Usar a água oxigenada no meu cabelo pode fazer mal à minha saúde?

A grande maioria das mulheres conhecem a água oxigenada dos processos de descoloração capilar.

O uso da água oxigenada é essencial porque é ela que vai abrir a cutícula do seu fio para que a despigmentação aconteça e preparar aquele fio para que o tonalizante ou a coloração consigam penetrar no seu fio.

Por ser fácil de encontrar e com um precinho acessível, a água oxigenada é muitas vezes usada até em casa mesmo quando a mulher se arrisca em fazer a descoloração sozinha.

É muito importante que preste muita atenção na hora de escolher o volume da água oxigenada. Isso porque é como se você tivesse uma escala de potência desse produto que vai de 10 a 40. 

Então, para que você tenha um resultado conforme esperando, se atente ao volume porque além da potência, quanto maior o volume, mais rápido acontece a descoloração.

Separamos algumas dúvidas que são as principais quando falamos de água oxigenada. Vamos ver o quanto você sabe sobre esse assunto?

Sumário

Descoloração é a mesma coisa que clareamento?

Essa é uma questão que gera muita confusão. Como te falamos acima, a função da água oxigenada é justamente abrir a cutícula do seu fio para permitir que a descoloração aconteça.

Em outras palavra: a água oxigenada não é responsável pelo clareamento dos fios, apenas para prepará-lo para ser despigmentado.

Quem tem esse papel de clareamento é o pó descolorante que atua junto com a água oxigenada. 

Usar a água oxigenada no cabelo pode fazer mal a minha saúde?

Como é um processo químico, não podemos deixar de te lembrar que existem alguns riscos sim ao usar a água oxigenada.

Por isso, é importante que, principalmente se você quiser se arriscar a fazer o procedimento sozinha, tenha alguma orientação sobre o tempo de ação e se o volume da água oxigenada é adequado para o resultado que você espera.

Além do risco de ter como resultado um cabelo não uniformizado e com um tom diferente do que você esperada, por ser um produto químico forte, a água oxigenada pode sim quebrar toda a fibra do seu cabelo na hora da abertura da cutícula capilar.

Isso pode influenciar no aparecimento de pontas duplas, enfraquecimento do frio e chegar até a deixar o seu cabelo quebradiço.

Você também deve se atentar ao tempo de ação porque se você deixar por excesso de tempo, existe o risco de acabar tendo os seus fios e o seu couro cabeludo queimados ou ardendo devido a ação do produto.

Qual é a função da amônia no processo de descoloração dos fios?

A amônia costuma vir presente na fórmula dos pós descolorantes, que é um produto que age junto com a água oxigenada na hora de descolorir os fios.

O papel da amônia é justamente potencializar o efeito da água oxigenada, permitindo com que ela consiga abrir a cutícula do seu fio mais rápido e mais fácil.

E qual é o impacto disso? Isso significa que mesmo que você use uma água oxigenada “fraquinha” (que são as que têm o número de volumes mais baixo), você ainda assim consegue descolorir o seu cabelo.

Qual é a maneira correta de usar a água oxigenada?

Te contamos que você deve ficar atenta ao volume da água oxigenada e ao tempo de ação dela. Por isso, o primeiro passo é escolher o volume mais adequado de água oxigenada para o seu cabelo.

Você já sabe que quanto maior o número do volume, maior a concentração de peróxido de hidrogênio na sua formulação. Por isso, a força de ação do produto cresce conforme aumentamos o número do volume porque ele fica mais concentrado.

Para te ajudar a fazer a melhor escolha, trouxemos algumas informações sobre cada volume de água oxigenada para você ter como avaliar antes de efetuar a compra do produto.

Você vai encontrar 4 volumes diferentes de água oxigenada nas prateleiras dos supermercados, farmácias e lojas de cosméticos: 10, 20, 30 e 40 volumes. 

Água oxigenada 10 volumes

É mais usada para tonalizar ou matizar os cabelos, pois sozinha, não tem força suficiente para descolorir os fios de forma eficiente.

Água oxigenada 20 volumes

É usada para descolorir até 2 tons mais claros do que o tom do fio do seu cabelo. É indicada para cobertura de brancos, tom sobre tom, etc.

Água oxigenada 30 volumes

Um pouco mais forte, a água oxigenada de 30 tons é usada para descolorir até 3 tons mais claros do que o tom do fio do seu cabelo. 

Muito usada nos processos de descoloração junto com o pó descolorante por além de ser a mais segura para esse tipo de procedimento, também é a mais adequada.

Água oxigenada 40 volumes

A água oxigenada de 40 volumes é, dentre as opções dadas, a mais forte, podendo clarear até 5 tons do cabelo mais claros do que o tom do seu fio de cabelo.

Geralmente, é mais usada por quem quer alcançar um tom platinado ou acinzentado, ou que tenha um fio muito escuro e que não conseguiria alcançar o tom desejado sem uma descoloração mais agressiva. 

O cabelo deve estar saudável e de preferência, sem outras químicas (como alisamentos ou progressivas) para termos uma segurança maior de que não haverá danos com a descoloração mais agressiva ao utilizar a água oxigenada de 40 volumes.

Como descolorir o cabelo com água oxigenada?

Converse com o seu cabeleireiro de confiança ou com alguém que você sabe que está acostumado a fazer esse tipo de procedimento para entender qual é a proporção mais adequada entre os ingredientes para atingir o resultado que você espera.

Ingredientes:

  • Água oxigenada
  • Pó descolorante

Modo de preparo:

1.  No geral, a proporção entre os ingredientes costuma ser de  1 medida de descolorante para 1,5 de água oxigenada, misturando até conseguir uma mistura homogênea.

Leia as indicações do produto antes de começar pois a proporção também pode variar de marca pra marca.

2. Com a mistura homogênea, aplique o produto mecha a mecha do seu cabelo. Para isso, você pode contar com o auxílio de um pincel ou pente para facilitar a aplicação do produto.

3. Deixe agir nos fios, verificando a cada 5 minutos se o tom desejado foi alcançado ou não, mas sem deixar ultrapassar 30 minutos de ação no fio.

4. Enxágue bem com água fria e lave com seu shampoo e condicionador de preferência.

Dica importante:

  • Opte sempre por produtos de qualidade!

Sabemos que os nossos fios são uma parte importante da nossa autoestima. É importante que você opte por produtos que te entreguem um bom resultado minimizando os danos aos seus fios.

  • O processo de descoloração é um procedimento simples, mas também merece sua atenção. Não confie em produtos com preços muito abaixo da média do mercado ou marcas que você não tem referência nenhuma.

Ao utilizar produtos que não pensam na saúde do seu fio, você pode acabar tendo como resultado um fio porosos, elásticos ou até mesmo um corte químico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *