Mousse de cabelo: o que é, qual sua finalidade e a maneira correta de usar o produto

Mousse de cabelo: o que é, qual sua finalidade e a maneira correta de usar o produto

Para realizar a finalização de um lindo penteado, o mousse de cabelo pode ser o aliado número um! Por ser mais conhecido dentro dos salões de beleza, pouco se sabe sobre o produto e alguns mitos ainda o rondam.

Contudo, neste artigo, iremos esclarecer algumas dúvidas e apontar seus principais benefícios.

Para começar, o mousse de cabelo tem uma textura de espuma e sua principal finalidade é proporcionar forma a um penteado. Além disso, ele dá textura e torna o cabelo mais volumoso, o que ajuda bastante da hora de modelar.

Sumário

Mas e aí? Quais os principais benefícios do mousse de cabelo?

Como destacado anteriormente, o mousse de cabelo traz diversas funcionalidades, cujas principais são:

  • Dar volume aos cabelos.
  • Maior definição dos cachos.

Qualquer tipo de cabelo pode entrar em contato com esse produto?

Sim. Não importa se você possui fios grossos ou mais fininhos, o uso do mousse está liberado para ambos.

Porém, seu uso é mais indicado para quem tem cabelos muito lisos e finos, justamente para que o mousse possa dar uma encorpada nos fios e deixá-los com um aspecto mais volumoso.

Quem tem cabelos com fios espessos raramente recorre ao uso do mousse.

Quando devo utilizar o mousse em meus cabelos?

Como o produto é ótimo não apenas para fixar um penteado, como também para dar volume e definição aos cabelos, geralmente ele é usado quando estamos a nos preparar para uma festa de casamento, festa de debutante ou qualquer outro evento que peça uma produção mais sofisticada.

Mousse de cabelo o que é, qual sua finalidade e a maneira correta de usar o produto

O mousse de cabelo também ajuda a combater o frizz, mas seu uso não pode ser exagerado, pois ele deixa o cabelo com um aspecto pouco maleável.

E quando devo evitar o uso do mousse?

Mesmo que o mousse de cabelo seja um produto excelente para dar suporte em diversas situações, nem sempre ele será a melhor opção a ser escolhida.

Caso o efeito que queira dar ao seu cabelo seja de fios mais soltos e maleáveis, o produto não deverá ser utilizado.

Saiba que o mousse de cabelo confere rigidez aos fios. Ou seja, tira-lhes toda a leveza.

Qual a maneira correta de usar mousse de cabelo em fios lisos?

Primeiro, você terá de saber como realizar a preparação do seu cabelo para a chegada do mousse.

Seus cabelos precisarão estar úmidos. Em seguida, separe-os em mechas e, com um pouco do produto nas mãos, vá aplicando da raiz às pontas, utilizando o secador para dar mais volume e textura aos fios.

O efeito final será um liso mais volumoso.

Como aplicar o produto em fios crespos, ondulados ou cacheados

A aplicação do mousse de cabelo em fios encaracolados é um pouco diferente, pois o efeito a ser alcançado é outro.

Para dar volume e definição a estes tipos de cabelo, o início da aplicação é o mesmo: da raiz às pontas. Contudo, ao chegar às pontas, dê leves amassadinhas para cima com os dedos – isto dará volume aos fios.

Mousse de cabelo: o que é, qual sua finalidade e a maneira correta de usar o produto

Para quem tem madeixas repicadas, o efeito final fica ainda mais bonito!

Tipos de mousse de cabelo

Dependendo do efeito que você pretende causar em seu penteado, o tipo de mousse a ser aplicado vai variar.

Por exemplo, se quer um efeito mais solto e maleável, busque pelos mousses de fixação leve. Estes, além dos efeitos já citados, ainda dão uma certa hidratação aos fios.

Você encontra também no mercado os mousses de fixação média. Geralmente, são os mais utilizados, pois oferecem um meio termo em matéria de efeito capilar. Com eles, os fios moldam-se facilmente ao contorno do penteado.

E, por fim, temos os mousses de fixação forte. São usados quando há a necessidade de manter o penteado por um longo período de tempo. Eles cumprem o que prometem, mas infelizmente o cabelo adquire uma textura mais rígida devido à alta fixação do produto.

Por isso mesmo o mousse de cabelo de fixação forte é mais indicado para quem realmente possui fios muito finos. Os outros dois ajudam a deixar os fios mais alinhados, sem frizz e, no caso dos cachos, bem mais definidos.

É possível usar mousse em cabelos curtos?

É sim. O método de aplicação é o mesmo, a única coisa que muda é a quantidade de produto aplicada que deve ser bem menor.

Uma dica é passar o mousse nas mechas frontais. Isto ajudará a eliminar o frizz característico dessa região.

Fiz babyliss: como utilizar o mousse de cabelo agora?

Após criar cachos em seus cabelos com o auxílio de um babyliss, para ter textura e manter o cabelo com o efeito desejado por mais tempo, é necessária a aplicação do mousse.

Contudo, você não deve deixar para aplicar o mousse de cabelo após finalizar o babyliss. A aplicação deve ocorrer antes e com os fios ainda úmidos.

Mousse de cabelo: o que é, qual sua finalidade e a maneira correta de usar o produto

Aplique uma quantidade generosa de produto em todo o comprimento do cabelo. Após isso, vá modelando mecha por mecha com o babyliss.

Dicas extras para aplicação do mousse de cabelo:

  • Quando for aplicar o produto, faça uma bolinha na palma da sua mão e só depois aplique-o nos cabelos. Além de economizar, evitará que o produto seja aplicado em excesso nos fios e o efeito alcançado seja o contrário do que esperava.
  • Para dar mais volume aos fios, após aplicar o mousse, amasse-os para cima, de forma que eles comecem a encorpar. Se quiser, pode terminar secando-os com o auxílio de um secador. Ficará com uma textura final mais bonita.
  • Para quem possui cabelo cacheado, ao usar o mousse, o produto manterá o efeito de cachos definidos durante o dia inteiro!
  • É possível atingir um efeito de gloss usando mousse de cabelo. Para isso, aplique nos fios uma quantidade generosa do produto. Mas atenção! Assim que seu cabelo estiver seco, evite penteá-lo. Como os fios estarão bem rígidos devido à quantidade do produto, eles podem quebrar com o atrito da escova ou pente.
  • Quando for guardar seu mousse para cabelo, mantenha-o sempre bem fechado, em um local de temperatura ambiente e sem exposição à luz solar.
  • Tome bastante cuidado para não deixar que o produto entre em contato com seus olhos. Procure manuseá-lo com atenção e lave bem as mãos após aplicá-lo nos cabelos.
  • E, claro, mantenha o produto longe do alcance de crianças.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *