A candidíase pode ser curada por meio de medicamentos passados pelo médico, mas também pode ser tratada por meio de remédios naturais, ou mesmo banhos de assento com ingredientes que temos em casa ou que são mais simples de se conseguir.
Por exemplo, podemos citar o banho de assento com camomila, um dos mais utilizados e mais efetivos para eliminar o problema.
Além disso, podemos também citar os alimentos que diminuem as chances de se ter candidíase, como por exemplo os iogurtes e alguns tipos de cereais.
Como a candidíase está muito relacionada com a imunidade da mulher, é muito importante sempre cuidar bem da sua alimentação, de forma que se tenha os anticorpos em dia.
Vale dizer que combinar os métodos caseiros de tratar o problema com os indicados pelo médico pode ser uma excelente opção.
Portanto, não deixe de ir ao médico e pedir todas as orientações que podem vir a ser necessárias para que a candidíase dure o mínimo possível e você possa superar o problema o quanto antes.
Hoje, iremos falar mais a respeito da candidíase, ver como tratar esse problema de maneira adequada e saber mais sobre o assunto. Confira agora todas as informações que separamos.
Como identificar a candidíase?
A forma mais simples de identificar a candidíase é observar os sintomas do problema, que logo se manifestam e são bastante incômodos.
Podemos então citar:
- Corrimento vaginal parecendo leite talhado;
- Inchaço;
- Vermelhidão na área;
- Dores ao urinar ou ao ter relações sexuais;
- Coceira intensa;
- Lesões na pele;
- Incômodo intenso na região afetada.
É mais simples do que parece identificar um quadro de candidíase. Quando a pessoa está com o problema, logo os sintomas se manifestam, de modo que fica muito difícil não notar.
A coceira e o corrimento são um dos primeiros a surgirem, de forma que logo a mulher sente a diferença nesses casos.
Com isso, o mais indicado é ir logo ao médico assim que notar que tem algo diferente acontecendo, para evitar, portanto, que se acabe tendo mais percalços por conta da infecção de fungos.
Como curar a candidíase naturalmente?
Existem algumas coisas que você pode fazer para curar a candidíase naturalmente. Dentre elas, podemos citar algumas formas simples de tratar a doença com remédios naturais:
- Banho de assento de camomila;
- Banho de assento com barbatimão;
- Bochecho usando barbatimão;
- Tomar própolis com mel.
Esses ingredientes que são comumente utilizados para fazer os banhos de assento ou mesmo para tomar por via oral, de forma que ajudam a aumentar a imunidade e contam também com ação antifúngica.
Com isso, é muito seguro e efetivo utilizar essas opções, quaisquer que sejam, para que você possa se livrar ainda mais rápido do problema.
Vale ressaltar aqui a respeito do própolis, que ajuda muito a aumentar a imunidade, e isso auxilia a controlar, evitar e acabar com a candidíase. Tomar diariamente durante um período de pelo menos trinta dias auxilia muito sua saúde.
É possível que a candidíase se cure sozinha?
É muito pouco provável que a candidíase venha a se curar sozinha. O problema é persistente e os fungos continuarão a se reproduzir normalmente enquanto não forem controlados.
Com isso, é muito importante proceder a um tratamento médico para que você possa, enfim, se livrar da candidíase de uma vez por todas.
Para se livrar do problema, portanto, é preciso ir ao médico, fazer uma avaliação e então receber a recomendação do especialista em relação a medicação necessária.
Com isso, se torna muito necessária a atuação de um médico para que possa auxiliar a conter o problema.
Quando não se trata a candidíase como se deve, o problema se torna muito intenso, os sintomas bastante incômodos e, além disso, a doença é recorrente e aparece muitas vezes.
Sendo assim, logo que você notar quaisquer dos sintomas da doença, seja coceira ou corrimento, procure logo a ajuda de um médico para que possa de uma vez por todas curar a doença.
O que é bom para curar candidíase mais rápido?
Se você quer curar candidíase mais rápido, pode utilizar conjuntamente com os medicamentos passados pelo médico outros caseiros que podem complementar a ação e atuar de forma a eliminar os fungos.
- Banhos de assento com ingredientes de ação antifúngica;
- Alho;
- Própolis;
- Chá de poejo;
- Óleo de coco;
- Óleo de orégano;
- Bicarbonato de sódio;
- Vinagre de maçã.
São diversos os ingredientes que podem lhe auxiliar a ter uma recuperação muito mais rápida da candidíase. Com isso, acaba sendo uma boa opção poder utilizar um desses métodos combinados com os medicamentos indicados pelo médico.
Dessa forma, é possível se curar da candidíase de forma muito mais rápida, conseguindo, assim, se livrar dos sintomas e voltar a estar saudável novamente.
Quantos dias pode durar a candidíase?
A candidíase pode durar de 3 a 14 dias. Mas isso varia de acordo com os medicamentos que se tomar, se o tratamento está ou não sendo feito como devido ou se está havendo um tratamento em si.
Quando a pessoa não faz o tratamento da candidíase, então esse problema pode se estender por ainda mais tempo, fazendo então com que a doença fique ainda mais intensa em seus sintomas.
Por isso, é sempre muito recomendado que se procure imediatamente tratar, para que não aconteça de a doença chegar a um ponto em que fique recorrente.
O que fazer para evitar a candidíase?
O primeiro ponto a se tomar cuidado no que diz respeito à candidíase, é cuidar sempre da imunidade. A doença está relacionada com a imunidade. Quando a mulher fica com os seus anticorpos abaixo do nível necessário, pode acabar por enfrentar um problema com a proliferação desses fungos.
Portanto, é muito importante que se mantenha a saúde em dia e, além disso, evite os seguintes hábitos:
- Usar roupas apertadas;
- Usar roupas úmidas;
- Utilizar absorventes diários por tempo prolongado;
- Fazer higiene íntima repetidas vezes ao dia;
- Não se enxugar corretamente após o banho.
Siga essas informações para que você possa evitar ao máximo de passar pela candidíase. Previna-se e, em caso de dúvidas, consulte seu médico para saber mais a respeito do problema.