Posso usar um alisante de cabelo em casa? Aprenda como

Já faz tempo que a ditadura do cabelo liso acabou, certo? Sim, hoje em dias a diversidade dos estilos e tipos da cabelo está mais do que em alta. Porém, se você é uma pessoa adepta ao alisante de cabelo, e adora ter seu cabelo liso, tudo bem também.

Pois sempre será uma questão de gosto pessoal. Há quem ache que os cabelos lisos são mais práticos e de fácil manutenção, ou que simplesmente gostam mais do visual liso.

E se você é essa pessoa, é para você que preparamos essas dicas. Caso seja a primeira vez que vá adquirir um produto para alisar seus cabelos, ou já seja a milésima vez, não importa. Tratar os cabelos em casa sempre será uma boa opção, certo?

Então vamos lá.

Sumário

Comece entendendo o produto e como escolher o seu!

Para quem está entrando em contato com o assunto pela primeira vez, pode ser complicado escolher o melhor produto para um tratamento em casa.

Existem hoje em dia muitas opções no mercado. Então vamos lhe ajudar a encontrar o alisante certo para você e sua rotina capilar caseira!

Há mais de um tipo de alisante de cabelo?

A resposta é: sim!

O objetivo final do produto sempre será o mesmo. Ou seja, alinhar e alisar seus fios de cabelo. Porém, os alisantes podem ser classificados em diferentes categorias, e se diferenciam entre si a partir da sua composição.

Para facilitar, vamos explicar a seguir. Os produtos, a depender da sua base química principal, se dividem entre:

  • base de carbocisteína.
  • base de ácido glioxícílico.
  • base de hidróxido de sódio.
  • base de hidróxido de guanidina.
  • base de tioglicolato de amônia.

E como escolher a melhor base química? Claro, a partir do que você pretende com ele e qual seu tipo de cabelo e tipo de rotina capilar.

Como funcionam os diferentes tipos de alisante?

Todos irão funcionar abrindo as cutículas do fio e penetrando na fibra capilar. Em seguida, há a quebra das ligações nas pontes de sulfeto da fibra, que são as responsáveis pelo formato do fio.

Posso usar um alisante de cabelo em casa? Sim! Aprenda como

Por último, com o calor da chapinha o fio será selado e poderá se manter no novo formato liso. Portanto, o que ocorre é uma interferência estrutural na fibra capilar, o que deve ser feito com bastante cuidado na escolha do produto.

Saiba mais em: Como o alisante de cabelo funciona? Entenda as diferenças entre os principais tipos de alisamentos.

Então é seguro utilizar qualquer tipo de alisante de cabelo em casa?

Bem, para uma rotina caseira com alisantes, recomenda-se que seja feita a utilização de cremes alisantes. Esses produtos, por serem mais suaves em sua formulação irão agredir menos os fios.

Além disso, há menor possibilidade de erro em seu uso, diminuindo qualquer chance de ocasionar estragos acidentais em seu cabelo. Queremos evitar isso, certo?

Mas e a progressiva, pode ser feita em casa?

As famosas escovas progressivas também entram na categoria de alisantes de cabelo. Porém, elas são mais agressivas em comparação aos cremes alisantes.

Também é pela base química que o creme alisante de cabelo se diferencia da progressiva, por exemplo. Isso porque as progressivas contêm em sua formulação o formol.

Essa substância comprovadamente pode ter potencial cancerígeno. Além disso, a progressiva pode impedir a longo prazo que ocorra a nutrição capilar, pois forma um filme sobre os cabelos. Isso acaba por barrar a penetração nos fios da hidratação com nutrientes e vitaminas.

Posso usar então os cremes alisantes?

Já o creme alisante, com formulação diferente da progressiva e sem o formol, age nas ligações das moléculas da fibra capilar sem impedir sua nutrição posterior.

O creme atua na estrutura do cabelo, e pode ter em sua composição outras substâncias que auxiliam na manutenção da saúde capilar, ao mesmo tempo que alisa a fibra capilar.

Então, como pode entender, é muito mais indicado para alisar seu cabelo enquanto o mantém saudável e bonito. Afinal, não adianta um cabelo liso, mas sem vida e movimento, certo?

Aplicando o creme alisante de cabelo de forma caseira!

Agora vamos entender qual a melhor maneira para aplicar por conta própria o alisante em seu cabelo. Vamos lá!

Primeiro, recomendamos que não tenha lavado os cabelos antes de começar o processo de alisamento. O ideal é que os fios estejam mais sujos, pois isso além de oferecer proteção extra aos fios, ajuda a fixar melhor o produto no cabelo.

Além disso, tenha certeza de que os cabelos estão bem desembaraçados, para que nenhuma parte receba o produto de forma desigual! Para isso, procure usar um pente fino para desembaraçar os fios.

Agora é hora de aplicar! Para isso, tenha em mãos um pente ou um pincel para cabelos. Divida seu cabelo como se fosse tingir, e inicie a aplicação mecha por mecha, sem esquecer de nenhuma.

Após isso, deixe o creme descansando nos cabelos. Respeite sempre o tempo ideal prescrito pelo fabricante, que estará na embalagem.

Posso usar um alisante de cabelo em casa? Sim! Aprenda como

Atenção: nunca deixe o produto agindo por mais tempo do que o indicado em seus cabelos. Isso não é garantia de que o fio ficará mais liso, ou de que o resultado será melhor.

Pelo contrário, isso pode acabar por estragar seu cabelo e casar danos a sua saúde capilar! Outra dica é: se você já tem química, evite adicionar mais química sobre a fibra capilar, pode danificar demais a estrutura de seu cabelo.

Depois que o alisante de cabelo agiu por todo o tempo indicado, retire o produto. Você deve enxaguá-lo abundantemente.

Após isso, mantenha os cabelos úmidos e aplique um neutralizante e deixe agir. Enxague e aplique um hidratante em seus cabelos, enxaguando também após deixar descansar por cerca de 15 minutos.

Mas não se preocupe, o neutralizante e o hidratante em geral já são inclusos nos kits de cremes alisantes!

Assim, seus cabelos poderão ficar lisos e saudáveis, tudo feito no conforto da sua casa! Uma ótima forma de economizar tempo e manter os bons cuidados da sua rotina capilar, certo?

Esperamos que tenham gostado de nossas dicas a informações sobre o alisante de cabelo e como utilizá-lo em casa. Deixe seus comentários abaixo, queremos saber sua opinião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *