Comunidade

Caminho de navegação do fórum - Você está aqui:ComunidadeDemosuco: QualQual exame detecta aneurisma cere …
ou Cadastrar para criar postagens e tópicos.

Qual exame detecta aneurisma cerebral?

O aneurisma cerebral é melhor detectado por meio de exame chamado de angiografia.

Por meio desse exame um pouco invasivo, é inserido um cateter no corpo do paciente, tanto pela virilha ou pelo pescoço, por meio de uma punção na artéria.

Esse cateter é guiado até o cérebro, e quando chega ao local, o médico libera um contraste, que permite visualizar detalhadamente os vasos e artérias do local.

Dessa forma, é possível detectar o aneurisma cerebral com mais precisão e facilidade, ajudando o tratamento a ocorrer da melhor forma possível.

Além de ser usado para diagnosticar o aneurisma cerebral, também pode-se utilizar a angiografia para detectar aneurismas na aorta e no tórax e artérias entupidas no coração.

Vamos falar mais sobre o aneurisma cerebral, e dar algumas dicas para que se evite o problema a longo prazo.

O que leva uma pessoa a ter aneurisma cerebral?

Pode ser por fatores genéticos, em que a pessoa já nasce com as paredes da artéria enfraquecidas em determinado ponto, ou por conta do fumo, hipertensão não controlada, e outros.

O aneurisma é um alargamento das paredes da artéria, e o seu enfraquecimento.

Essa condição, faz com que essa parte da artéria que se encontra enfraquecida, seja mais suscetível a se romper, causando um acidente vascular, que pode ser fatal ou deixar muitas sequelas.

Como é a dor de cabeça de um aneurisma?

Quando um aneurisma se rompe, a dor de cabeça surge de repente, muito forte e súbita, deixando a pessoa desnorteada e até mesmo suscetível a desmaios, náuseas, vômitos e outro sintomas.

Alguns pacientes que passaram por um rompimento de aneurisma, alegaram ter sentido um forte estalo na cabeça, conjuntamente com essa dor repentina.

É muito importante se atentar para esse sintoma, já que ele pode ser um alerta de que é preciso atenção médica imediatamente.

Como começa um aneurisma?

O aneurisma começa com o aumento das paredes da artéria e um enfraquecimento delas, de forma que compromete a mesma. O rompimento do aneurisma, ao acontecer, provoca sintomas como dores de cabeça muito fortes.

O aneurisma em si não provoca dor ou sintomas na maioria dos casos, ou seja, é uma situação silenciosa, que pode vir a se manifestar apenas na hora do rompimento.

Sendo assim, é imprescindível que se faça um acompanhamento médico regular, principalmente se você pertence a algum grupo de risco.

O que fazer para evitar um aneurisma cerebral?

As principais recomendações para que se evite desenvolver um aneurisma cerebral, são evitar o fumo, controlar a pressão arterial, fazer acompanhamento médico de forma regular e praticar atividades físicas.

Outras medidas também são importantes, como por exemplo evitar a obesidade e o sobrepeso, evitar o consumo de álcool e manter uma alimentação saudável.

Nos casos em que o aneurisma é decorrente de um problema genético, não há como evitar a ocorrência do mesmo.

Nesses casos, ao ser diagnosticado, é preciso que você faça o acompanhamento devido e siga sempre todas as orientações médicas. Muitas vezes não é preciso recorrer a uma cirurgia, portanto, se cuide e evite substancias que agravam o problema.