Tire as principais dúvidas a respeito do gel fixador para cabelo. O gel fixador faz mal para a saúde do meu fio

Tire as principais dúvidas a respeito do gel fixador para cabelo. O gel fixador faz mal para a saúde do meu fio?

O gel fixador para cabelo faz parte da categoria de produtos finalizadores que usamos como aliados para finalizar os cabelos, seja promovendo mais fixação, modelando e até reduzir os fios mais frisados ou aqueles mais estressados e arrepiados. 

Quer aprender mais sobre esse produtinho que vai te ajudar a estilizar o seu cabelo e mantê-lo intacto durante o dia e seu penteado no lugar durante o evento? Vem com a gente que respondemos as principais dúvidas sobre o gel fixador.

Sumário

Como o gel fixador age nos meus cabelos?

O gel fixador para cabelo tem em sua formulação o que chamamos de polímeros, que são os responsáveis por formar uma espécie de “depósito” na superfície dos seus fios de cabelo.

Isso promove uma certa atração entre os fios que acabam ficam mais pertinhos um do outro. Conforme esses polímeros secam, esse depósito se transforma em uma espécie de filme em torno do seu fio que reforça mais ainda a atração entre as madeixas. 

Isso faz com que os fios fiquem bem juntinhos e só perdem esse efeito após a lavagem, que é quando retiramos essa camada que se formou em torno do fio ou quando colocamos alguma força mecânica, por exemplo, quando ficamos mexendo no cabelo e amassando ou jogando de um lado para o outro.

Além de fazer com que os fios se mantenham no lugar, essa película formada no seu cabelo vai proporcionar forma e brilho, fazendo com que o seu cabelo fique mais bonito além de arrumadinho.

Como o gel fixador deve ser usado no meu cabelo?

O gel fixador para cabelo deve ser usado, preferencialmente, com os cabelos molhados. Isso porque a água ajuda a potencializar o efeito do gel no seu fio. Inclusive, o efeito molhado que é oferecido pelo gel também é favorecido.

Quando você usa o produto com o cabelo molhado, você precisa de uma menor quantidade de produto para conseguir estilizar o seu penteado.

Após lavar ou umedecer os fios, pegue uma quantidade do gel fixador que você considere adequada, espalhe nas mãos e passe o gel ao longo dos seus fios.

A dica é que você passe mais gel na região mais próxima à raiz e venha penteando para espalhar ao longo dos fios.  

O gel fixador pode trazer algum dano ao meu cabelo?

As pessoas que costumam ter o gel fixador para cabelo como parte da rotina de cuidados com os fios, sempre ouvem que esse produto pode trazer prejuízo para as suas madeixas.

Isso porque na composição do gel pode conter álcool que é o responsável por ressecar os bulbos capilares. Então, por conta disso, se você usa gel fixador todos os dias, seu cabelo pode sim sofrer alguns malefícios. 

A queda de cabelo não faz parte diretamente desses malefícios, mas quando os cabelos ficam ressecados e perdem nutrientes, o seu fio pode ficar mais quebradiço, elástico e fraco. Então, por isso, você pode sentir fraqueza nos fios. 

É muito importante que depois de usar, você lave bem os seus fios e não deixe os resíduos do gel fixador no seu cabelo. Essa recomendação deve ser levada em consideração se você deseja manter seus fios com saúde.

Se você é uma pessoa que pode apresentar sensibilidade quando entra em contato com algum produto novo ou se você tem alergia a alguns componentes, (principalmente ao álcool), sempre dê uma atenção aos ingredientes que compõem o produto para evitar danos ao seu couro cabeludo.

Se você apresentar alguma reação alérgica ao produto, o provável sintoma é coceira ou vermelhidão na região que teve contato com o produto. Caspas e aumento da oleosidade no couro cabeludo também são reações que podem acontecem.

Caso você sinta alguma reação estranha após o uso do gel fixador para cabelo, o recomendado é que você interrompa o uso do produto. Em casos mais sérios, consulte o seu dermatologista.

Quais cuidados você deve ter para evitar que o gel fixador acabe com seus cabelos após o uso?

Apesar de poder fazer parte do seu dia a dia, a recomendação é você deixe para usar o gel fixador em ocasiões que você realmente sinta necessidade.

Isso porque o uso em excesso pode te trazer alguns problemas, como te contamos acima.

Por isso, antes de dormir, lave bem o seu cabelo para deixar bem limpinho e sem resquícios de gel. É recomendado também que você mantenha uma rotina de hidratação com os seus fios.

Lembre-se de sempre evitar dormir com as suas madeixas molhadas para evitar criar um ambiente que favoreça a proliferação de microorganismos (como os fungos) e a formação de caspa, dessa forma colocando a saúde do seu cabelo em jogo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *