Comunidade

Caminho de navegação do fórum - Você está aqui:ComunidadeDemosuco: GeralAmigdalite: como pega
ou Cadastrar para criar postagens e tópicos.

Amigdalite: como pega

É muito comum contrair-se a amigdalite por meio de transmissão de gotículas de saliva e por levar a mão contaminada à boca, nariz e olhos.

A transmissão acontece especificamente pelo beijo, tosse, espirro, compartilhamento de objetos pessoais como talheres, copo, canudos, tocar em maçaneta de porta, corrimão etc.

Por isso, a doença é mais comum em crianças e adolescentes.

Normalmente, a amigdalite não é grave e o tratamento ocorre por meio de antibióticos, anti-inflamatórios ou receitas caseiras como gargarejo com água e sal, chá ou bala de gengibre entre outros.

O tempo estimado para que a inflamação cesse é de dois ou três dias.

O melhor tratamento só quem pode indicar é o médico, que por meio de exames, vai chegar na conclusão do melhor medicamento para você.

Além disso, há profissionais que indicam a retirada das amídalas, sendo assim, a inflamação da garganta, como a amigdalite e faringite, não apareceriam mais.

Para isso, somente o profissional também que é quem vai saber se a cirurgia de amígdalas deve ser feita.

Como se pega a amigdalite?

A amigdalite é transmitida por meio do beijo, espirro, tosse ou em contato com objetos contaminados.

Pelo fato do contágio ser feito por gotículas de saliva, a transmissão acontece quando a outra pessoa entra em contato com o vírus ou bactéria causadora da inflamação.

Tocar em objetos de uso pessoal como canudo, talheres e copos ou ainda no corrimão de escada e maçaneta da porta e levar as mãos nos olhos, nariz e boca é uma grande abertura para a entrada e contágio da amigdalite.

Por isso, é muito importante fazer a higienização da mãos com frequência, evitar estar em ambientes fechados e com aglomerações, além de usar utensílios de uso individual.

Qual a causa da amigdalite?

A causa da amigdalite está associada à bactérias e vírus que causam a inflamação das amídalas.

As amídalas são uma espécie de barreira do sistema imunológico que impede a passagem do vírus, das bactérias e até dos fungos, evitando assim a inflação e irritação da garganta.

Por esse motivo, algumas pessoas optam por retirar as amídalas já que ficar sem elas não trariam riscos para a saúde e evitaria uma nova infecção na região.

Além disso, as amídalas são responsáveis pelo aparecimento da faringite. A remoção do órgão faria com que o surgimento dessa infecção também seja evitado.

Como é transmitida a amigdalite bacteriana?

Como o próprio nome já diz, por se tratar de uma bactéria, a doença é transmitida por meio do contato da outra pessoa para com o organismo.

Sendo assim, o principal transmissor da amigdalite é o beijo, a tosse, o espirro, o contato com objetos de usos pessoal como canudo, talheres, copo, maçaneta e corrimão.

Após tocar em algum desses objetos compartilhados, é imprescindível que não leve a mão à região da boca, nariz ou olhos, pois esse hábito é a porta de entrada da bactéria.

Qual bactéria causa amigdalite?

A principal bactéria que causa a amigdalite é a Streptococcus pyogenes, no qual pertence ao gênero Streptococcus, do grupo A.

Essa bactéria é comumente encontrada no nosso organismo na região da garganta, boca e até mesmo no sistema respiratório.

Para saber mais sobre amigdalite, confira o post anterior, que lá explicamos um pouco mais sobre a doença.