Antes de lavar seus cabelos, entenda mais sobre condicionadores e como usá-los da maneira correta

Antes de lavar seus cabelos, entenda mais sobre o condicionador e como usá-lo da maneira correta

Quando vamos lavar os cabelos, o condicionador é um item indispensável para que a limpeza dos fios seja completa.

Como bem sabemos, o processo consiste na primeira etapa, que é quando usamos o shampoo e, logo em seguida, aplicamos o condicionador.

Apesar de ser algo rotineiro e simples, algumas pessoas não entendem tão bem a função dele e, muitas vezes, o utilizam da maneira incorreta.

Portanto, para ajudar nessa questão, elencamos as principais dúvidas sobre o produto e respondemos a todas, para que não haja confusão quanto ao uso do condicionador em seus cabelos.

Sumário

É o condicionador que sela as fibras capilares?

Sim! O condicionador é o produto responsável por selar as cutículas capilares.

O que acontece é que, ao passar primeiro o shampoo, este, para realizar a limpeza, abre as escamas dos fios para que os ativos do produto possam realizar a limpeza completa.

Antes de lavar seus cabelos, entenda mais sobre condicionadores e como usá-los da maneira correta

O shampoo retira o excesso de oleosidade e resquícios de poeira que retemos nos fios durante o dia. Contudo, as cutículas capilares não podem continuar abertas, pois isso causaria ressecamento do cabelo e quebra.

É então que entra a ação do condicionador!

Porém, além de selar as escamas, o produto também envolve os fios com uma película protetora. Isto faz com que seus cabelos permaneçam macios e hidratados por muito mais tempo.

Além disso, essa película protetora deixa o cabelo protegido contra as agressões externas, como vento, raios solares, poluição, dentre outras.

O condicionador deve ser aplicado antes ou depois da máscara de hidratação?

Quando o processo de lavagem do cabelo é simples, com uso apenas do shampoo e condicionador, a ordem é clara: primeiro aquele, depois este.

Contudo, quando for realizar uma hidratação mais profunda em seus cabelos com o uso de uma máscara capilar, a ordem terá de mudar um pouco.

Como sempre no início do processo, o shampoo deve ser o primeiro produto a ser utilizado nos fios. Em seguida, virá a máscara capilar. A máscara possui mais nutrientes que o condicionador. Assim sendo, ela é que deverá vir logo em seguida à abertura das cutículas capilares.

O condicionador deve ser passado em seguida para potencializar o efeito da máscara e selar as cutículas.

Muitos ainda acreditam que só o uso da máscara, seguida do shampoo, é suficiente. Mas não é.

Máscaras capilares não têm tanto poder de selagem, portanto, elas precisam da ajuda do condicionador para realizar tal ação.

Existe condicionador para todos os tipos de cabelo?

Sim, existe!

Contudo, algumas pessoas deixam de usar o condicionador por acharem que eles causam oleosidade nos cabelos.

Há aquelas que já possuem naturalmente os cabelos oleosos, e evitam usar o produto por medo de que intensifique o problema.

O que causa ou intensifica a oleosidade nos fios não é o condicionador em si, mas o mau uso dele.

Quando for lavar seus cabelos, não aplique o condicionador diretamente em contato com o couro cabeludo. O produto deve ser passado apenas no comprimento dos fios.

Antes de lavar seus cabelos, entenda mais sobre condicionadores e como usá-los da maneira correta

Caso contrário, poderá não só deixar seus cabelos mais oleosos, como também causar caspa ou dermatite seborreica.

Além disso, existe uma variedade de tipos de condicionador no mercado, e você deve buscar por aquele que possui ativos químicos específicos para agir e tratar o seu cabelo.

Cabelos mais ressecados, por exemplo, devem receber a ação de condicionadores com ativos nutritivos e hidratantes, que darão um aspecto sedoso aos fios.

Mas para quem já sofre com a oleosidade, aposte em produtos de formulação mais leve, que deixarão seus fios macios e soltinhos.

Como aplicar o condicionador em meus cabelos?

O passo a passo é este:

  • Após lavar todo o cabelo com shampoo, prepare-se para aplicar o condicionador.
  • Comece aplicando a partir das pontas dos cabelos e vá subindo no comprimento, mas não deixe o produto entrar em contato com a raiz.
  • Quando já tiver aplicado o condicionador em toda a superfície do cabelo, passe os dedos entre os fios para desembaraçá-los.
  • Em seguida, deixe-o agir por alguns minutos.
  • Por fim, enxágue até que todo o produto seja retirado do cabelo. Quanto mais gelada a água do chuveiro estiver, mais brilhoso e sedoso o seu cabelo ficará.

Posso lavar meu cabelo apenas com condicionador?

Depende do produto que for usar.

Já existem no mercado condicionadores conhecidos como Low Poo. Estes produtos realizam a limpeza do cabelo retirando apenas o que estiver em excesso e, por isso mesmo, não ressecam a fibra capilar, como infelizmente faz o shampoo.

E você ainda pode utilizar esse tipo de condicionador todos os dias!

Contudo, se o produto não for do tipo Low Poo, ele não poderá ser usado como substituto do shampoo pelo simples fato de que não possui ativos para realizar a limpeza correta dos cabelos.

Qual a diferença entre condicionadores e finalizadores?

Como dito anteriormente, o condicionador tem a função básica de selar as cutículas capilares após o uso do shampoo. Eles também podem nutrir, hidratar, dar brilho e maciez aos cabelos.

Antes de lavar seus cabelos, entenda mais sobre condicionadores e como usá-los da maneira correta

Já os finalizadores são aqueles produtos sem enxágue que servem para desembaraçar os fios ou, no caso das cacheadas, dar controle e definição aos cachos.

Atenção: o finalizador não substitui o uso de condicionador. Algumas pessoas ainda fazem certa confusão em relação a isso, mas é importante destacar que há sim diferença entre estes dois produtos.

E, para concluir…

O condicionador, como entendido, não tem apenas a função de deixar os cabelos perfumados. Ele, juntamente com o shampoo, são os principais responsáveis pela saúde dos fios.

Com sua função de selagem, o condicionador evita que os nutrientes da fibra capilar sejam retirados em razão das cutículas abertas após o uso do shampoo.

Usando da maneira correta, o condicionador irá proporcionar alinhamento dos fios, bastante maciez e muito brilho aos seus cabelos. Vai, igualmente, repor o óleo natural das suas madeixas que foram retirados devido à lavagem com shampoo.

Dessa forma, o condicionador é um dos maiores aliados na hora de evitar o ressecamento do cabelo e combater a quebra dos fios!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *