As vantagens do sabonete em barra íntimo para a sua rotina

A higiene íntima feminina é algo muito importante na rotina da mulher, e agora tem um novo tipo de aliado: o sabonete em barra íntimo. Já conhecia? Vamos entender porquê esse produto pode ser vantajoso no dia-a-dia.

Sabemos como a região genital é sensível e que um desequilíbrio ali pode acarretar desde alergias até infecções mais graves. Então, manter a higiene da vulva é algo essencial e merece atenção na hora de escolher os produtos que irão auxiliar nisso.

Sumário

Por que devo escolher um sabonete íntimo?

Bem, os sabonetes íntimos entraram no mercado nos últimos 20 anos. De lá para cá, muito mudou na forma como a saúde íntima feminina é vista e na disponibilidade de informações sobre isso.

As mudanças são tantas e tão rápidas que até os médicos ginecologistas precisam se manter sempre atualizados, principalmente em questão de produtos de higiene íntima.

Inicialmente pensado apenas para lavar e perfumar a vulva, com as novas descobertas o produto se adaptou. As principais características de um bom sabonete íntimo são:

  • Equilibrar ou manter o pH vaginal.
  • Não destruir a flora bacteriana natural da vagina.
  • Ser hipoalergênico.
  • Não conter perfumes e outras substâncias que possam agredir a região genital.

Alguns produtos mais recentes passam até a contribuir para a reconstrução da flora vaginal, acrescentando muitos outros benefícios ao uso do sabonete além da higiene íntima.

Até pouco tempo, o sabonete íntimo era algo visto com estranheza, e sua composição não variava tanto em relação ao sabonete comum. Os tipos de sabonete são tantos que podemos até nos confundir.

Porém, em questão de higiene íntima, o mercado até pouco tempo se concentrava majoritariamente na produção de sabonetes líquidos. Agora isso mudou e temos o sabonete em barra íntimo!

Uma forma diferente de manter sua saúde íntima

Os sabonetes líquidos já devem ser bem conhecidos da maioria do público, certo? Porém, o sabonete mudou da mesma maneira que outros produtos líquidos de higiene pessoal passaram a ser produzidos no formato em barra.

Assim como shampoos e condicionadores começaram a ser vistos como mais práticos, ecológicos e com maiores benefícios em sua forma sólida, o mesmo ocorreu com os sabonetes íntimos.

Vantagens do sabonete em barra

O produto reúne mais praticidade, principalmente para viagens e por não precisar de frascos para ser transportado.

As vantagens do sabonete em barra íntimo para sua rotina

Em viagens internacionais de avião, por exemplo, há proibições e limites para o transporte de produtos líquidos. Assim, possuir seu sabonete em barra pode facilitar bastante a passar a sua bagagem!

Além disso, os sabonetes em barra íntimo têm reunido muito mais substâncias benéficas em sua composição, em relação ao tipo líquido.

Existem tipos de sabonete em barra para cada perfil de pessoa:

  • Sabonete vegano.
  • Sabonete com extratos naturais.
  • Sabonete com óleos essenciais.
  • Sabonete sem perfume.

Porém, preste atenção a um detalhe muito importante: nunca divida seu sabonete em barra com outras pessoas, principalmente o íntimo!

Diferente da versão líquida, em que não há contato entre o produto na embalagem e a pessoa que o utiliza, o sabonete em barra íntimo pode contaminar-se e passar infecções de uma pessoa para a outra.

E já que estamos falando das facilidades do sabonete íntimo em barra, que tal também explicarmos a melhor maneira de armazená-lo para manter sua integridade e vida útil por muito mais tempo?

Cuidados ao armazenar seu sabonete em barra íntimo

Aqui vamos explicar como devem ser os cuidados com seu sabonete para tirar dele o melhor proveito. Para um melhor entendimento, vamos dividir esse cuidado em dois momentos: antes e depois de retirado o produto de sua embalagem.

Quando o produto ainda está embalado

Os sabonetes em barra são armazenados à sombra e longe da umidade nas lojas. O mesmo deve ser feito quando o produto chega na sua casa.

Muito cuidado com o local em que vai deixar os sabonetes. Algumas pessoas colocam esse produto nos banheiros, em armários abertos expostos ou embaixo da pia.

Ambas as opções trazem riscos. O armário aberto pode expor os sabonetes em barra à luz, calor e à umidade do banheiro. Já caso opte por armazená-lo embaixo da pia, há o risco da umidade proveniente da cuba acima.

O mais indicado é armazenar seu produto fora do banheiro, em uma despensa com porta, longe de umidade, calor e luz solar.

Quando o produto já está fora da embalagem

Tudo muda depois que você retirou seu sabonete em barra íntimo de dentro da embalagem. Obviamente esses produtos são feitos para resistir e durar mais tempo em contato com a umidade, mas não exagere!

As vantagens do sabonete em barra íntimo para a sua rotina

Deixar seu sabonete exposto dentro do box do banheiro pode fazer com que perca as propriedades originais, que amoleça ou se desfaça muito mais rápido do que deveria.

O ideal é comprar uma saboneteira, onde irá armazenar o produto após aberto. Tome o cuidado de manter essa saboneteira fechada, para que não se encha de água. Um sabonete imerso constantemente em água vai se desfazer e perder suas propriedades.

Uma dica extra! Jamais junte pedaços de sabonetes diferentes. Nunca coloque um sabonete comum junto com seu sabonete em barra íntimo, pois são destinados à áreas diferentes do corpo e isso pode acarretar alergias.

Mesmo entre sabonetes em barra íntimos, o ideal é nunca juntas restos de sabonete em um só. Isso pode ser prejudicial à sua saúde íntima!

Não deixe os sabonetes expostos demais à umidade e cheque sempre a integridade do produto, principalmente observe se não existem manchas ou mofo em seu sabonete. Cheque sempre a data de validade antes de comprar ou usar, sua saúde íntima vale esse esforço.

Para maiores dúvidas, sempre converse com um médico sua higiene íntima e o que ele lhe recomendaria. Em caso de alergias ou outros sintomas, um médico também é o mais indicado para recomendar uma troca por um novo produto.

E agora, se sente mais confiante em comprar um sabonete em barra íntimo? Sua saúde agradece! Mas tome todos os cuidados na escolha, na armazenagem e no uso, certo?

Deixe seu comentário, vamos gostar de saber o que achou de nossas dicas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *