Primer facial: por que usar e como escolher?-Demosuco

Primer facial: por que usar e como escolher?

Não só de rímel e batom vive a maquiagem. Um componente também muito importante para se ter uma make com um belo acabamento é o primer facial, que não pode faltar de jeito nenhum na sua necessaire se você quer preparar uma pele perfeita.

Seja em uma make mais elaborada ou em algo mais simples, para o dia-a-dia mesmo, o primer facial é sempre muito bem-vindo. E quem usa o primer uma vez não se arrepende e não sabe mais como é a vida sem ele.

Mas o que exatamente é o primer facial?

Não muito conhecido por quem só usa o básico para se maquiar, o primer facial muitas vezes é até confundido com um simples creme hidratante – que também é indispensável para o seu rosto, diga-se de passagem.

Mas a verdade é que o primer facial é um produto que tem o objetivo de preparar a sua pele e deixá-la mais uniforme antes da maquiagem, embora também possa conter propriedades hidratantes, dependendo da marca e do tipo do produto.

O primer facial é usado no momento da pré-maquiagem, depois que a pele já está devidamente hidratada e protegida do sol (mais sobre protetores solares nesse post), e logo antes de passar a base e a maquiagem propriamente dita.

Diminuindo os poros e controlando a oleosidade do rosto, o primer prepara a pele para a cobertura que será feita pela base e pelo pó.

Benefícios do primer facial

Primer facial por que usar e como escolher - demosuco

  • Controle da oleosidade

O objetivo mais frequente que as pessoas querem alcançar ao usarem o primer facial é o controle da oleosidade do rosto, e é claro que ele cumpre essa função com maestria, sendo indicado para quem tem uma pele oleosa e/ou até mesmo acneica.

  • Fixação da maquiagem

O primer facial também ajuda a fixar a maquiagem, aumentando a duração e evitando que a make precise ser retocada a toda hora.

Tudo isso porque o primer evita o desgaste causado pelo suor da pele e até mesmo por gotículas de água e partículas presentes no ar, mantendo a make intacta.

  • Suavidade da pele

Sabe aquela pele aveludada? Então, é o primer facial que dá esse efeito ao seu rosto, deixando o acabamento da sua pele bem mais suave, sem craquelar a maquiagem e sem deixar um aspecto grosseiro.

  • Superfície perfeita para a maquiagem

Além de potencializar a maquiagem, o primer faz com que a superfície da pele fique mais lisa.

Assim, a base desliza melhor e isso facilita a sua aplicação, permitindo até mesmo que uma menor quantidade de produto seja utilizada para fazer uma boa cobertura.

Desta forma, o primer ajuda a melhorar o aspecto da pele, dando uma aparência mais natural e auxiliando quem tem problemas com manchas, rugas, cicatrizes, linhas de expressão etc. e quer disfarçar essas imperfeições.

  • Para todos os tipos de pele

Você consegue encontrar um primer facial seja qual for o seu tom de pele. A grande maioria dos produtos não possui cor, que são parecidos com creme e podem ser aplicados em qualquer tonalidade de pele. E também existem primers com cor.

Além disso, também existem no mercado primers para todos os tipos de pele, desde as que são um pouco mais secas (neste caso, é indicado um primer facial que contém componentes hidratantes) até as oleosas, para as quais são especialmente indicados por conta da sua capacidade de reduzir a oleosidade.

Alguns tipos de primer facial

  •  Hidratante

Além de melhorar a aparência, o primer facial hidratante também traz benefícios para a pele, promovendo a hidratação. É ideal para quem tem a pele seca.

  • Matificante

Esse primer facial dá aquele efeito matte para a pele, tirando o brilho indesejado causado pela oleosidade e deixando a pele sequinha. É ideal para quem tem a pele oleosa e/ou acneica.

  • Com cor

Assim como existem corretivos coloridos, essas características também foram trazidas para o mundo dos primers.

Enquanto os amarelados são mais usados para cobrir manchas e olheiras com tons arroxeados, os esverdeados conseguem disfarçar bem a vermelhidão. Também há outras cores disponíveis no mercado.

  • Com disfarce óptico

Esses primers são mais focados em disfarçar manchas e imperfeições na pele, dando uma aparência mais uniforme ao local onde são aplicados.

  • Para os olhos

Esse tipo de primer é indicado para a região dos olhos e ajuda a fixar a sombra e potencializar a sua pigmentação.

  • Para os lábios

O primer labial é ideal para quem tem tendência a ter os lábios ressecados. Além de hidratar, ajuda na durabilidade do batom.

Como usar o primer facial

Primer facial por que usar e como escolher - demosuco

Preparamos um passo-a-passo com toda a sequência que você precisa seguir para aplicar o prime facial:

1. É importante que a pele esteja limpa antes de usar qualquer produto. Então, o primeiro passo é lavar bem o local com o auxílio de um sabonete neutro adequado para o seu tipo de pele;

2. Depois de limpar, você deve hidratar bem o local. Então, aplique o seu hidratante de costume e não se esqueça do protetor solar logo em seguida;

3. Quando sua pele já estiver bem seca, finalmente é a hora passar o primer. Você pode usar uma esponja de maquiagem ou até mesmo as pontas dos dedos para aplicá-lo delicadamente, sem excessos e evitando passar mais de uma vez no mesmo local;

4. Após passar o primer, espere sua pele secar e ela já estará prontinha para a camada de base e o restante da maquiagem.

Agora que você já sabe a importância do primer para a sua make e conhece alguns tipos disponíveis no mercado, você pode escolher o produto que mais se adapta ao seu tipo de pele e ao que resultado deseja.

Não deixe de conferir a nossa loja virtual!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *