Entenda melhor o condicionador e sua função na rotina capilar

O condicionador é um produto já muito conhecido e incluído na rotina da lavagem e cuidados com os cabelos. Mas você entende bem qual a sua função e quais opções de condicionador existem?

É muito comum lembrarmos de shampoos e condicionadores como itens triviais de higiene capilar. Mas não é bem assim! O condicionador ainda traz uma série de dúvidas quanto a seu uso correto e a forma como atua sobre a fibra capilar.

Por isso, vamos agora trazer uma série de informações para que você aprenda tudo sobre os condicionadores, esse produto fundamental para o cuidado diário dos fios.

Sumário

Como funciona o condicionador?

Primeiro e mais básico de tudo: ele foi criado para ser um produto complementar à ação do shampoo. Assim, os shampoos abrem as cutículas das fibras capilares para retirar as impurezas ali depositadas. Depois, o condicionador atua selando essas cutículas.

Além disso, o condicionador é de uso diário, sendo responsável por garantir:

  • Brilho.
  • Nutrição.
  • Proteção contra fatores externos como sol, poluição, produtos químicos, etc.
  • Facilitar o desembaraçar dos fios.
  • Dar maleabilidade.

Portanto, o condicionador seria o responsável por manter a saúde do comprimento dos fios, devolvendo sua hidratação natural, brilho e leveza. Sua ação seladora diminui a fricção entre a escova e os fios, diminuindo a quebra ao desembaraçar os cabelos.

Há também a possibilidade de utilizar o condicionador dentro da técnica do co-wash. Nesse método a lavagem do cabelo é feita utilizando-se apenas os condicionadores, através dos seus agentes emolientes, e sem aplicar nenhum shampoo.

Para tudo existe um condicionador específico que irá se adaptar melhor aos seus objetivos.

Existe mais de um tipo de condicionador?

A resposta é: sim!

Da mesma forma que os demais produtos para cabelo, como máscara hidratante e shampoo, o condicionador tem que ser escolhido de acordo com o seu tipo de cabelo. Além disso, pode conter outras substâncias em sua formulação, para cada tipo de objetivo em sua rotina capilar.

Vamos então entender qual o tipo mais recomendado para cada tipo de cabelo, e a melhor forma de aplicar o produto.

Entenda melhor o condicionador e sua função na rotina capilar

Cabelos oleosos

Para um cabelo mais oleoso, por exemplo, o ideal é procurar por um condicionador de fórmula levemente hidratante. Para não pesar demais nos fios.

Evite produtos que contenham óleos em sua formulação, como óleo de argan e de rícino, por exemplo. Pois isso irá deixar seus cabelos com aspecto pesado e oleoso, em vez de macios e soltos.

Para esse tipo de cabelo, recomenda-se aplicar uma quantidade pequena de produto. Dê sempre preferência às pontas dos cabelos, à parte mais danificada do comprimento. Evite sempre passar condicionar próximo ao couro cabeludo, pois ele ficará oleoso!

Cabelos mistos

Um cabelo do tipo misto é aquele que possui raízes oleosas, com o comprimento e pontas mais ressecados e porosos. Para esse tipo de cabelo, é recomendado que se utilize um condicionador com fórmula hidratante.

Como os efeitos do condicionador deverão se concentrar no comprimento, está liberado um produto que contenha uma formulação mais pesada. Com óleos e outras fórmulas mais hidratantes.

Porém a recomendação na aplicação merece atenção: pode utilizar mais produto no comprimento, mas evite chegar muito próximo ao couro cabeludo. Pois ao utilizar um condicionador hidratante mais forte, as chances de pesar e deixar as raízes oleosas aumentam caso espalhe demais o produto em direção a elas.

Cabelos secos

Um cabelo do tipo seco irá possuir tanto raízes quanto comprimento ressecados e porosos. Para esse tipo de cabelo, recomenda-se adquirir um condicionador de fórmula bastante hidratante e nutritiva.

Está liberado condicionadores que reúnam óleos e outras substâncias nutritivas. Dependendo do quão ressecadas sejam as raízes, pode aplicar o produto mais próximo ao couro cabeludo. Mas nunca passe diretamente nas raízes!

Lembre-se, mesmo um cabelo mais seco pode sofrer com caspas e dermatite seborreica caso haja acúmulo de produto em seu couro cabeludo.

Posso complementar o efeito do condicionador com outros produtos?

Sim! Muitas pessoas optam por finalizar sua rotina diária capilar com uma máscara de tratamento, ou um creme leave-in para pentear. Eles podem ser complementares à ação nutritiva do condicionador.

Mas atenção: se você tiver cabelos oleosos, evite sobrepor tantos produtos nutritivos. Após o condicionador, aplique creme para pentear apenas nas pontas onde o cabelo é mais agredido diariamente.

No caso dos cabelos mistos e secos, pode-se fazer um uso mais pesado de produtos hidratantes. Porém não esqueça de um detalhe: a máscara de tratamento requer um uso mais espaçado, diferente do condicionador e do creme para pentear, que podem ser usados diariamente.

Para quem optar por um combo de produtos, lembre-se de enxaguar o condicionador muito bem, pois ele não foi feito para ser deixado nos cabelos. Certifique-se de que todo o produto foi retirado antes de utilizar sua máscara hidratante ou aplicar o creme para pentear.

Resumindo o que vimos até aqui, percebemos que o condicionador pode ser utilizado de forma versátil e deve ser escolhido a partir das seguintes questões centrais:

  • Qual seu tipo de cabelo? Oleoso, misto ou seco?
  • Qual seu objetivo com o condicionador?
  • Qual a formulação e função que necessito em meu cabelo?

Ele pode ser utilizado na rotina capilar antes de outros produtos hidratantes, como o creme para pentear e a máscara hidratante, mas nunca sobrepondo um ao outro. E lembramos: jamais aplique o condicionador diretamente na raiz do cabelo, certo?

Entenda melhor o condicionador e sua função na rotina capilar

Esperamos ter ajudado a sanar suas dúvidas gerais sobre o uso dos condicionadores. Agora, escolha o melhor produto para promover a proteção e tratamento de seus cabelos!

Gostou? Deixe seu comentário abaixo para sabermos sua opinião!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *