Entenda tudo o que precisa saber sobre spray de cabelo!

Entenda tudo o que precisa saber sobre spray de cabelo!

Quando pensamos em spray de cabelo logo imaginamos um spray fixador para penteados, que o deixa endurecido, certo? Mas não é apenas isso! Um spray de cabelo pode ser muito versátil e existe uma boa variedade de produtos à sua disposição no mercado.

Porém, sabemos que pode ser um pouco complicado entender qual a utilidade desse produto para sua rotina capilar. Ou mesmo a melhor maneira de encaixá-lo em seus cuidados com seus cabelos, escolhendo o melhor spray para você.

Assim, preparamos um conjunto de informações e dicas para ajudar nesse processo de escolha e compra do seu spray de cabelo ideal. Depois disso nunca mais terá dúvidas na hora de incrementar sua rotina de cuidados com seus fios. Vamos lá?

Sumário

Não existe apenas um tipo de spray de cabelo?

Pois é exatamente isso!

Em geral os produtos para cabelo têm se diversificado cada vez mais, apresentando diferentes escolhas para cada objetivo, tipo de cabelo e rotina de cuidados. E não seria diferente com o spray de cabelo, certo?

Pois existem diversos tipos de spray de cabelo, e cada uma também tem sua forma própria de ser utilizado em seu cabelo. Vamos entender isso melhor.

Assim como há diferentes gostos, tipos de cabelo e objetivos finais em um produto para cabelo, assim existem variados tipos de spray de cabelo! Alguns procuram modificar a tonalidade dos cabelos ou sua textura, outros melhorar o brilho e proteger os fios.

Quer entender melhor? Fique de olho pois vamos explicar.

Spray de cabelo fixador

O spray fixador é o primeiro que nos vem à cabeça em se tratando de spray de cabelo. Mais do que tratar, o que se pretende é fixar o formato da fibra capilar. Seja em penteados ou com os cabelos soltos para o dia-a-dia.

Entenda tudo o que precisa saber sobre spray de cabelo!

Ele é composto por laca – um tipo de verniz – que é aplicado através de gás em uma válvula de alta pressão. Diferentemente dos produtos antigos, que deixavam o cabelo opaco, os sprays de cabelo atuais não possuem resina, que deixava os fios opacos e endurecidos.

Existem produtos fixadores com diferentes intensidades, oferecendo um resultado mais natural ou mais carregado. Ele pode ser utilizado durante a execução de um penteado ou na finalização, para mantê-los alinhados por longos períodos.

Quem aposta no babyliss e na chapinha também pode usar para garantir maior fixação e durabilidade ao cabelo estilizado. Há inclusive alguns com filtro solar para ajudar na proteção da fibra capilar contra os raios UV! É muito benefício em um único produto.

Então, podemos dividir de maneira geral os tipos de spray de cabelo em:

  • Leve;
  • Forte;
  • Extra forte.

Também de maneira geral, a recomendação de uso para um spray de cabelo fixador será a de agitá-lo bem, aplicando o produto a uma distância de pelo menos 15 centímetros dos fios. Procure não direcionar o jato do spray diretamente em apenas uma porção do cabelo, espalhando bem por todo o cabelo.

Mas fugindo do geral, que tal entendermos de maneira individualizada cada tipo de spray de cabelo fixador?

Spray de cabelo fixador tipo leve

O spray de cabelo com fixação leve é o mais suave entre todos os tipos desse produto. Não é preciso aplicar uma grande quantidade do produto, pois o resultado final deverá ser bem natural.

Em geral, esse produto capilar é procurado para o uso diário, e pode ser facilmente espalhado com as mão e penteado com os dedos pelos fios do cabelo. O spray de cabelo leve é ideal para quem gostaria de encorpar e dar um visual mais volumoso aos cabelos.

Dica: para quem pretende usar o spray de fixação leve para o aumento do volume, concentre mais o produto na raiz dos cabelos, e utilize um secador para levantar a raiz enquanto a seca.

Spray de cabelo fixador tipo forte

Esse tipo de spray já é mais indicado para segurar penteados mais complexos porém despojados, que não necessitem durar por um período muito longo. Ele não é indicado para uso constante em cabelos já ressecados, pois pode ressecar mais ainda os fios.

A firmeza moderada a alta do spray de cabelo fixador de tipo forte faz com que seja o intermediário mais indicado para quem procura segurança sem comprometer o visual com uma aparência mais endurecida dos fios.

Dica: esse spray também pode ser utilizado para domar o frizz e os cabelos nas têmporas. Aplique uma pequena quantidade na palma da mão e espalhe nos fios com as pontas dos dedos.

Spray de cabelo fixador tipo extra forte

Esse tipo é o mais tradicional, seguindo a mesma função dos primeiros sprays fixadores lá dos anos 1940. Porém, agora o produto consegue deixar as madeixas modeladas e fixas por longos períodos de tempo sem deixa-las com muito aspecto endurecido ou molhado.

Dica: Tome cuidado com a quantidade de produto, não exagere! E procure não aplicar demais em apenas uma região, espalhe bem. Dê prioridade para alguns pontos de seu penteado, evitando a raiz a menos que seja um estilo que peça a aplicação do produto em todo o cabelo.

Spray de cabelo pigmentador

Esse produto capilar é uma excelente opção para quem deseja pigmentar os cabelos sem utilizar químicas profundas que alterem a fibra capilar em sua estrutura. Também conhecidos como sprays de tinta ou sprays de cores, eles irão lhe ajudar a mudar o visual rapidamente.

Atenção: esse produto não é o mesmo que um tonalizante ou tinta temporária, ok? Ele irá sair rapidamente em poucos banhos, sem afetar a estrutura e o tom originais do cabelo.

Spray de cabelo para brilho

Como o próprio nome já indica, esse produto deve ser utilizado para auxiliar na devolução de brilho aos cabelos. De textura mais leve, ele pode ser específico para cabelos oleosos ou ressecados, criando uma película protetora que, além de dar luminosidade, protege e evita o frizz nos fios.

Atenção: não exagere na quantidade! Aplicar mais produto não irá potencializar seu efeito luminoso, mas pode acabar deixando seus fios com aspecto oleoso.

Spray de cabelo para volume

Esse tipo de spray é um produto excelente para quem possui cabelos finos e ralos, pois permite encorpar a fibra capilar e dar um aspecto mais cheio ao cabelo em geral.

O spray para volume é especialmente indicado para uso junto com a escova modeladora, e deve ser utilizado principalmente na raiz do cabelo. Lembre-se de aplicar o produto com o cabelo úmido e secá-lo em movimentos que levantes as raízes dos cabelos, ok?

Spray de cabelo para proteção térmica

Também conhecido como spray termoativo, esse produto pode ser associado ao spray volumizador citado anteriormente. Sua principal função é garantir a proteção da fibra capilar durante o uso de ferramentas de calor, como chapinha, babyliss e secador.

Entenda tudo o que precisa saber sobre spray de cabelo!

Existem, por exemplo, combinações de spray termoativo que também dão mais volume e brilho ao cabelo. Procure por esses produtos, pois serão extremamente versáteis para o dia-a-dia!

E assim chegamos ao fim de nossas informações e dicas. Esperamos que agora possa entender melhor sobre o spray de cabelo, e assim escolha um excelente produto para sua rotina capilar ou para aquele evento especial.

Deixe um comentário abaixo nos contado o que achou e qual seu tipo de spray fixador favorito, vamos adorar saber!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *