Qual a função do shampoo na rotina capilar e como usá-lo da maneira correta

Qual a função do shampoo na rotina capilar e como usá-lo da maneira correta

Há uma variedade de shampoos nas prateleiras de lojas de cosméticos e farmácias. Por isso mesmo, ás vezes nos sentimos confusas e em dúvida sobre qual produto levar para a casa.

O certo é que o shampoo é um dos itens mais importantes na hora de realizarmos a limpeza dos cabelos. Aliás, é o primeiro produto a ser usado quando damos início à nossa rotina capilar.

Contudo, embora o uso do shampoo esteja associado a um processo de lavagem simples, muitas pessoas ainda têm dúvidas pontuais sobre o produto.

Neste artigo, falaremos um pouco mais sobre esse item e o que de fato é verdadeiro sobre ele.

Sumário

Posso aplicar shampoo em meus cabelos sempre que quiser?

Não é recomendado. Se você lavar seus cabelos além do necessário, poderá desencadear um forte processo oleoso em seu couro cabeludo.

Ocorre o seguinte: se lavar seus cabelos todos os dias com shampoo, vai retirar a camada protetora do couro cabeludo. Essa camada é formada por óleo.

Qual a função do shampoo na rotina capilar e como usá-lo da maneira correta

Quando você lava o cabelo todos os dias, vai retirando essa camada oleosa. E aí o corpo reage produzindo mais óleo com a finalidade de reconstruir a camada que o shampoo, gradativamente, retirou.

Contudo, essa produção de óleo torna-se excessiva e, aí sim, prejudica os cabelos.

Tenho que esfregar os fios para realizar uma limpeza completa?

Absolutamente não!

Se seus cabelos estiverem realmente sujos, é necessário, com o shampoo, realizar uma massagem para que a sujeira possa sair de forma eficaz.

Contudo, estes são, possivelmente, casos atípicos. Em uma lavagem comum, basta aplicar o shampoo no couro cabeludo e massagear o local suavemente.

Com a espuma que se formou, você vai deslizando e passando o produto pelo restante do cabelo. E dica: faça sempre realizando movimentos leves. Isso evita a quebra de fios.

Quais as funcionalidades do shampoo?

O shampoo não apenas deixa nossos cabelos limpos, como também nutre nossa raiz.

Isto ocorre porque o condicionador, item que vem logo após o shampoo na rotina capilar, deve ser usado apenas no comprimento dos fios. Assim sendo, o shampoo faz o trabalho onde o condicionador não chega: nutre o couro cabeludo.

Dependendo do tipo de shampoo que comprar, alguns vêm com a função de auxiliar no crescimento do cabelo, tratamento da caspa, dentre outras ações específicas.

Devo trocar de shampoo periodicamente?

Apenas se desejar fazê-lo.

Muitos ainda acreditam que o cabelo acostuma-se com o uso contínuo de um determinado tipo de shampoo. Isso não e verdade.

Não há necessidade de trocar o shampoo com frequência.

O que ocorre é que os benefícios que o produto traz para o cabelo tornam-se um pouco mais permanentes, e quem usa passa a ter a impressão de que o produto já não mais funciona no cabelo dela.

Foque apenas em encontrar um bom shampoo para seus cabelos e não se preocupe em ter que trocá-los com frequência.

Tenho cabelos oleosos, o shampoo transparente é o melhor para meu caso?

Isso é um mito.

Aliás, a cor do shampoo não tem quase nenhuma relação com o tipo de ação que ele realiza nos cabelos.

Qual a função do shampoo na rotina capilar e como usá-lo da maneira correta

Há, por exemplo, shampoos transparentes e leitosos que servem, basicamente, à mesma coisa. Ou seja, realizam uma boa limpeza independente se em um cabelo crespo ou liso.

Posso lavar meus cabelos todos os dias sem risco de prejuízos à saúde deles?

Depende muito da situação.

Se seu coro cabeludo está constantemente sujo por conta de agentes externos, como poeira e poluição, é indicado sim que você lave suas madeixas diariamente.

Ou, em casos onde a pessoa pratica atividades físicas recorrentes e, por isso mesmo, a região do couro cabeludo transpira bastante. Nestes contextos, é necessária uma higienização frequente.

Quais tipos de shampoo posso encontrar no mercado?

Como dito anteriormente, existem vários tipos de shampoos. Todos servirão como agentes de limpeza principal dos cabelos, mas eles também possuem funcionalidades acessórias. E é justamente neste quesito que diferenciam-se.

Shampoo translúcido

É um shampoo de textura perolada e pode ser usado todos os dias.

Qual a função do shampoo na rotina capilar e como usá-lo da maneira correta

Sua ação de limpeza é boa, mas deixa um pouco a desejar. Por isso mesmo, é aconselhável que se use um shampoo de ação mais potente antes dele, para que, assim, a limpeza seja completa.

O produto é indicado para quem tem cabelo normal e também tipos específicos de cabelos oleosos.

Shampoo leitoso

É um shampoo que possui uma textura densa, leitosa.

Para usá-lo, deve-se estar com os fios limpos. Ou seja, é necessário já ter previamente lavado com um outro shampoo.

O produto é indicado para quem tem madeixas muito ressecadas ou tingidas, pois ele hidrata bastante as fibras capilares.

Shampoo transparente

Ao contrário do que muitos pensam, esse shampoo não é antirresíduo. Contudo, ele realiza uma limpeza muito boa nos cabelos.

Geralmente, são produtos desenvolvidos principalmente para quem tem cabelos oleosos.

Um mito que ronda o shampoo transparente é que cabelos tingidos não podem ser lavados com ele. Podem sim!

Não tem problema e, inclusive, se você tem cabelos coloridos, pode usar esse shampoo sempre que desejar.

Shampoo anti resíduo

Esse produto é aconselhável de ser usado ou antes de uma hidratação forte, ou quinzenalmente.

O shampoo realiza uma limpeza profunda nos fios e no couro cabeludo. Portanto, ao ser aplicado, abre bastante as cutículas dos cabelos para receber uma hidratação potente.

Quem usa, sente que, após a aplicação, os cabelos ficam com um aspecto áspero e bastante embaraçado.

Dicas extras para manter seus cabelos sempre bem tratados

  • Você pode comprar shampoos um pouco mais baratos e compensar o restante na máscara de hidratação. Prefira máscaras mais caras e que sejam de marcas conhecidas, pois estas oferecem um tratamento de primeira para seus cabelos.
  • Tudo bem que o shampoo transparente seja bastante aconselhável para quem tem fios secos mas, por precaução, use um shampoo para cabelos oleosos antes.
  • Se antes de iniciar a limpeza capilar, seu cabelo já encontrar-se muito seco, de qualquer forma use um transparente antes.
  • Você pode substituir o condicionador pela máscara de ação rápida, caso queira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *