Saiba tudo sobre tinta de cabelo e como utilizar esse produto

Atualmente as pessoas gostam cada vez mais de modificar sua aparência e se sentirem renovadas de certa forma ao olharem no espelho. Quem nunca teve momentos em que teve necessidade de mudar alguma coisa e dar uma refrescada no visual?

Nesses casos, mudar a tonalidade com tinta de cabelo é uma forma das mais procuradas para alterar o visual sem precisar cortar, por exemplo. Existem diversas formas de utilizar esse produto, tudo vai depender do seu cabelo e do que você deseja como resultado final.

Seja para mudar radicalmente o tom, apenas fazer mechas e luzes, ou mesmo algo mais elaborado com diversas cores, é a escolha da tinta de cabelo que vai fazer a diferença. Vamos entender o que é esse produto e como funciona?

Sumário

O que é uma tinta de cabelo?

O nome já diz tudo. Esse produto foi desenvolvido para alterar a tonalidade da fibra capilar, abrindo suas cutículas e modificando a estrutura das partículas de pigmento ali existentes. Dependendo da tonalidade, o produto irá depositar determinadas partículas pigmentadoras.

Mas você sabia que a tinta de cabelo existe em diferentes tipos e para diferentes propósitos? Nem todas irão agir da mesma forma em seu cabelo.

Saiba tudo sobre tinta de cabelo e como utilizar esse produto

Então vamos explicar qual a ação e indicação de cada tipo de produto. Vamos lá!

Quais os tipos de tinta disponíveis no mercado?

É essencial que você entenda a função de cada produto e de que forma ele irá interagir com sua fibra capilar. Ainda mais se estiver pretendendo fazer a coloração sem a ajuda de um profissional em um salão. Então continue lendo, vamos explicar cada um.

Tinta de cabelo permanente

Essa tintura é a mais procurada para procedimentos nos salões. Por ser mais agressiva em sua ação nos fios, e os resultados serem permanentes na fibra capilar tingida, deve-se tomar mais cuidado com essa tinta.

A tinta de cabelo permanente tem em sua composição amônia e oxidantes. Essas substâncias são as responsáveis por abrir as cutículas da fibra capilar e alterar o pigmento ali existente, conferindo novo tom aos fios.

Todavia, conforme o cabelo for sendo lavado, a depender da tonalidade utilizada a cor poderá começar a desbotar, necessitando retoque do pigmento.

Atenção: essa tintura é a mais indicada para mudanças radicais de tom, e para a cobertura dos fios brancos. Pode clarear a tonalidade dos cabelos em até quatro tons, e escurece para qualquer tonalidade.

Porém, caso você esteja em busca de uma transformação menos radical ou que saia mais facilmente, deve optar por outro tipo de tinta de cabelo. Vamos explicar a seguir.

Tinta de cabelo temporária

Também conhecida como rinsagem, essa tintura não possui a mesma formulação agressiva da tinta permanente. Sendo um produto livre de amônia e oxidantes, ele contém apenas pigmentos.

Assim, o produto não conseguirá abrir as cutículas da fibra capilar para depositar o pigmento internamente. Dessa forma, a cor atingida permanece na camada mais externa do fio, e irá saindo conforme o cabelo for sendo lavado.

A média de duração da tinta de cabelo temporária é de 5 ou 6 lavagens. Consulte as recomendações e instruções na embalagem do produto para maiores informações a esse respeito.

Tonalizante

Muito confundido com a tintura temporária, o tonalizante se encaixaria mais em uma categoria híbrida entre as duas citadas anteriormente. Ele não possui formulação livre de química como a rinsagem, mas também não é tão agressivo como uma tinta permanente.

O que ocorre é que o tonalizante possui amônia e oxidantes e menor quantidade, diminuindo seu poder de penetração na fibra capilar. Dessa forma, o pigmento será depositado em uma camada intermediária da fibra capilar, e sairá mais facilmente.

Por isso, o tonalizante também pode ser conhecido como uma tintura semipermanente. Ele é indicado para quem não pretende uma mudança muito grande de tom, e também não tem poder de cobertura dos fios brancos.

Essa tintura de cabelo em geral vem associada a outras substâncias para hidratar e dar brilho a seus cabelos, e é muito utilizada entre as colorações com tinta permanente, para dar uma reavivada na cor desbotada.

Em geral o produto irá durar cerca de 20 lavagens, mas sempre consulte a indicação disponível na embalagem da tinta de cabelo que adquirir.

Henna

Esse tipo de tinta de cabelo é uma espécie de tinta temporária, mas de origem totalmente natural. Ela pode apenas escurecer os fios, em tons amarronzados e acobreados.

Por ser uma tintura natural, não irá agredir os fios como as demais tintas de cabelo. Porém, ela tem baixa cobertura de fios brancos e não oferece uma variedade grande de tons para quem escolher aplicá-la.

Da mesma forma que a tinta temporária, a henna irá durar entre duas e três semanas nos fios, sendo necessário o retoque após esse período.

Bem, agora você já tem uma ideia de quais os tipos de tinta de cabelo que pode escolher para sua mudança de visual. Caso vá realizar o procedimento por conta própria, trazemos mais algumas dicas para entender como escolher sua tinta ideal.

Como entender as diferentes numerações da tinta de cabelo?

Geralmente quando vamos adquirir uma tinta de cabelo, procuramos a tonalidade desejada em uma tabela de cores específica para aquela marca de tintura. Todavia, essa escala segue uma numeração específica que você deve compreender.

Saiba tudo sobre tinta de cabelo e como utilizar esse produto

O principal é entender que quanto mais claro o tom desejado, maior será a numeração. E quanto mais escuro o tom, menor a numeração. A escala em geral inicia no número 1 e termina no número 10. Veja a seguir.

  • 1- Preto Profundo
  • 2- Preto Natural
  • 3- Castanho Escuro
  • 4- Castanho Médio
  • 5- Castanho Claro
  • 6- Loiro Escuro
  • 7- Loiro Médio
  • 8- Loiro Claro
  • 9- Loiro Muito Claro
  • 10- Loiro Claríssimo

Portanto, preste atenção em qual será a base da numeração para a sua tinta de cabelo. É com essa informação que irá encontrar o tubo de tinta nas prateleiras, organizados a partir dessa numeração.

Porém, além da cor de base, existem as variações de nuance da cor. Por exemplo, você pode querer um castanho claro acinzentado ou um castanho claro acobreado. São esses números após a cor de base, que irão indicar a tonalidade certa para você.

  • .0 Natural
  • .1 Acinzentado
  • .2 Violeta/Azulado
  • .3 Dourado
  • .4 Acobreado
  • .5 Acaju
  • .6 Vermelho
  • .7 marrom

Então, seguindo o exemplo de cima, caso você procure um castanho claro acobreado, para encontrar a tinta de cabelo ideal você irá procurar pela numeração de base do castanho claro (5) e em seguida a numeração da nuance acobreada (.4). Assim, você terá a tintura 5.4 como a ideal para chegar ao tom castanho claro acobreado.

Essa numeração deverá ser observada para tinta de cabelo permanente, temporária ou tonalizante. Uma dica extra: caso a nuance venha repetida (5.44) isso significa que ele será mais forte que um normal (5.4).

Assim chegamos ao fim de nossas dicas. Esperamos que tenha entendido melhor como procurar seu tipo de tinta de cabelo ideal, e que agora consiga encontrar sozinha a numeração exata do tom pretendido!

Você já usou alguma tinta de cabelo que mais gostou? Deixe sua experiência nos comentários, vamos adorar saber!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *