Saiba mais sobre o shampoo e suas funções para seu cabelo

Acho que a maioria das pessoas já conhece os shampoos, certo? Um dos produtos mais antigos de higiene pessoal, o shampoo é essencial para a sua rotina de cuidados diários com seu cabelo.

Aliado ao condicionador formam a dupla onipresente nos banheiros da maioria das pessoas. Mas você entende bem como o shampoo funciona? E de que maneira pode ser usado?

Em geral se tem uma visão de que os shampoos simplesmente servem para a lavagem dos cabelos. Portanto, tanto faria qual o tipo de produto e a maneira de usá-lo. Porém, isso não é bem verdade. Vamos entender isso melhor?

Sumário

A composição do shampoo e suas propriedades

Sim, basicamente a função do shampoo será remover as sujeiras acumuladas no couro cabeludo e nos fios de cabelo. Mas não apenas isso, claro.

A formulação base de todos os shampoos contará com surfactantes, que possuem propriedades tensoativas. Essas substâncias possuem ação emulsificante, interagindo com moléculas de água e as demais moléculas não solúveis em água (óleo, sebo, silicone, etc.)

Então, as propriedades básicas do shampoo são:

  • Limpar os fios e o couro cabeludo;
  • Sair facilmente quando diluído em água durante o enxague;
  • Não irritar excessivamente os olhos e as mucosas;
  • Fazer espuma densa.

Mas, como dissemos, essa é a formulação básica dos shampoos. O produto pode contar com substâncias adicionais, a depender do objetivo complementar do produto. Vamos entender melhor como é isso?

Quais os tipos de shampoo disponíveis no mercado?

Existem diversos tipos de shampoo. A escolha irá depender de sua necessidade. Sempre procure o produto ideal para seu tipo de cabelo, e também para seu objetivo específico.

Entenda melhor sobre o shampoo e suas funções para seu cabelo

Assim, temos a formulação básica dos shampoos, que citamos acima, e as substâncias protetoras e hidratantes adicionais. Vamos lhe trazer cada produto de acordo com seu uso recomendado.

Shampoo hidratante

Esses shampoos possuem uma consistência mais densa e leitosa. Esse produto visa proporcionar uma limpeza aliada à hidratação capilar suave, através de sua textura cremosa e de sua formulação voltada a esse objetivo final.

O shampoo hidratante também é o aliado ideal para diminuir o frizz dos cabelos, controlar o volume e balancear o equilíbrio da fibra capilar. Tudo isso promovendo a limpeza do couro cabeludo sem agredir e ressecar os fios.

Shampoo anti-resíduos

São produtos são transparentes e com altas dosagens de surfactantes em sua formulação, aumentando seu poder de eliminar óleos e sebos, restos de queratina, sujeira e cosméticos presentes na camada mais externa da fibra capilar.

Esse shampoo possui um PH mais alcalino, portanto irá abrir mais facilmente as cutículas capilares. Porém preste atenção: esse produto não deve ser usado diariamente, pois sua limpeza profunda pode acarretar em ressecamento dos cabelos em caso de uso por um longo período.

Cabelos quimicamente tratados, como os tingidos ou alisados, devem utilizar com maior espaçamento. Pois o shampoo anti-resíduos irá retirar o pigmento ou a química depositada nas camadas da fibra capilar.

Shampoo matizador

Por falar em cabelos com pigmentos, é especialmente para esse tipo de cabelo que foram criados os shampoos matizadores. Esse produto serve para corrigir o tom dos cabelos tingidos que amarelaram.

Assim, proporciona um tom de fundo acinzentado ou, no caso dos cabelos loiro claríssimo, um tom platinado. Por ser pigmentado, ele deve ser usado quinzenalmente para evitar excesso de depósito de pigmentos sobre os fios. Cuidado: nunca deixe esse shampoo agindo mais do que o tempo recomendado pelo fabricante!

Shampoo para cabelos oleosos

Esse tipo de produto foi desenvolvido com um grande número de solventes em sua formulação, pois tem como objetivo limpar mais profundamente o couro cabeludo oleoso. Porém, ele não irá ressecar demais os fios caso seja utilizado diariamente, como um anti-resíduos.

Em geral esses shampoos terão textura transparente e serão mais leves. Dica: equilibre o uso de shampoos para cabelos oleosos e cabelos normais, para não ressecar demais o comprimento e as pontas de seus cabelos.

Shampoo para cabelos normais

Esse produto foi formulado para cabelos que necessitem limpeza diária, mas sem retirar excessivamente os óleos naturais produzidos pelo couro cabeludo e presentes nos fios. São os mais recomendados para uso diário, por não agredirem tanto a fibra capilar e o couro cabeludo.

Também são os mais utilizados para intercalar os tipos de shampoo, como shampoos para os dias de pausa na utilização dos demais tipos.

Então, basicamente serão esses os tipos de shampoo disponíveis para fins mais gerais. Existem no mercado shampoos para fins mais específicos, como shampoos pigmentadores, anticaspa, etc. Procure aquele que se adequa melhor a seu objetivo no momento.

Dessa forma chegamos ao fim de nossas dicas e informações sobre os shampoos. Esperamos que agora compreendam melhor a formulação e os diferentes tipos de shampoo e suas funções.

Você tem algum tipo de shampoo favorito para sua rotina capilar? Deixe ser comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *