fralda geriátrica: como escolher o modelo e o tamanho certo

Fralda geriátrica: como escolher o modelo e o tamanho certo?

Sabemos como são importantes os cuidados com as pessoas da terceira idade, garantindo-lhes bem-estar, saúde e higiene. Um produto muitas vezes indispensável e que alia todos esses benefícios ao idoso é a fralda geriátrica.

Para aqueles que com o passar da idade passaram a ter dificuldades de locomoção e/ou incontinência urinária, o produto se torna um grande aliado.

Os benefícios trazidos pelo uso da fralda geriátrica por idosos são muitos, e caso queira entender melhor o que é esse produto, quais as vantagens de usá-lo e melhores formas de uso, veja nosso post: Fraldas geriátricas: o que são e quais suas principais funcionalidades

Mas, como tudo, a compra sem observar alguns detalhes e o uso sem o devido cuidado, podem tornar produto um vilão. O que isso significa?

Como dissemos, a fralda geriátrica pode proporcionar liberdade, higiene e bem-estar aos idosos, todavia é necessário um certo cuidado na escolha tanto do modelo quanto do tamanho mais adequado à pessoa que irá utilizar o produto.

Sabemos que isso pode trazer uma série de dúvidas na hora de adquirir o produto, principalmente se está adquirindo para outra pessoa. Portanto, para ajudá-los com isso, elencamos uma série de dicas para a melhor escolha de modelos e tamanhos de fralda geriátrica.

Agora sim, será mais fácil adquirir o melhor produto. Vamos lá!

Sumário

Como escolher o melhor modelo de fralda geriátrica?

Existem diversos modelos disponíveis no mercado para a melhor adaptação do idoso que irá utilizar o produto. Três pontos que são extremamente importantes e que não devem ser esquecidos antes da compra de algum modelo, são:

  • Converse com o médico geriatra para que ele lhe explique o perfil que deve ser buscado.
  • Informe-se sobre a melhor composição da fralda geriátrica para esse caso específico: algodão, plástico, mescla.
  • Qual o formato ideal para o que necessita.
fralda geriátrica: como escolher o modelo e o tamanho certo

Agora, vamos entender melhor quais os modelos disponíveis no mercado para compra. São eles, basicamente:

  • Modelo absorvente.
  • Modelo tradicional.
  • Modelo roupa íntima.

De maneira geral, são esses os modelos de fralda geriátrica disponíveis para compra. Porém, para um melhor entendimento, vamos explicar um pouco mais de cada um.

Modelo tradicional

Esse modelo de fralda geriátrica costuma ser o mais indicado para pessoas com extrema dificuldade de mobilidade e que permanecem muito tempo de cama.

Por serem maiores, geralmente constituídas de plástico e algodão, com fecho em fita, essas fraldas tem o formato tradicional e mais conhecido por nós, e são mais facilmente trocadas segundo a necessidade diária.

Atente-se, no caso de pessoas acamadas, para a necessidade de uma fralda tradicional que não abafe muito a região íntima de quem for usar, preferencialmente que não tenham a cobertura externa em plástico.

Modelo absorvente

Esse modelo de fralda geriátrica é menor e mais discreto, geralmente é mais recomendado para pessoas com incontinência urinária leve, que possuem boa mobilidade e não estão acamadas.

A fralda será constituída de materiais que facilitam a absorção, pois sendo menor deve-se evitar qualquer risco de vazamentos, mesmo que o fluxo urinário que necessita ser absorvido seja menor.

Portanto, ela será encontrada geralmente em materiais como algodão envolvido em plástico, o que garante boa absorção e segura possíveis vazamentos. É uma ótima opção, além de contar com modelos femininos e masculinos para escolha.

Modelo roupa íntima

Esse modelo de fralda geriátrica é o mais discreto de todos, podendo ser utilizado por baixo das roupas normalmente. Geralmente, o formato desse modelo procura imitar a forma de roupas íntimas.

Portanto, esse modelo pode se assemelhar a uma calcinha ou cueca, existindo modelos específicos para homens e também para mulheres. Com o uso da fralda roupa íntima, ficará mais fácil a ida ao banheiro, além de poder diminuir as questões de baixa autoestima pelo uso da fralda, pois ela será imperceptível sob as roupas.

Muito bem, agora você já tem uma melhor ideia de como iniciar sua busca pela fralda geriátrica ideal a partir dos modelos disponíveis e das opções de composição.

Mas quanto ao tamanho ideal, como saber qual escolher?

Essa realmente é uma questão muito importante. Vamos a esse segundo tópico, e você também se sentirá mais preparado na escolha do tamanho ideal para seu produto.

Três dicas de ouro para iniciar a busca de uma fralda geriátrica pelo tamanho, são:

  • Tenha em mente sempre qual a anatomia da pessoa que irá utilizar.
  • Leve em consideração a rotina e as atividades diárias de quem usará a fralda.
  • Peça ajuda para pessoas com mais experiência no uso.

Assim, sempre que for começar sua busca pelo tamanho ideal de fralda geriátrica para comprar, tenha em mente essas dicas primordiais.

Por exemplo, para uma pessoa que fica muito acamada, os cortes retos podem ser utilizados sem machucar a pele. Todavia, caso haja maior mobilidade diária o mais indicado será um modelo anatômico de corte arredondado nas beiradas.

Esse corte anatômico e arredondado, com bordas nas laterais, facilita o ajuste ao corpo e dá maior liberdade de movimentação, além de garantir maior proteção contra possíveis vazamentos.

Após levar em consideração todas essas questões relativas à anatomia e à rotina de quem irá utilizar a fralda, siga para o segundo passo, que é escolher o tamanho.

Tamanhos de fralda geriátrica disponíveis no mercado

Em geral, quando for adquirir uma fralda geriátrica, encontrará os seguintes tamanhos, indicados em relação ao peso e às medidas de cintura do usuário:

  • Tamanho P: 20 a 40 kg, e de 40 a 80cm de cintura
  • Tamanho M: 40 a 70 kg, e de 70 a 115 cm de cintura
  • Tamanho G: de 70 a 90 kg, e de 80 a 150 cm de cintura
  • Tamanho XG: acima de 90 kg e de 110 a 165 cm de cintura

Lembre-se sempre, caso acabe por comprar um produto muito pequeno, pode machucar a pele e proporcionar a formação de assaduras e dermatites. O oposto, porém, comprando uma fralda geriátrica muito grande, haverá maior facilidade de vazamentos.

Saiba sempre as medidas e o peso exatos da pessoa que utilizará a fralda!

fralda geriátrica: como escolher o modelo e o tamanho ideal

Assim, concluímos nossas dicas para uma melhor escolha e uso da fralda geriátrica. Com tudo isso que explicamos em mente, ficará muito mais simples a tarefa de pesquisar e comprar o produto ideal para cada pessoa e sua necessidade.

Lembre-se sempre, uma fralda geriátrica mal escolhida, que não se adapta bem às necessidades e condições da pessoa que a usa, pode acabar trazendo problemas tanto de autoestima como físicos.

Portanto, fique atento a essas dicas, e garanta a melhor escolha de fralda geriátrica.

Caso tenha mais dúvidas, não deixe de ler: Fralda geriátrica: você sabe como fazer o seu uso correto e porquê devem ser usadas?

Esperamos ter ajudado a diminuir suas dúvidas e a facilitar sua escolha. Ficou mais simples a compra da fralda geriátrica? Deixe sua opinião ou dúvidas abaixo nos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *