Confira as principais dicas para escolher os cremes de tratamento capilar ideais para ter na sua casa!-Demosuco

Confira as principais dicas para escolher os cremes de tratamento capilar ideais para ter na sua casa!

Hidratar, nutrir ou reconstruir? Por onde começar? Essa é uma pergunta comum quando começamos a pesquisar sobre creme de tratamento para cabelos. 

 Os cremes de tratamento são aliados fantásticos  de quem quer ter cabelos bonitos e saudáveis. 

Porém, para alcançar o resultado esperado não basta apenas comprar qualquer produto. Você precisa de fato Investir um tempinho em entender o seu cabelo antes de comprar produto para os seus fios. 

Isso porque escolher o creme de tratamento certo que que oferece o que o seu cabelo precisa pode fazer toda a diferença no seu resultado. 

Com tantas opções, preços e propostas nas lojas de produtos de beleza, sabemos que conseguir escolher um creme para tratamento capilar para o seu cabelo pode acabar parecendo um pouco difícil. 

Hoje vamos te ajudar a identificar quais são as características que você deve observar nos produtos antes de fazer esse investimento. Vamos lá? 

Escolha um produto que esteja de acordo com a necessidade do seu cabelo 

Antes de efetuar a compra de qualquer produto para tratar das suas madeixas, é muito importante que você saiba qual é o produto para tratamento capilar é o mais adequado para o seu tipo de cabelo.

Você deve escolher baseada no resultado e benefícios você espera que o creme de tratamento traga para os seu cabelos.

Para isso, você pode investigar os ingredientes contidos nas fórmulas dos cremes para entender quais beneficiar os seus fios.

  • Se a sua intenção é ter um cabelo hidratado, é importante que você opte por investir em cremes capilares que possuem como principal objetivo a hidratação.
  • Geralmente, os produtos que promovem hidratação apresentam em sua fórmula o pantenol, que é um precursor da vitamina B5. Esse ingrediente também conhecido por “pró-vitamina B5”.

    O pantenol é uma substância que está presente tanto na nossa pele, como nos nossos cabelos. É considerado essencial para a saúde, cicatrização e maciez dos fios e epiderme que é a camada mais superficial da nossa pele. 

    É exatamente por isso que os produtos que tem com D-pantenol em sua composição promovem a hidratação, deixam os cabelos super macios, sem frizz e pontas duplas. 

    Além do seu alto poder de hidratação, que ajuda o cabelo na retenção de água e nutrientes, têm ações anti-inflamatórias que ajudam a contribuir para a regeneração daqueles fios que apresentam alguma danificação.

  • Se a sua busca é nutrir os seus fios, a dica é que você opte por investir em produtos capilares que possuem óleos e manteigas vegetais em sua formulação.
  • No caso de você sentir o seu cabelo desnutrido, você pode confirmar esse diagnóstico através da aparência ressecada, opaca e sem brilho que o fio capilar apresenta quando precisa de nutrição. Além disso, também é comum a presença de muito frizz. 

    O objetivo da nutrição é repor os lipídios ao fio do seu cabelo. Esses lipídios são os responsáveis pela proteção da fibra capilar interna.

    Confira as principais dicas para escolher os cremes de tratamento capilar ideais para ter na sua casa!

    Quando essa fibra capilar interna perde seus nutrientes (principalmente os lipídios), o cabelo acaba se tornando mais exposto às agressões externas do dia a dia, como ao sol e aos ventos. 

    Para aquelas pessoas que tem alguma química nos fios e/ou faz o uso ferramentas de calor, seja para finalizar ou secar os fios (como chapinha, babyliss e secador) os cabelos acabam tendo um tendência maior para ficarem desnutridos.

    Caso o seu cabelo esteja precisando nutrição, os cremes de tratamento que contenham em sua composição óleos e manteigas vegetais são os mais indicados.

    Dentre os óleos mais populares para nutrição dos fios, podemos te indicar: o óleo de Argan, óleo de coco, azeite de oliva, óleo de rícino, a própria manteiga de cacau ou a de cupuaçu.

    Produtos que contenham esses ingredientes vão contribuir e muito para alcançar a nutrição dos seus fios.

  • Para aqueles fios mais danificados, investir em produtos para a recuperação do seu fio ideais para o seu caso são aqueles que contém queratina em sua composição.
  • No caso dos fios mais danificados, o cabelo apresenta aspecto poroso, áspero, opaco, sem brilho, sensibilizado, com pouca elasticidade, fino, seco, sem cor, frágil e com pontas duplas e quebradiças.

    São aqueles cabelos que perderam, além da água, algumas proteínas e lipídios importantes, o que acaba comprometendo a estrutura do seu fio capilar. 

    Esse desgaste pode ser causado por conta de processos químicos (como a descoloração e os alisamentos permanentes) e a exposição a fonte de calor e agressão externa, como sol, secador, chapinha, babyliss.

    Para reconstruir o fio e recuperar a sua saúde, produtos de tratamento que contenham queratina são os mais indicados 

    A queratina é uma proteína presente na composição natural do seu cabelo. Quando essa proteína é perdida durante processos químicos ou agressões térmicas ou mecânicas, o cabelo fica danificado. 

    Portanto, ao usar cremes que possuem esse ingrediente na composição, é como se você estivesse abastecendo novamente o seu cabelo com as substâncias essenciais para saúde do seus fios.

    Dentre principais benefícios da queratina nos cabelos temos a reconstrução capilar profunda, a devolução daqueles nutrientes que são essenciais à saúde do seu fio, o fortalecimento da estrutura do cabelo, a redução de frizz excessivo e melhora no alinhamento dos fios e a renovação da aparência saudável das madeixas, inclusive para cabelo loiro.

     Além da queratina, podemos citar como ingredientes que também beneficiam os cabelos danificados são o colágeno e os aminoácidos.

    Escolha o creme de tratamento adequado para o seu tipo de cabelo

    Para fazer a escolha na hora de investir em um creme de tratamento adequado para o seu tipo de cabelo, você precisa saber se o cabelos é liso, ondulado, cacheado ou crespos.

    Quando você leva esse detalhe em conta na hora da escolha do produto, você acaba garantindo um melhor resultado porque ele é pensado exatamente para tratar o seu tipo de cabelo.

    O cabelo liso tem uma tendência mais oleosa, então, as máscaras de hidratação indicadas para esse tipo de cabelo podem oferecer um resultado focado em combater a oleosidade.

    Confira as principais dicas para escolher os cremes de tratamento capilar ideais para ter na sua casa!

    Quando o cabelos é ondulado, suas características são um mix do cabelo liso com as do cabelo cacheado.

    No caso dos cabelos cacheados, a estrutura em mola das ondulações acaba impedindo que oleosidade da raiz chegar até as pontas dos seus fios.

    Por isso, os cabelos cacheados pedem mais oleosos e podem ter aparência mais seca. A hidratação de manutenção é importante para esse fio.

    Já os cabelos crespos, acabam sendo os mais sensíveis devido a quantidade de ondulação ser maior e a dificuldade dos cabelos cacheados em receber a oleosidade natural do cabelo em torno dos fios aqui é muito maior.

    Por isso, é importante que você opte por comprar produtos que garantam um bom resultado e que este resultado esteja alinhado com o seu tipo de cabelo. Que ajudem na definição, mas sem pesar demais no cabelo e sem tirar o aspecto lindo, saudável e cuidado das suas madeixas.

    Posso usar produtos que apresentam silicone da formulação?

    Para te responder essa questão da melhor forma, você precisa entender como o  silicone funciona. Esse ingrediente atua como se fosse uma película que envolve todo o seu fio. 

    Existem os dois lados dessa função: 

    • essa película vai proteger e dá mais brilho ao seu fio, ajudar no controle do seu frizz, visto que o silicone vai uniformizar a fibra do cabelo e também ajuda a controlar o volume do cabelo. Vale lembrar também que o silicone presente nos produtos capilares também tem a função de proteger o cabelo;
    • a “capa” formada pelo silicone pode acabar deixando a aparência dos seus cabelos um pouco mais pesada. Se os seus cabelos já apresentarem excesso de oleosidade, o silicone pode acentuar esse fator. Como o silicone não possui efeitos hidratantes no cabelo, isso pode atrapalhar a penetração de nutrientes na sua fibra capilar.

    Lembre-se do custo x benefício na hora de realizar o seu investimento

    Quando você for atrás do creme de tratamento ideal para o seu cabelo, pode ter certeza que você vai encontrar uma variedade muito grande de opções. 

    Existem cremes mais acessíveis financeiramente falando e também aqueles com um preço mais salgadinho.

    Confira as principais dicas para escolher os cremes de tratamento capilar ideais para ter na sua casa!

    Geralmente, os produtos que apresentam formulas com ingredientes de alta qualidade e em concentrações maiores, tem uma tendência a ser mais caros. Isso vale não só para o mundo dos cabelos, mas para os produtos em geral.

    Como o cuidado com os cabelos costuma ser frequente e o creme de tratamento vai fazer parte da sua rotina de cuidados, é importante considerar a quantidade de produto contido na embalagem, preço e qualidade fornecida.

    Nunca se esqueça de que você não deve escolher um produto só pelo preço, afinal nem sempre o produto mais caro é o que irá trazer os melhores resultados para você. Faça uma escolha que atenda as necessidades do seu cabelo sem te deixar sem dinheiro até o final do mês.

    Uma estratégia que você pode utilizar é ter dois produtos. Um creme de valor mais acessível para uso contínuo e manter saúde dos fios. E outra com um resultado mais forte  para aquelas ocasiões especiais ou as que exigem uma atenção maior, ou até mesmo para um cuidado mais caprichado com o seu cabelo de vez em quando.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *