Comunidade

Caminho de navegação do fórum - Você está aqui:ComunidadeDemosuco: O queO que causa angina?
ou Cadastrar para criar postagens e tópicos.

O que causa angina?

O entupimento da artéria coronária e o depósito de gorduras nas paredes de vasos que irrigam o coração, podem vir a causar a angina.

A angina é nada mais nada menos que um sintoma de que o coração está recebendo irrigação insuficiente, o que, portanto, causa dores no peito após esforço físico.

O depósito de placas de gordura na coronária pode ser causado por colesterol elevado sem tratamento, e outros fatores podem vir a piorar o quadro, como o tabagismo e o consumo de álcool.

Vamos então falar um pouco mais sobre a angina, quais seus tratamentos, seus perigos e algumas outras informações importantes.

Quem tem angina?

Quem tem as veias e artérias coronária entupidas, pode sofrer crises de angina e, consequentemente, estão com a saúde do coração em risco.

A angina é um sintoma que se manifesta em pessoas que sofrem com essa obstrução, e vem em crises que duram aproximadamente 15 minutos, podendo variar para menos.

Essas crises geralmente ocorrem após esforço físico, como subir escadas, correr ou ter relações sexuais.

Algumas vezes, a angina pode aparece subitamente, o que acaba sendo ainda mais perigoso para a pessoa doente.

É preciso que se procure o médico cardiologista assim que você sinta o menor dos sintomas de dores no peito, queimação e aperto.

Quem tem angina pode morrer?

Quem tem angina pode sim correr mais risco de sofrer um infarto e morrer por conta dessa obstrução não tratada.

Por isso, é muito importante que a ajuda médica seja buscada imediatamente, assim que a pessoa identificar os possíveis sintomas.

A dor da angina se manifesta geralmente em episódios curtos e é caracterizada pelo seguinte:

  • Dor no meio do peito
  • Sensação de queimação na área
  • Irradiação da dor para o braço esquerdo, pescoço e maxilar
  • Melhora com o repouso

Fique atento aos sinais e não hesite em procurar ajuda médica e diagnosticar o problema.

Qual é o perigo da angina?

Como já dito, a angina é um sintoma que indica que o coração não está recebendo nutrientes e oxigênio de forma adequada, o que prejudica o seu funcionamento e pode levar a um ataque cardíaco.

Esse, é o maior perigo da angina.

Por vezes, a angina pode indicar um perigo futuro de ataque cardíaco, mas algumas vezes, a crise vem apenas na hora do infarto.

Sendo assim, é muito importante que todas as pessoas levem uma vida saudável, evitando o fumo, comidas gordurosas, sal em excesso e fazendo exercícios físicos regulares.

E claro, fazendo um acompanhamento médico regular.

Qual o tratamento padrão para angina?

Medicamentos indicados pelo médico ou, nos casos mais graves, a cirurgia de ponte de safena ou mesmo a técnica chamada de angioplastia.

Angioplastia é a técnica menos invasiva

Por vezes, se faz necessário intervir e desobstruir a artéria, já que os medicamentos podem não mais funcionar da forma desejada.

Assim, alguns médicos optam por realizar a angioplastia. Essa técnica pouco invasiva consiste em inserir um cateter por meio de uma punção na artéria na virilha, e guiá-lo até o local afetado.

Ali, é colocado um stent que abre a artéria afetada e evita que ela volte a ser comprimida.

Para a escolha do tratamento, é preciso que você passe por uma avaliação médica. Portanto, não se descuide e visite seu médico regularmente.