Como o sabonete em barra íntimo pode ajudar no processo de higienização íntima da mulher

Como o sabonete em barra íntimo pode ajudar no processo de higienização íntima da mulher

Ao irmos numa consulta ginecológica, uma das primeiras coisas que devemos nos informar é sobre como realizar a higienização correta da área genital. A escolha do sabonete certo é fundamental não apenas para realizar a limpeza, como também evitar irritações na pele.

O produto pode ser líquido ou sabonete em barra íntimo. Neste artigo, você saberá um pouco mais sobre o formato em barra e, assim, definir se este é o que consegue adaptar-se às suas necessidades.

Sumário

Como saber qual dos dois tipos de sabonete devo usar?

Geralmente, os sabonetes líquidos são os mais indicados pelo fato de possuírem o ph muito próximo ao da vagina. Além disso, é um produto que pode ser compartilhado com outra pessoa, já que é líquido e apenas a porção retirada é que entrará em contato com sua pele.

Contudo, algumas mulheres ainda preferem o sabonete em barra íntimo. Se é o seu caso, opte sempre pelos que possuem uma composição mais suave.

Como o sabonete em barra íntimo pode ajudar no processo de higienização íntimo da mulher

Nas prateleiras, estes são aqueles sem coloração e que não oferecem hidratação ou têm perfume. Quanto menos ativos químicos tiverem, menor será o risco de você adquirir alguma alergia ou irritação.

Como devo realizar a limpeza da minha área genital com o sabonete em barra íntimo?

O primeiro ponto a ser levado em consideração é que a parte interna da vagina não deve entrar em contato com o produto. A higienização só deve ocorrer com os genitais externos.

Como o sabonete em barra íntimo pode ajudar no processo de higienização íntima da mulher

Mesmo o sabonete sendo um item importante no processo de higienização da região da virilha, seu uso não pode ser em excesso. Leve em consideração que essa área possui mecanismos naturais de defesa, como os pelos pubianos e mucosas protetoras.

Ginecologistas recomendam que a limpeza ocorra de 2 a 3 vezes ao dia, dependendo do clima, e a lavagem deve seja realizada com água gelada ou morna, nunca quente.

Após usar o banheiro, devo me limpar com papel higiênico ou chuveirinho?

Se terminou de urinar, é recomendável que seque os genitais com papel higiênico sem perfume e de textura suave.

Não esfregue essa área com força e em excesso. Todo o processo deve ser feito com delicadeza.

Outro ponto importante: a limpeza com papel higiênico precisa sempre ser feita de frente para trás. Do contrário, pode arrastar coliformes fecais para sua vagina, causando infecções.

Contudo, se deseja realizar uma limpeza mais completa, pode utilizar o famoso chuveirinho. Porém, este é mais indicado para depois da evacuação.

Lembre-se que limpeza em excesso, para além de ajudar, pode deixar a região íntima sem a proteção natural que o próprio corpo produz.

E lenços umedecidos? Posso utilizar?

Poder, pode. Só não abuse!

Os lenços umedecidos auxiliam no momento de uma limpeza mais superficial. Contudo, eles não são suficientes para retirar todas as impurezas do local.

Mas atenção! Esse produto é recomendado para limpeza após evacuação. Evite ao máximo limpar seus genitais com esses lenços.

Por que os sabonetes íntimos são tão importantes?

O sabonete em barra íntimo possui ph entre 9 e 10. É importante que o ph seja equilibrado com o da vagina para que não seja nocivo aos microrganismos que dão proteção a esta área.

Portanto, deverá atentar-se em escolher um bom sabonete, que não contenha ativos químicos capazes de destruir essa barreira natural criada por seu organismo.

Quanto mais o produto respeitar a esta regra, mais a saúde da sua área íntima estará assegurada.

Por que devo usar um sabonete em barra íntimo?

Primeiramente, é importante ressaltar que o uso de sabonetes íntimos não é obrigatório. Se a mulher desejar, ela poderá realizar a higienização apenas lavando a região com água corrente.

Contudo, o uso desses produtos, se feito da maneira correta, realizará uma limpeza mais profunda na área íntima, bem como trará maior sensação de frescor, eliminando odores característicos indesejáveis.

Posso usar o sabonete íntimo diariamente?

Sim, pode. A limpeza da área íntima deve ser realizada todos os dias, e o uso do sabonete em barra íntimo tá liberado.

Apenas não exagere! Não o utilize mais que o necessário durante o dia e jamais passe o produto na região interna da vagina.

Se ainda tiver dúvidas quanto à frequência do uso do sabonete, procure um ginecologista e reporte-o a questão. Com certeza seu médico lhe dará uma orientação clara nesse sentido.

Qualquer mulher pode usar sabonete em barra íntimo?

Em tese, o produto foi desenvolvido para todos os tipos de peles.

Como o sabonete em barra íntimo pode ajudar no processo de higienização íntima da mulher

Inclusive, sabonetes íntimos podem ser usados durante a gestação e no período menstrual.

Mas atenção! A utilização do produto só é recomendada para mulheres adultas.

É aconselhável o uso de um sabonete em barra íntimo se a mulher possuir alguma infecção vaginal?

Aqui, cabe apenas pontuar que, em casos de candidíase, herpes ou outras infecções típicas da região genital, o importante é buscar ajuda de um médico ginecologista.

O uso de sabonetes íntimos, dentro desse contexto, deverá ser orientado por esse profissional.

E, por fim…

Naturalmente, a mulher possui um sistema de defesa que evita contaminações na área da vagina. Porém, os sabonetes íntimos aumentam a sensação de limpeza durante o dia e deixam a região mais refrescante.

Se usado da maneira correta, além dos inúmeros benefícios sentidos, você evitará o surgimento de corrimento, alergias e demais irritações que possam ser provocadas pelo produto.

Alguns sabonetes possuem uma composição natural, ou seja, têm em sua fórmula ingredientes que vêm diretamente da natureza. Se sua pele for bastante sensível, opte por estes.

Além de possuírem fragrância suave, o risco de causar qualquer alergia à pele é quase nulo.

Ao optar por utilizar um sabonete íntimo, visite principalmente farmácias, pois nestes locais a oferta por esses produtos é maior, tendo várias opções de marcas.

Basta procurar por um sabonete em barra íntimo que encaixe-se perfeitamente em suas necessidades. A região íntima feminina, por ser bastante sensível, pede cuidados maiores e mais atenciosos.

Escolha certo e garanta dias onde irá sentir-se mais confortável e com uma duradoura sensação de limpeza!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *