Sabonete líquido íntimo pode realmente ajudar na hora de higienizar a região íntima feminina

Sabonete líquido íntimo pode realmente ajudar na hora de higienizar a região íntima feminina?

Algumas partes do corpo merecem um cuidado especial. Como mulher, sabemos que as partes íntimas requerem uma atenção redobrada quando o assunto é limpeza. A área da virilha é onde a pele é bem mais delicada, e por isso é importante o uso do sabonete líquido íntimo.

Os ginecologistas geralmente recomendam o uso do produto. Mesmo assim, muitas mulheres ainda possuem dúvidas.

Neste artigo, iremos esclarecer as principais, bem como dar dicas de como utilizar o sabonete líquido íntimo da melhor maneira.

Confira:

Sumário

Qual a diferença entre o sabonete íntimo e o sabonete comum?

São dois produtos diferentes, embora tenham a mesma função de realizar a limpeza corporal. O sabonete íntimo é desenvolvido especialmente para a área íntima do corpo da mulher. Ele contém ativos químicos que não prejudicam a pele sensível e a flora vaginal.

Sabonete líquido íntimo pode realmente ajudar na hora de higienizar a região íntima feminina?

Portanto, é o mais indicado para uso nessa região. Deixe para usar o sabonete comum apenas no restante do corpo.

Quantas vezes por semana posso usar o sabonete líquido íntimo?

É perfeitamente possível utilizar o sabonete íntimo todos os dias. Isto porque, como o produto possui fórmula suave, não agride a pele e nem modifica o ph vaginal.

Aliás, usando o sabonete líquido íntimo, você protegerá muito mais sua pele do que se usasse um sabonete normal, que possui fórmula mais abrasiva, podendo causar complicações na região íntima.

Como realizar a limpeza da maneira correta?

Ao iniciar o processo de higienização da região da virilha com seu sabonete líquido íntimo, tome cuidado para não deixar que o produto entre em contato com a parte interna da vagina.

O contato do produto com essa área pode causar comprometimento da proteção vaginal natural. O uso é muito simples. Aplique uma pequena quantidade em suas mãos. Friccione e deixe formar um pouco de espuma. Em seguida, passe essa espuma na região íntima. Após finalizar a limpeza, enxágue até que todo o produto seja retirado.

É possível eliminar odores com o uso recorrente do produto?

É sabido que a vagina libera odores característicos. E isso é algo que incomoda e constrange muitas mulheres.

Porém, por mais que essa situação venha a causar certos inconvenientes, o odor vaginal não necessariamente sinaliza algum problema de saúde, como muitas ainda imaginam.

Você só deve ficar em alerta caso esses odores sejam realmente fortes e seguidos de sintomas como corrimento, coceira ou dor. Neste caso, procure imediatamente consultar-se com um ginecologista.

Mas se esta não é sua situação, e apenas ocorre de estar incomodada com os leves odores que surgem esporadicamente, o sabonete líquido íntimo pode sim ajudar com a questão.

Sabonete líquido íntimo pode realmente ajudar na hora de higienizar a região íntima feminina?

Ele refresca a região, além de deixar um aroma suave, proveniente da fragrância que você escolheu ao comprar o produto.

Mas atenção! Se sofre com complicações genitais como candidíase ou infecções similares, o produto não será de muita utilidade.

Para estes casos, o mais indicado é buscar pela ajuda de um profissional e realizar o tratamento de saúde adequado.

O sabonete líquido íntimo pode causar alergias?

Todo produto tem o risco de, ao entrar em contato com nossa pele, causar algum tipo de alergia.

Mas é fato que os sabonetes líquidos íntimos são desenvolvidos com uma fórmula especial, justamente para evitar ao máximo causar alergia.

Isto se deve principalmente ao fato de que são produtos feitos com o objetivo de serem usados em partes sensíveis do corpo da mulher.

Antes de irem para as prateleiras do mercado, são rigorosamente testados. Então, o risco de causarem alergia ou qualquer outro incomodo é mínimo.

Posso compartilhar meu sabonete íntimo?

Com certeza! Por estar na forma líquida, o sabonete íntimo pode ser compartilhado sem problema algum.

Sabonete líquido íntimo pode realmente ajudar na hora de higienizar a região íntima feminina?

Contudo, a situação inversa seria problemática. Um sabonete íntimo em formato de barra não poderia ser compartilhado. Seu uso teria de se restringir a uma só pessoa.

Essa é mais uma vantagem de você adquirir o sabonete líquido íntimo.

É possível continuar utilizando o produto mesmo durante a gestação ou período menstrual?

Sim! Inclusive, é até indicado que durante esses dois períodos a mulher utilize o sabonete líquido íntimo.

Durante a gravidez, como a vagina passa por processos naturais que podem facilitar o surgimento de determinados fungos, o sabonete íntimo proporcionará uma higiene completa, mantendo a região devidamente protegida.

Similarmente, no período menstrual, como fazemos uso de absorventes ou protetores íntimos, o uso do sabonete nos traz sensação de frescor no local, além de manter a área com uma maior proteção contra agentes infecciosos.

A partir do momento em que eu começar a usar o sabonete íntimo, terei que utilizá-lo sempre?

Não. O uso do sabonete líquido íntimo não é obrigatório. Você pode realizar sua higiene íntima apenas com água, se desejar.

Contudo, o uso do produto, além de proporcionar uma limpeza mais completa, traz sensação de frescor no local e diminui odores vaginais.

Se usado da maneira correta, trará muitos benefícios ao processo de higienização feminina.

Sabonete líquido íntimo pode realmente ajudar na hora de higienizar a região íntima feminina?

Dicas para tornar sua higiene íntima mais eficaz:

  • Quando estiver no período menstrual, evite ficar por muito tempo utilizando um absorvente ou protetor íntimo. Independente de como seja seu fluxo, troque-os de 2 a 3 vezes por dia.
  • Prefira usar calcinhas feitas de algodão. Esse material facilita a transpiração da área.
  • Você já deve ter ouvido que a mulher, para manter a saúde vaginal, deve dormir sem calcinha. Isto é um mito. Apenas evite usar roupas apertadas durante o sono.
  • Se tem o costume de lavar as calcinhas durante o banho, não deixe que elas sequem dentro do banheiro. Coloque-as para secar ao ar livre.
  • Não use produtos demais ao realizar sua higiene íntima. Evite ao máximo exagerar na utilização de esponjas, panos, toalhas ou buchas ásperas. Basta utilizar a água do chuveiro para retirar quaisquer resquícios do sabonete líquido íntimo que ainda esteja em sua pele.
  • Evite fazer banhos de assento ou duchas vaginais.
  • Jamais utilize desodorantes, perfumes ou pomadas na região vaginal. A não ser se recomendado por seu ginecologista.
  • Por fim, quando for limpar-se com papel higiênico, realize a limpeza sempre de frente para trás, nunca o contrário. Esse processo evitará a contaminação da vagina por resíduos fecais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *