Aprenda a escolher a paleta de contorno e como fazer o contorno facial da forma correta para o seu tipo de pele!-Demosuco

Aprenda a escolher a paleta de contorno e como fazer o contorno facial da forma correta para o seu tipo de pele!

O contorno facial é uma técnica de maquiagem que tem sido cada vez mais valorizada e se inserindo como parte do dia a dia das mulheres amantes de maquiagem.

Por ser uma técnica fácil e que traz resultados imediatos, essa forma de jogar com a luz e sombra no seu rosto, molda e realça ainda mais a beleza da sua maquiagem.  

Como o contorno facial tem ganhado muito espaço do universo da maquiagem, existem diversos produtos de maquiagem sendo lançados para aplicação da técnica, como a paleta de contorno facial.

A paleta de contorno é um ótimo investimento porque ela dispõe de vários tons e funcionalidades em um único produto. Mas sabemos que por conta da diversidade que temos no mercado, essa escolha pode acabar não sendo tão fácil assim na hora da compra.

Para te ajudar a fazer a melhor escolha para investir em uma paleta para contorno, nós te trouxemos algumas dicas que irão te auxiliar nessa decisão.

O que é a técnica de contorno facial?

A técnica de contorno facial consiste em dois principais conceitos e objetivos:

  • escurecer algumas áreas do rosto (com pó facial, base ou corretivo que sejam um ou dois tons mais escuros do que o seu tom de pele natural) 
  • clarear as áreas que você deseja destacar (com os produtos de maquiagem que sejam um ou dois tons mais claros do que o seu tom de pele natural). 

Aprenda a escolher a paleta de contorno e como fazer o contorno facial da forma correta para o seu tipo de pele!

A famosa Kim Kardashian  divulgou ser adepta ao contorno facial e desde então, esse método tem se tornado cada vez mais popular nas produções de make. 

Como escolher a melhor paleta de contorno para o meu tipo de rosto?

As paletas de contorno são as grandes aliadas para quem deseja fazer a técnica de contorno facial. Além de serem versáteis e fáceis de levar para qualquer lugar, ela te permite definir e iluminar a sua pele com produto só.

A grande maioria das paletas de maquiagem já vem com blush, pó compacto facial, bronzeador, e iluminador. Ou seja, é ou não é a sua melhor amiga na hora de fazer uma make rapidinha e prática?

Por ser um produto com multifunções, você deve verificar algumas características antes de efetuar a compra como: 

  • a textura (cremoso ou em pó);
  • o acabamento (efeito matte ou glow);
  • as cores disponíveis. 

Isso é importante porque você precisa de uma paleta de contorno que combine com o seu tipo e tom de pele e com seu estilo de maquiagem.

Neste post, vamos abordar essas características para te ajudar nessa escolha!

Escolha a paleta pela textura: em pó ou cremosa

Como te contamos acima, as duas principais texturas de paleta para contorno são na textura em pó compacto ou na versão em creme.

O tipo de textura que é melhor para o seu caso vai depender do seu tipo de pele. Entender se a sua pele é seca, oleosa ou mista é muito importante quando falamos de produtos cosméticos, principalmente de maquiagem.

Textura em pó: indicado para peles oleosas, mistas ou normais

A textura em pó é ideal para quem tem pele oleosa, mista ou normal. Mas, em especial para as peles oleosas.

Isso porque a pele oleosa costuma ter os poros mais dilatados e excesso de brilho devido a oleosidade produzida, principalmente na “zona T” (região da testa, nariz e queixo).

Esse tipo de pele pede por produtos que ajudem a controlar o excesso de oleosidade ou que pelo menos não possuam uma textura oleosa, por isso os produtos oil-free são os preferidos desse tipo de pele.

Por conta disso, produtos com a textura em pó são ideais para esse tipo de pele pois eles ajudam a segurar a oleosidade por mais tempo.

Aprenda a escolher a paleta de contorno e como fazer o contorno facial da forma correta para o seu tipo de pele!

A aplicação dos produtos para contorno facial em pó é bem simples. Por serem em pó, costumam ser fáceis de esfumar. 

Como a intenção é sempre deixar a make bem esfumada e evitar marcação, recomendamos o uso de um pincel de maquiagem para um resultado melhor.

Faça os movimentos de aplicação com leveza e vá construindo camadas até chegar no efeito desejado.

Textura em creme: indicado para peles secas ou com tendência a ressecar

As paletas de contorno com textura cremosa são indicadas principalmente para quem tem pele seca ou que tem a tendência a ressecar. Sabemos que existem dois tipos de pele seca: a que necessita de água e a que precisa de óleo. 

Mas no geral, quem tem a pele seca, a prioridade é sempre garantir ou promover a hidratação da pele. A textura cremosa costuma apresentar na sua formulação alguns componentes hidratantes que ajudam a pele seca nesse ponto.

Você pode estar se perguntando se isso significa que você só pode buscar o acabamento cintilante ou o efeito glow. Claro que a cremosidade contribui para a hidratação da pele e muitos desses produtos estão associados mais ao efeito glow do que ao efeito matte.

Mas, se você preferir um acabamento matte na sua maquiagem e o seu tipo de pele for seca, recomendamos fortemente que você hidrate muito bem a sua pele

A textura cremosa também é simples de aplicar. Você pode contar com o auxílio de um pincel de maquiagem ou espalhar com as pontas dos seus dedos. 

Aprenda a escolher a paleta de contorno e como fazer o contorno facial da forma correta para o seu tipo de pele!

É muito importante que você preste atenção na quantidade de produto que você adiciona no seu rosto. Isso porque, por ser um produto cremoso, ele se espalha muito fácil e se você usar muito produto pode acabar se sujando. Portanto, vá com cautela.

Outro ponto positivo das paletas cremosas, é que por terem uma textura mais hidratante, isso faz com que a sua maquiagem craquele bem menos ao longo do dia. 

Escolha a paleta pelo acabamento desejado: efeito matte ou efeito cintilante 

Partindo da ideia de que a intenção do contorno é também iluminar algumas regiões do seu rosto, existem paletas que trazem a proposta de acabamentos diferentes também.

O efeito que você busca para sua maquiagem vai influenciar se você vai preferir uma paleta de contorno com a proposta mais matte ou cintilante. 

No geral, podemos dividir as paletas em dois tipos: as com cores foscas e as com cores mais cintilantes.

  • Se você quer uma make mais iluminada, recomendamos as paletas com cores cintilantes, pois elas garantem viço, ar saudável e destaque para a sua pele.
  • Já quem prefere uma make mais discreta, uma pele mais aveludada e bem cuidada, as paletas com opções de cores mais foscas são as mais indicadas.

Escolha a paleta que tem as cores que mais harmonizam com o seu tom de pele

Uma boa paleta de contorno facial é aquela que possui tons que harmonizam com o seu tom de pele. Dessa forma, você garante um contorno facial mais natural e que combine com você.

Geralmente, as paletas de contorno vem com dois tipos de tons principais:

  • tons mais escuros, (que podem ser usados como bronzer e sombra) usados para fazer o efeito sombra para moldar o rosto;
  • tons mais claros, que são utilizados para fazer o efeito luz (mas também podem ser usados como corretivo ou iluminador), para destacar e clarear as áreas que deseja.

Na hora de fazer a sua escolha, procure as paletas que tem as opções de cores com um ou dois tons mais escuros do que o seu tom de pele. Esses tons mais escuros são os que você irá utilizar para fazer as sombras do rosto e definir os contornos do seu rosto. 

Em relação as cores mais claras, você pode buscar por uma paleta que tenha exatamente seu tom de pele, para um efeito mais natural ou buscar uma opção com cores um ou dois tons mais claras que sua pele, para assim criar o efeito iluminado nas regiões desejadas.

Os tons mais claros devem ser aplicados nas áreas onde você quer destacar, como as maçãs do seu rosto. E os tons mais escuros, devem ser aplicados nas regiões que você quer “esconder” ou disfarçar.

Existe uma forma correta de aplicar a paleta de contorno na minha make?

A forma de aplicação da sua paleta de contorno vai depender principalmente da textura que você escolheu para realizar a técnica de contorno facial.

Se o contorno for realizado com produtos líquidos ou cremosos, a indicação é usar um pincel duo fiber kabuki ou até mesmo uma esponjinha

Agora, se você optar por fazer o contorno com produtos na textura em pó, a sugestão é usar um pincel gordinho, também utilizado para aplicação de pó facial ou blush. 

Outro pincel que ajuda na aplicação da textura em pó, são os gordinhos com corte na diagonal, conhecidos como pincéis chanfrados. Esse formato facilita a aplicação nas laterais do rosto.

Em áreas mais difíceis de acessar com os pincéis grandes e gordinhos, como o nariz, recomendamos o uso do pincel de esfumar sombra. assim, você consegue fazer os contornos do nariz com mais precisão e facilidade.

Como a intenção é não deixar nenhuma marcação no rosto, a dica é além de sempre esfumar bem, retirar sempre o excesso de maquiagem no geral. Assim, você consegue um efeito mais bonito e natural no resultado da sua maquiagem

Dica extra: 

Toda mulher sempre tem um estojo de maquiagem na bolsa para não passar por apuros na hora de retocar a make, né? 

Pensando na facilidade de transporte, busque por paletas de contorno pequenas e que já venham com acessórios extras, como pincel e espelho. 

Dessa forma, você consegue para facilitar o retoque da maquiagem fora de casa. Por isso, vale a pena investir em paletas o mais completas possível para você conseguir levá-la para qualquer lugar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *