Tônico capilar: o que é e pra que serve?

Você sofre com queda de cabelo? Os seus fios demoram muito tempo para crescer? Sabemos que conseguir manter um cabelo bonito e saudável exige muito trabalho e como cada cabelo tem uma necessidade, sabemos que entender o que o seu fio precisa é também um desafio

Quando você finalmente identifica o problema e percebe que ele está no couro cabeludo, o produto que pode te ajudar (e muito) na recuperação do seu cabelo é o tônico capilar

O tônico capilar tem várias funções, como tratar a caspa e seborreia; para estimular o crescimento, para fortalecer os fios, nutrir os cabelos e até na prevenção da proliferação de fungos e na queda de cabelo. 

Quer saber mais sobre esse produto? Vem com a gente que é sobre ele que vamos te contar um pouquinho hoje.

Vamos entender o que é o tônico capilar?

Para entender melhor como que o tônico funciona, você precisa entender um pouquinho do seu cabelo.

Bom, o seu couro cabeludo é composto pelo bulbo capilar, que é a base da fibra capilar. É o bulbo capilar que é responsável por absorver os nutrientes que você “alimenta” o seu fio. 

Adivinha onde os tônicos para cabelo atuam? Exatamente. O objetivo do tônico capilar é ativar a microcirculação e estimular a irrigação do bulbo capilar, assim favorecendo a penetração dos compostos do tônico capilar, que são, no geral, peptídeos, vitaminas e oligoelementos. 

O tônico pode ajudar no fortalecimento do cabelo?

Cada tônico traz uma proposta. Por isso, é importante que, assim como qualquer produto para cuidados, você leia atentamente para saber se ele atende a sua necessidade ou não antes de efetuar a compra. 

A dica é que você procure por formulações que contém os nutrientes que seu cabelo está sentindo falta. Conforme as suas madeixas vão recuperando os nutrientes, os cabelos ficam mais resistentes e saudáveis.

Ajuda a crescer o cabelo?

No geral, quando falamos de um cabelo saudável, o crescimento esperando é entre de 1 a 1,5 cm por mês. 

Como os tônicos repõem os nutrientes do seu fio, conforme o seu cabelo vai ganhando força e ficando mais saudável, naturalmente o seu cabelo tende a ter mais força para crescer.

Mas, é importante que você saiba que nenhum tônico vai fazer seu cabelo crescer mais que o cabelo saudável cresce naturalmente. 

Por isso, desconfie de produtos que prometem que irão fazer o cabelo crescer 4cm por mês, por exemplo. Fique atenta!

O tônico capilar vai me ajudar com a queda de cabelo? 

Os tônicos têm o objetivo de te ajudar a recuperar a saúde dos seus fios. Portanto, deixar o seu couro cabeludo e cabelos mais saudável faz com que a queda diminua. 

Ao melhorar a oxigenação do bulbo, nutrir e fortalecer através dos compostos contidos nos tônicos capilares, você vai deixar seu cabelo mais forte e mais resistente a quedas.

Como usar o tônico capilar?

Você pode fazer a aplicação do tônico durante e após a lavagem do seu cabelo. Mas, na verdade, o ideal é que faça a aplicação de manhã e a noite para obter resultados mais eficazes.

Mulher aplicando o tônico capilar nos cabelos.

O tônico para cabelos vai agir apenas no seu couro cabeludo. Isso significa que tanto faz fazer a aplicação nos cabelos úmidos ou secos, já que o foco é o couro cabeludo. 

Em seguida, massageie o couro cabeludo após a aplicação do produto para garantir a penetração e ativar a circulação sanguínea. Ao massagear, você também promove a oxigenação do local, o que vai intensificar a absorção dos nutrientes pelo seu bulbo capilar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *