Protetor diário: conheça mais sobre esse item de higiene íntima que faz parte da vida das mulheres-Demosuco

Protetor diário: conheça mais sobre esse item de higiene íntima que faz parte da vida das mulheres

Se você é mulher e já teve a primeira menstruação, é provável que você já tenha ouvido falar do protetor diário. Ele é um item de higiene íntima muito usado pelas mulheres, tanto durante o ciclo menstrual quanto nos demais dias quando não há saída de sangue.

Mas você sabe pra que serve e quais são os tipos de protetor diário? Neste post, vamos te explicar um pouco mais sobre esse item de higiene íntima feminina que é um grande aliado da maioria das mulheres.

O que é um protetor diário e para que serve?

 O protetor diário é um item de higiene íntima usado pelas mulheres que já tem ciclo menstrual. Ele ajuda a reduzir a umidade da região íntima, proporcionando uma sensação de frescor naquela área.

Esse item de higiene íntima também absorve as secreções vaginais naturais.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o protetor diário ajuda sim na prevenção de infecções porque ele é feito de um material que auxilia na respiração da região íntima sem abafá-la, permitindo que o ar circule ali.

Quais são os tipos de protetor diário?

Existem dois tipos principais de protetor diário: o de proteção e o de respiração.

Protetor diário de proteção

É indicado para os dias em que seu o fluxo menstrual está pequeno, como no começo e no final da sua menstruação. 

Protetor diário de respiração

É recomendado para ser utilizado durante todos os demais dias do seu ciclo de menstruação, ou seja, aqueles dias em que você não sangra/não há fluxo menstrual.

Protetor diário: conheça mais sobre esse item de higiene íntima que faz parte da vida das mulheres

Você sabia que existem protetores diários descartáveis e reutilizáveis?

É importante que você saiba que existem protetores diários descartáveis e reutilizáveis antes de decidir comprá-lo.

Protetores diários descartáveis

Os  protetores diários descartáveis são aqueles que são após o uso, são descartados. Eles evitam que as secreções vaginais produzidas na sua área íntima molhem a sua calcinha. Isso faz com que a sua pele seca se mantenha seca, te proporcionando uma sensação de conforto o dia inteiro. 

Além disso, esses protetores de calcinha também absorvem a urina que possa escapar durante a realização de exercícios físicos.

Principalmente durante os períodos do fluxo menstrual em que a produção de secreção é maior (como durante a ovulação, por exemplo)

Mas infelizmente os protetores de calcinha descartáveis possuem muitas desvantagens. Eles geram uma enorme quantidade de lixo e são considerados um grande problema ambiental.

Eles acabam saindo mais caros do que os protetores reutilizáveis se você fizer a conta na ponta do lápis, pois no final da vida fértil veremos que gastamos uma verdadeira fortuna se apenas utilizarmos os protetores íntimos descartáveis.

Mas a principal desvantagem destes protetores é no que diz respeito à sua saúde. Os protetores de calcinha descartáveis possuem camadas plásticas que impedem a pele de respirar e isso cria um ambiente abafado e úmido, ideal para a proliferação de bactérias.

Estas bactérias vão ficar em contato justamente com uma das regiões mais sensíveis do nosso corpo e mais suscetíveis a infecções.

Os protetores de calcinha descartáveis também possuem géis e outros componentes químicos nocivos à sua saúde vaginal. Além disso, a defesa natural do corpo feminino produz ainda mais secreção quando entra em contato com componentes químicos desconhecidos.

A função desta secreção extra é a de evitar possíveis infecções que poderiam acontecer naquela região ali. Vale fazer o teste, depois de algumas semanas sem usar protetores de calcinha descartáveis, a secreção diminui.

Protetores diários reutilizáveis

Os protetores de calcinha reutilizáveis absorvem as secreções produzidas pela sua vagina te proporcionando uma sensação confortável durante o seu uso.

Os protetores diário que são reutilizáveis costumam ser de pano. São feitos com tecidos respiráveis, geralmente são feitos de algodão

Essa informação é muito interessante porque o algodão é um tecido totalmente hipoalergênico, ou seja, as chances de você ter alguma reação alérgica é menor.

Além disso, o algodão é um material muito absorvente e muito respirável, fazendo com que a pele não fique abafada. Isso faz com que a umidade produzida na região íntima não se acumule e que as bactérias não se proliferem

Além disso, outro ponto que vale ressaltar é que os protetores de calcinha de pano são livres de compostos químicos. Isso faz com que o seu uso não gere um aumento da sua secreção vaginal.

É importante que a região vaginal respire livremente em pelo menos alguns períodos do dia, ou seja, que você não use 100% do seu tempo o protetor diário. 

Para isso, você pode usar o protetor de calcinha pode ser usado durante o dia e a noite, você pode dormir sem ele. Assim, a pele da sua vagina pode respirar e o ar consegue circular sem nenhuma barreira.

E aí, o que achou de saber mais sobre os protetores diários? Eles já faziam parte da sua vida ou você só conheceu agora? Conta pra gente nos comentários. Vamos adorar saber!

Produtos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *