Comunidade

Caminho de navegação do fórum - Você está aqui:ComunidadeDemosuco: GeralAngioplastia é cateterismo?
ou Cadastrar para criar postagens e tópicos.

Angioplastia é cateterismo?

Não, angioplastia e cateterismo são duas coisas diferentes apesar de realizadas de forma muito parecida.

O cateterismo é um exame, geralmente feito antes da angioplastia.

Ele tem a função de identificar corretamente o local onde está ocorrendo a obstrução da artéria, para que os médicos possam visualizar a gravidade do problema e sua localização.

A angioplastia é um tratamento, realizado também utilizando um cateter, que visa efetivamente fazer a desobstrução do local afetado.

Vamos agora conversar um pouco mais sobre cateterismo e angioplastia, suas similaridades e outras informações importantes.

Como é feito cateterismo e angioplastia?

O cateterismo e angioplastia são feitos do mesmo jeito, com algumas ressalvas. O médico faz uma punção na virilha, para alcançar a artéria. Um cateter é inserido lá e entra na corrente sanguínea, com o médico guiando-o até o local obstruído.

No cateterismo o médico injeta um contraste que permite visualizar bem a área, para encontrar o problema com mais facilidade.

Na realização da angioplastia é colocado um balão desinflado na ponta do cateter. Esse instrumento é guiado da mesma forma que no exame cateterismo, mas ao chegar no local da obstrução o balão é utilizado.  

O médico infla então o balão e promove a desobstrução da artéria, retirando o cateter em seguida. 

Converse com o seu cirurgião antes da angioplastia ou cateterismo para estar por dentro de todos os passos dos dois procedimentos.

O que é angioplastia?

Angioplastia é uma cirurgia minimamente invasiva que tem o objetivo de desobstruir uma artéria que esteja entupida por depósito de gordura em suas paredes.

Esse acúmulo de gordura pode ocorrer por conta de arteriosclerose ou mesmo por colesterol não tratado que esteja com taxas elevadas.

Por meio deste procedimento, o médico insere um cateter no corpo da pessoa doente para que chegue até o local da obstrução e infla um balão no local, expandindo as paredes da artéria.

Assim, o fluxo de sangue pode voltar ao normal e a pessoa tem melhora rápida dos sintomas, sem a necessidade grande tempo de recuperação após o procedimento.

Quando é necessário fazer angioplastia?

A angioplastia se faz necessária quando é diagnosticada uma obstrução em artérias ou aneurismas que coloquem em risco a saúde do paciente.

O médico realiza um cateterismo prévio para saber o local da obstrução ou do aneurisma e após isso insere o cateter com balão para desobstruir o local, como explicado acima.

Apenas o seu médico poderá saber quando é necessário fazer a angioplastia ou se o tratamento pode ser feito de forma medicamentosa.

Quanto tempo de recuperação de uma angioplastia?

A angioplastia é um procedimento pouco invasivo que não requer dias de recuperação e nem de internação. Geralmente, o período pedido é de 24hs para que se evite riscos relacionados a sangramento.

É colocada uma faixa na perna do paciente, que serve para pressionar e evitar que o sangue venha a vazar pela artéria.

Após esse período de repouso é possível gradativamente voltar às atividades habituais, sendo preciso, no entanto, conversar com o médico para saber o que está liberado.

Converse sempre com seu médico, tire todas as dúvidas e cuide-se fazendo o acompanhamento necessário.