Comunidade

Caminho de navegação do fórum - Você está aqui:ComunidadeDemosuco: O queO que é anosmia?
ou Cadastrar para criar postagens e tópicos.

O que é anosmia?

Em poucas palavras, a anosmia é a perda da capacidade olfativa de uma pessoa.

Esse problema pode ser causado por diversos fatores e tem duração variada, a depender da gravidade do causador da perda do olfato.

A anosmia tanto pode vir a sumir sozinha quanto pode acabar por durar dias ou até não passar. O indicado é que se procure sempre a ajuda médica assim que for notado que a perda olfativa dura muito tempo.

Hoje vamos falar mais sobre a anosmia, quais as suas principais causas, como é realizado seu diagnóstico e os tratamentos possíveis para cada tipo de situação causadora.

O que pode causar a anosmia?

Diversos fatores podem provocar a anosmia, desde os mais simples como o resfriado e até mesmo danos no cérebro.

Irritações

As causas mais comuns da anosmia são as irritações nas mucosas do nariz, que ficam prejudicadas por conta de patologias como a sinusite e a gripe.

Na maioria dos casos, esse é um sintoma comum e pode sumir com o tempo, à medida que o resfriado, gripe ou sinusite melhora.

Problemas nervosos

Além das causas mais comuns, temos também problemas nas terminações nervosas.

Quando essas terminações específicas responsáveis pelo olfato sofrem danos, é possível que você perca a capacidade de sentir cheiros.

Nesse caso, esses danos ao sistema nervoso podem ser causados por tumores cerebrais, idade avançada, esclerose múltipla e diversas outras patologias.

Quem tem mais chance de desenvolver a anosmia?

Quem tem mais chance de passar por um quadro de anosmia duradoura ou permanente, são aqueles que tem idade mais avançada.

O problema também pode vir a afetar em maior quantitativo aqueles que sofreram danos nervosos na via do olfato.

Além disso, algumas pessoas que passam por cirurgias no nariz têm riscos de desenvolver falhas olfativas.

Quais os exames para diagnosticar a anosmia?

Existem vários exames para diagnosticar as causas da anosmia e descartar as possibilidades. Os mais utilizados são o raio-x do crânio, a ressonância magnética e até mesmo a endoscopia do nariz.

Por meio desses métodos o médico consegue identificar mais facilmente a causa da anosmia e descartar também outros possíveis causadores.

Exames de sangue também podem ser pedidos a depender do caso.

O médico irá determinar quais os melhores métodos de diagnóstico a depender dos dados do paciente, seu histórico de saúde e também do que for percebido na consulta.

Como é feito o tratamento?

Isso irá depender de qual é a causa da anosmia naquele paciente. Caso seja apenas uma gripe ou resfriado, o problema pode desaparecer sozinho ou até mesmo melhorar com a ajuda de descongestionantes.

Caso a relação seja com outro problema de saúde mais sério, é preciso que se faça o tratamento deste.

Para os idosos não há necessariamente como reverter o quadro após o desenvolvimento do problema.

De qualquer modo, é muito importante buscar a ajuda médica. O olfato é um sentido muito importante e está intimamente ligado com o paladar. Além disso, é necessário para garantir nossa própria segurança ao cheirar um alimento vencido, por exemplo.

Jamais ignore sintomas prolongados de anosmia. Busque ajuda médica.