Quer mudar o seu visual? Dicas para fazer a coloração do seu cabelo com tintura permanente

A grande maioria das mulheres, curtem arriscar em um visual novo e uma das formas de mudar o visual, é pintando o cabelo.

Se você já pensou em colorir os seus fios, já deve ter se deparado com o desafio de escolher uma cor e com o medo de no final do procedimento, obter uma cor muito diferente do que você realmente queria. 

Sabemos que como as opções são muitas, precisamos estabelecer alguns critérios que façam sentido para que a gente obtenha um resultado legal, né?

Dito isto, te trouxemos algumas dicas que vão fazer a total diferença na hora de escolher a melhor tintura permanente para você pintar as suas madeixas. Vamos lá?

Sumário

Como escolher a tintura certa para o meu cabelo?

Na hora de comprar a tintura para colorir os seus fios (na verdade, na hora de procurar qualquer produto para usar nos seu cabelo), é importante procurar por aqueles produtos que sejam menos agressivos ao seu cabelo. 

Aqueles produtos que já vem com hidratantes e protetores de cabelo, são as melhores opções porque já além da coloração também vem o tratamento pós-coloração junto. 

Assim você consegue preparar melhor o seu cabelo para o pós tintura e irá minimizar a agressão ao seu fio que vai ocorrer de qualquer forma, visto que ao pintar o seu cabelo, você está fazendo um processo químico, né?.

Qual é o seu tom de pele?

O tom da sua pele é importante na hora de escolher a cor de tinta certa para você. Isso porque a nova cor do seu cabelo vai ter contraste direto com o tom da sua pele.

  • pele fria (branca ou pálida): cores frias são boas combinações para você. Exemplos de cores mais frias que combinam com esse tom de pele são os tons avermelhados, loiros pretos ou nórdicos, cinza ou prata.
  • pele for amarelado ou marrom: cores com tons quentes e dourados são bem chiques. Como exemplo dessas cores temos o tons vermelhos de cobre, marrom chocolate, marrom dourado e caramelo.
  • Para pele escura: tons chocolate marrom são uma boa opção e aqueles loiros mais fechados também. Você pode brincar com o marrom escuro, fazendo alguns reflexos de cinza e a cor marrom ao longo dos fios. 

No geral, deixar a raiz do cabelo mais escuro um e mais claro nas pontas, como um loiro mel ou ir abrindo o seu tom com um pó descolorante, costuma dar match 🙂

O que eu preciso saber antes de fazer a coloração?

Antes de fazer a coloração, você deve avaliar se os seus fios tem alguma coloração já. Se o seu desejo for mudar a cor e deixar mais claro que a sua tonalidade atual, é necessário retirar os pigmentos artificiais para que a nova cor tenha aderência no seu fio. 

Se o seu cabelo virgem, a coloração irá se fixar na fibra capilar com mais facilidade e o resultado dependerá da cor natural. Quanto mais claro, mais fácil a cor pega e quanto mais escuro, mais difícil é ficar claro sem usar um pó descolorante. Mas, converse com o seu cabeleireiro que ele vai saber te orientar melhor em como chegar no tom que você deseja.

Antes de pintar, faça o teste de mechas

Olha, nunca (nunca mesmo) faça qualquer procedimento químico sem saber se o seu cabelo está forte o suficiente para aguenta-lo. Por isso, realizar um teste de mechas antes de aplicar a coloração é extremamente importante.

O teste de mechas é uma forma de te permitir avaliar como os seus fios vão reagir à química e garantir que não terá problemas como queda de cabelo ou corte químico. 

Quando for fazer o teste, pegue a parte dos seus cabelos que ficam por trás da nuca ou da orelha porque se houver alguma reação, se o seu cabelo não estiver forte o suficiente ou a cor não ficar legal, a diferença entre o cabelo sem nada e o cabelo com a tinta não fique tão visível. 

Tinta ou tonalizante: qual devo escolher e qual é o melhor?

Os resultados podem variar bastante dependendo do produto que você escolhe, ou seja, se você vai realizar o procedimento com o tonalizante ou com tintura. Antes de decidir, precisamos entender o que é o produto que estamos prestes a aplicar nos nossos fios.

O que é o tonalizante?

O tonalizante é um produto de coloração de curta duração, ou seja, conforme você for lavando os seus cabelos, a cor irá, aos poucos, desbotando e saindo. 

Isso acontece porque o tonalizante deposita o pigmentos de cor na cutícula do seu fio. Ou seja, o tonalizante não penetra na parte interna da sua fibra capilar, por isso é considerada uma coloração semi-permanente.

Além disso, o tonalizante não possui amônia e tem baixa concentração de água oxigenada em sua composição. 

O que é a tinta para cabelos?

 A tintura é um produto de coloração de longa duração, por isso, ele vai desbotar bem mais lentamente do que o tonalizante. 

Além disso, em sua composição, a tintura tem água oxigenada e amônia, o que permite que a tintura possa colaborar para descolorir os seus fios fórmula a amônia e a água oxigenada.

A água oxigenada e a amônia permitem que a tintura consiga abrir a sua fibra capilar, fazendo com que os pigmentos de cor consigam penetrar na fibra e se instalar nela.

Qual escolher entre tonalizante e tinta de cabelos?

A resposta para essa pergunta é: depende. Para escolher entre o tonalizante e a tintura você tem que analisar a estrutura dos seus fios e avaliar quais são as suas necessidades.

No caso dos fios mais fortes e saudáveis, a tintura pode ser uma opção interessante por além de ter a opção de descolorir, vai te poupar ter que retocar a cada 15 ou 20 dias, por exemplo (como no caso do tonalizante).

Já aqueles fios mais fragilizados ou que querem apenas um realce de cor, o tonalizante pode ser a melhor opção. Isso porque o tonalizante agride muito menos o seu cabelo do que tintura.

Não seja precipitada, viu?

Antes de decidir mudar, pense bastante, principalmente se a mudança for radical. Apesar de que ir na emoção é o empurrãozinho que a gente precisa, né? Mas o mais importante é sempre manter a saúde dos seus fios e tentar evitar resultados indesejados.

Se você desejar fazer uma mudança mais radical, a dica é ir alterando a cor do cabelo aos poucos, para você ir acostumando e o seu cabelo não sofrer toda agressão de uma só vez. Você pode ir aumentando mais um tom rumo a cor que deseja a cada mês, sempre aos poucos.

Invista em uma boa marca de tintura de cabelo

Essa é uma das etapas mais difíceis: escolher a tintura para o seu cabelo. Sabemos que opções de produtos não faltam nas prateleiras das lojas de beleza, mas não podemos esquecer que o fator qualidade faz sim muita diferença.

Saiba o que combina com o seu estilo

A tintura do seu cabelo tem que combinar com a sua personalidade. Afinal, nossa aparência diz muito sobre a gente, né? 

Conta para a gente aqui nos comentários se as nossa dicas te ajudaram de alguma forma. Vamos adorar saber 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *