deixa pra gente aqui embaixo que nos comentários que iremos te responder!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *