Pó descolorante: saiba o passo a passo para descolorir os pelos e aprenda dicas essenciais-Demosuco

Pó descolorante: saiba o passo a passo para descolorir os pelos e aprenda dicas essenciais

Com certeza, você já ouviu falar de pó descolorante, né?

O uso desse produto faz parte de algumas etapas de muitos dos procedimentos químicos que fazemos nos nossos cabelos, mas também podem ser utilizados nos pelos do nosso corpo. 

No primeiro caso, o pó descolorante é muito usado em procedimentos estéticos dos cabelos como luzes, morena iluminada, californiana, cabelos platinados, coloridos ou até quando você quer mudar a cor dos fios mais discretamente, é necessário contar com o auxílio desse produtinho.

No segundo caso, o pó descolorante é utilizado por mulheres que consideram que seus pelos são muito escuros. Geralmente, essas mulheres acham que tem pelos muito grandes e em grandes quantidades, em partes do corpo bastante visíveis. Portanto, elas acabam se incomodando e optam por clarear os seus pelos para ficar mais discreto e passarem um pouco menos despercebidos.

Clarear os pelos também é uma alternativa para quem sofre só de pensar em fazer depilação para remover pelinhos da região dos braços, barriga e coxas. Mulheres que gostam de exibir os seus pelos mais douradinhos também são adeptadas às técnicas de descoloração de pelos, principalmente no verão. Esse procedimento é muito conhecido por “banho de lua”.

Você sabe qual é o passo a passo para descolorir os pelos? Aprenda e veja dicas essenciais

Por esses motivos, é importante saber um pouco mais sobre o pó descolorante, principalmente, porque é fundamental entender quais são os principais cuidados que devemos ter ao usá-lo sozinha, visto que muitas mulheres fazem esses procedimentos sem a ajuda de um profissional cabeleireiro ou esteticista.

É essencial entender os cuidados especiais que o pó descolorante pede para evitar trazer consequências negativas à sua pele e não causar um efeito que realmente agrade. Então dá vem com a gente que trouxemos algumas informações interessantes para você!

O que é e para que serve o pó descolorante?

O pó descolorante é um composto químico que, quando misturado à água oxigenada e entra em contato com o pelo ou fio de cabelo, reage com o pigmento existente ali e o removendo por meio de uma reação de oxidação, descolorindo a cor natural. 

Geralmente é usado para clarear os fios de cabelo para “abrir” o fio para que outras pigmentações consigam entrar e sejam absorvidas pela fibra capilar.

 Existe a possibilidade de ficar com o fio apenas descolorido e sua tonalidade tende para o loiro (que é o caso das pessoas que descolorem os pelos do corpo ou as que querem ficar loiras mesmo). 

Você sabe qual é o passo a passo para descolorir os pelos? Aprenda e veja dicas essenciais

Dentro das cores mais usadas após a abertura da fibra capilar, temos o cobre, o platina, o ruivo, o rosa, entre outras, especialmente as colorações mais coloridas que também são conhecidas como cores fantasia.

Passo a passo correto para o uso do pó descolorante para seu cabelo

Para ficar de forma clara, separamos o passo a passo para te orientar na hora da descoloração dos seus fios. 

Entender o passo a passo é muito importante não só para realizar o procedimento sozinha mas também para averiguar e entender o que o profissional de beleza está fazendo em você e se ele está fazendo de forma correta.

Antes de descolorir os cabelos, você deve avaliar se seu cabelo está apto para se submeter ao procedimento ou não. Para isso, você deve iniciar pelo teste de mechas.

O teste de mechas vai garantir que você consiga descolorir o seu fio com segurança, sem aquela dúvida se vai surpresas no final do processo, desde que realizado da maneira correta. É através desse teste que você evita corte químico, por exemplo.

É por meio desse teste que você consegue avaliar se os seus fios de cabelo estão preparados ou não para realização do procedimento de descoloração. 

Após realizar o teste e ter a certeza que seu cabelo está saudável e forte o suficiente para iniciarmos o processo químico, podemos passar para os próximos passos.

O que você vai precisar:

    Para fazer a descoloração, você vai precisar de:

    – pó descolorante

    – água oxigenada no volume desejado

    – pincel 

    No caso da descoloração dos fios capilares, você vai precisar lavar os cabelos com shampoo após o procedimento. Já quando estivermos falando da descoloração dos pelos do corpo, você vai precisar tomar banho e retirar a misturinha com sabonete e pode contar com o auxílio da esponjinha se preferir.

  • Passo 1
  • Misture duas medidas de pó descolorante para uma de água oxigenada (exemplo: duas colheres de chá de pó descolorante para uma colher de chá de água oxigenada) em um recipiente limpo e seco, até que essa misturinha chegue a uma consistência homogênea;

  • Passo 2
  • Quando obtiver a mistura homogênea de pó descolorante com a água oxigenada, você vai separar o seu cabelo em 4 partes e aplicar essa mistura mecha por mecha com um pincel.

    Importante: Comece sempre das pontas para a raiz, porque além de que a região mais próxima do couro cabeludo costuma clarear bem mais rápido, se você desistir ou perceber que algo não está saindo da forma esperada, fica mais fácil de tirar e o impacto é menor.

  • Passo 3
  • Agora você deve esperar a magia acontecer. O recomendado é que você verifique a cada 5 minutos a cor que o pelo ou fio está ficando e deixe o tempo que precisar para chegar no tom que você precisa.

    • Importante: não deixe a ação do produto passar de 30 minutos! Isso porque depois desse tempo, os riscos de agressão e danos ficam maiores. O recomendado é não arriscar…

    Em seguida, quando já estiver no tom desejado, lave bem os fios com shampoo e água fria ou tome um banho bem tomado para retirar o produto do corpo sem deixar nenhum resíduo. 

    Como é feita a escolha do volume da água oxigenada?

    O volume de água oxigenada que você vai utilizar para fazer a descoloração dos seus fios vai depender do seu objetivo final com aquele procedimento. Ou seja, vai ser escolhida de acordo do quanto você deseja clarear o seu fio ou pelo. 

    Você sabe qual é o passo a passo para descolorir os pelos? Aprenda e veja dicas essenciais
    • Preste atenção: É muito importante que você saiba que quanto maior o volume dela, mais rápida é a ação desse produto e o resultado será mais clarinho. 

    Ou seja, se o seu fio estiver fraco, uma água oxigenada forte pode ser muito prejudicial a saúde do seu cabelo. Além de que, você precisa ter noção da força do produto para poder controlar quanto tempo precisa deixar ele agindo no seu fio para chegar no resultado almejado.

    O recomendado é que se você deseja:

    – clarear de um a dois tons: água oxigenada de 10 volumes;

    – clarear de dois a três tons: água oxigenada 20 volumes;

    – clarear de três a quatro tons: água oxigenada 30 volumes;

    – clarear de cinco a sete tons: água oxigenada 40 volumes.

    E se eu não conseguir fazer com que meu cabelo chegue no tom que eu queria?

    Olha, nesse caso você pode deixar para fazer o mesmo processo no mês seguinte. É importante que você não faça mais de uma descoloração em casa no mesmo dia, semana e etc porque você estará colocando a saúde do seu fio em risco

    Portanto, caso o resultado não seja o esperado, espere um pouquinho para repetir processo novamente, combinado?

    Dicas importantes

    Antes de submeter o seu cabelo ao processo de descoloração, sugerimos que você faça um cronograma capilar para repor os nutrientes que o seu fio tenha eventualmente perdido.

     Além disso, manter a hidratação das suas madeixas capilares também deve ser feito. Não deixe de hidratar os seus fios assim que você fizer a descoloração.

    Também é importante lembrar de reconstruir a fibra que acaba sofrendo os impactos das agressões do sol, chuva, vento e estresse do dia a dia.

    Todos esses cuidados vão te ajudar a deixar o seu cabelo forte o suficiente para passar pelo processo, saudável e com um resultado final maravilhoso!

    Uns dias antes de descolorir o seu cabelo e principalmente se for descolorir o seu corpo, é imprescindível que você realize um teste de sensibilidade para descobrir como é que sua pele vai reagir a essa química. É dessa forma que você vai saber se aquela marca ou produto pode te causar alguma alergia ou algo do tipo. Cuide-se, menina!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *