O que são tônicos capilares e como eles podem ajudar na saúde dos seus cabelos

O que é tônico capilar e como ele pode ajudar na saúde dos seus cabelos

Manter um cabelo sempre bonito e saudável exige alguns cuidados extras na rotina. É necessário saber qual seu tipo de cabelo para conseguir detectar o melhor tratamento para ele. O couro cabeludo também precisa estar bem tratado e é para isso que serve o tônico capilar.

Além de tratar o couro cabeludo, o produto é igualmente usado no combate à caspa, seborreia, auxilia no crescimento dos fios, fortalece os cabelos, oferece nutrição e ajuda a prevenir o surgimento de fungos.

Ou seja, há uma variedade de tônicos capilares no mercado, basta escolher o que mais adequa-se às necessidades do seu cabelo.

A seguir, confira um guia completo que preparamos para te ajudar na busca pelo tônico capilar ideal para seu caso.

Sumário

Afinal, o que é um tônico capilar?

Os nutrientes que chegam aos nossos cabelos são absorvidos pelo couro cabeludo. Aliás, nossos fios ficam brilhosos e sedosos após um processo de nutrição, por exemplo, justamente porque são absorvidos e, a partir daí, agem nutrindo de dentro para fora.

O que são tônicos capilares e como eles podem ajudar na saúde dos seus cabelos

Os tônicos possuem diversos nutrientes e vitaminas excelentes para nossa saúde capilar. Além disso, eles estimulam a microcirculação e auxiliam na irrigação do bulbo capilar, que é a base da fibra capilar.

Assim sendo, o tônico capilar potencializa o suprimento de nutrientes, ajuda na renovação das células e estimula a produção de proteínas na região. Ou seja, todo esse processo melhora significativamente a resistência dos fios.

O tônico pode ajudar a prevenir a quebra dos fios?

Sim, eles podem agir no sentido de fortalecer o cabelo, desta forma, evitando que torne-se frágil e quebre com facilidade.

O produto ajuda na oxigenação do bulbo capilar, além de torná-lo mais resistente e nutrido.

Contudo, é preciso entender que, se tiver um problema de quebra de fios muito grave, o tônico capilar não será de tanta utilidade.

Posso usar um tônico capilar para dar resistência aos fios?

Como dito anteriormente, existem diversos tipos de tônicos capilares nas prateleiras das lojas. Escolha o que tem a função de fortalecer seus cabelos e dê início ao tratamento.

Certos tipos de tônicos deixam o cabelo bem mais resistente e, além disso, conseguem repor alguns nutrientes que possam estar faltando em seus cabelos.

Tônicos capilares ajudam no crescimento do cabelo?

Sim, há tônicos capilares no mercado que auxiliam no crescimento dos fios.

Se seu cabelo está tendo um crescimento muito lento, o tônico específico para auxiliar nesse caso pode ajudar bastante.

Contudo, ele não fará com que seu cabelo cresça mais do que a média padrão, que é de 1 cm a 1,5 cm por mês.

Como usar o tônico capilar da maneira correta?

É possível realizar a aplicação do tônico capilar antes ou depois do banho.

Porém, se quer potencializar os efeitos do produto, utilize-o ao menos 2 vezes por dia, de preferência pela manhã e à noite.

O que são tônicos capilares e como eles podem ajudar na saúde dos seus cabelos

Não importa se seu cabelo está seco ou molhado, o tônico capilar apenas age no couro cabeludo. Como o produto só tem ação nesta região, é recomendado passar um creme sem enxágue no comprimento dos fios, apenas para acrescentar uma camada de proteção.

Após aplicar o produto no couro cabeludo, realize ali uma massagem leve. Dessa forma, estará estimulando a circulação na área, potencializando a absorção dos nutrientes e oxigenando a raiz dos seus cabelos.

Tônicos capilares caseiros

Algumas pessoas optam por preparar seus próprios tônicos capilares. Contudo, é importante lembrar que, ao preparar o seu, não saberá se terá eficácia garantida após a aplicação em seu couro cabeludo.

Mas existem sim alguns ingredientes caseiros que podem te ajudar a alcançar efeitos que serão benéficos aos seus cabelos.

Há especiarias, ervas e alimentos que têm componentes que ajudam a estimular a circulação sanguínea, bem como servem de bactericidas e têm função adstringente.

Conheça alguns:

Alho

Você pode preparar um tônico de alho, pois o alimento possui bastante nutrientes e vitaminas, inclusive a conhecida vitamina C.

A vitamina C ajuda na produção de colágeno, e este age tornando os fios mais fortes, resistentes.

Outra vitamina contida no alho é a B1. Ela igualmente estimula a circulação sanguínea e, quando aplicada diretamente no couro cabeludo, auxilia grandemente no crescimento dos fios.

É fácil preparar um tônico de alho! Basta colocar dentro do liquidificador 200 ml de água e 6 dentes de alho. Bata por 3 minutos e, em seguida, coloque a mistura feita dentro de um frasco vazio e limpo, de preferência que contenha uma tampa borrifadora ou um bico dosador.

Agora é só colocar na geladeira e deixar ali por 2 dias antes de começar a usar. Aplique em seu couro cabeludo 1 vez por semana e deixe agindo por, no mínimo, 2 horas. Lave em seguida.

Gengibre

O gengibre é rico em nutrientes que agem como anti-inflamatórios, antissépticos e estimulantes. Ele também possui diversos nutrientes, vitaminas, aminoácidos e agentes antioxidantes.

Todos esses elementos auxiliam no crescimento do cabelo e no combate à caspa e quebra dos fios.

Para preparar seu tônico de gengibre, você vai colocar dentro de uma panela 100 ml de água e 1 colher de sopa de gengibre picado. Quando a fervura subir, espere 1 minuto e só então apague o fogo.

Coloque toda a mistura em um frasco e deixe descansando por pelo menos 3 horas. Não precisa colocar na geladeira.

Pronto! Você pode aplicar o tônico todos os dias antes de ir dormir e lavar seus cabelos pela manhã.

Mas atenção! O tônico de gengibre, ao contrário do de alho, só possui 1 semana de validade. Após passado esse período, jogue fora e, se necessário, prepare outra mistura do tônico.

Alecrim

O alecrim é uma planta que possui agentes bactericidas, adstringentes e que agem como anti-inflamatórios.

Ajudam bastante no combate da queda de cabelo, caspa e controlam a oleosidade capilar.

O que são tônicos capilares e como eles podem ajudar na saúde dos seus cabelos

Pegue 2 ramos de alecrim e jogue em 100 ml de água já fervida. Quando perceber que a água ficou com uma tonalidade escura, passe a mistura por uma peneira.

Coloque a solução em um frasco e deixe na geladeira por cerca de 1 semana.

Passado o tempo de descanso, aplique o tônico de alecrim em seu couro cabeludo 3 vezes por semana, deixando agir por, no mínimo, 3 horas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *