Conheça tudo sobre o tônico capilar e como utilizar esse produto

Cada vez mais os produtos disponíveis para cuidar da saúde capilar se multiplicam, junto com seus benefícios. Existem diversos aliados para a lavagem dos cabelos – como shampoos e condicionadores diversos, e também para o tratamento, como cremes de hidratação e o leave-in. Mas você já ouviu falar no tônico capilar?

O tônico capilar não é exatamente um produto recente, mas ele se renovou completamente nos últimos anos. Atualmente, existem produtos para todos os objetivos e tipos de cabelo disponíveis no mercado.

Pois o tônico é especialmente feito para quem está procurando por um tratamento direcionado para o bulbo capilar, ou seja, para o couro cabeludo e os fios que ali estão nascendo e crescendo.

Muito interessante!

 Então, que tal a gente explicar um pouco mais sobre esse excelente produto para sua saúde capilar? Vamos lá!

Sumário

O que é e como funciona um tônico capilar?

Os tônicos são produtos em geral líquidos, e devem ser aplicados diretamente no couro cabeludo e raízes. Diferentemente dos cremes hidratantes e demais produtos de tratamento que são aplicados diretamente no comprimento dos fios, os tônicos irão agir primeiro na saúde do couro cabeludo e da fibra capilar que será formada.

Conheça tudo sobre o tônico capilar e como utilizar esse produto

O produto, ao ser espalhado no couro cabeludo com uma vigorosa massagem utilizando as pontas dos dedos, irá ativar a circulação sanguínea. Assim, deixará os fios mais fortes e resistentes, repondo com sua formulação nutrientes e outras substâncias fundamentais para a saúde capilar.

Então, o efeito do produto será no longo prazo, surgindo conforme o cabelo for crescendo e os fios sendo trocados. Porém esse efeito depende muito da formulação de cada tônico, que é feita especialmente para cada objetivo.

Quais os tipos de tônico disponíveis?

Esse produto pode ser encontrado facilmente, mas você deverá já ter em mente o que pretende com o seu tônico capilar. Assim, poderá escolher mais facilmente qual o produto ideal para o que procura.

Mas, calma, iremos lhe ajudar nessa escolha! Conheça agora os diferentes tipos de tônico capilar.

Tônico hidratante

Esse tipo de produto é destinado, como o nome já diz, a melhoria da hidratação dos fios e do couro cabeludo ressecados. Ele irá reunir em sua formulação agentes condicionantes e revitalizantes, como as vitaminas.

Utilize somente se tiver a raiz muito seca ou danificada por química. Nesse caso, o couro cabeludo estará ressecado e o uso desse tipo de tônico capilar não irá tornar os cabelos oleosos e pesados.

Tônico anticaspa

O tônico voltado para o combate à caspa terá sua composição voltada para uma limpeza profunda do couro cabeludo. Assim, ele pode conter em sua formulação altas concentrações de zinco e álcool.

Uma dica para quem for utilizar esse tônico capilar, é concentrar a aplicação do produto diretamente na raiz do cabelo. Pois o produto contém álcool, e caso ele se espalhe pelo comprimento e pelas pontas de seu cabelo, ele poderá ressecar seus fios.

Tônico para crescimento

Esse produto é indicado para quem está sofrendo com a queda exagerada de fios de cabelo e afinamento. Portanto, a formulação desse tônico capilar será voltada para a nutrição do couro cabeludo e do bulbo capilar, contendo uma série de vitaminas e aminoácidos necessários para uma boa saúde capilar, como a arginina.

Não se esqueça de lavar sempre seu cabelo antes de realizar a aplicação de qualquer tônico capilar! O seu couro cabeludo e suas raízes devem estar bem limpos e livres de óleo, sebo e demais sujeiras e produtos químicos. Assim, você irá tirar o melhor proveito de seu tônico.

Benefícios do tônico capilar para seus cabelos!

O tônico irá tratar diversas patologias em seu couro cabeludo, funcionando de maneira similar a remédios disponíveis na farmácia. Todavia, ele será mais fraco em sua formulação do que um remédio.

Como já dissemos, o produto irá atuar diretamente no bulbo capilar. O bulbo é responsável pelo crescimento dos fios, além de ser o local de maior absorção de nutrientes que serão utilizados pelo couro cabeludo na fabricação da fibra capilar.

Assim, o tônico capilar agirá beneficiando seus cabelos como um medicamento suave e de tratamento externo. Ele irá deixar seus fios mais fortes e resistentes conforme forem crescendo. Os resultados serão mais duradouros do que apenas com a hidratação direta dos fios já crescidos.

E assim chegamos ao fim de nossas dicas sobre o tônico capilar. Espero que agora consiga entender melhor como esse produto poderá lhe auxiliar em sua rotina capilar, além de poder escolher mais facilmente o seu favorito.

Deixe um comentário com sua opinião, vamos adorar saber!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *