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Quem tem artrose pode fazer caminhada?

Quem tem artrose pode fazer caminhada leve, mas deve ficar atento, pois alguns exercícios não são indicados.

As atividades recomendadas pelos médicos são:

  • Bicicleta;
  • Hidroginástica;
  • Hidroterapia;

Além disso, um fisioterapeuta e até mesmo um médico podem indicar os melhores exercícios que são indicados para cada caso específico de artrose.

Outros exercícios também são aliados no tratamento da artrose no joelho. 

Isso acontece pelo fato de algumas atividades auxiliarem no fortalecimento do músculo da perna.

Além disso, ameniza a dor e eleva a densidade óssea.

Também, é essencial fortalecer ainda o quadríceps, para quem tem osteoporose no joelho.

Isso é importante, pois consegue controlar o impacto de quando for colocar o pé no chão, além de diminuir as chances de degeneração da articulação dos joelhos.

A consequência disso é que a chance de precisar realizar alguma cirurgia no joelho é mínima.

A partir do momento em que o joelho não causar mais dor, depois de praticar os exercícios indicados, pode ser recomendado a prática de musculação.

Isso se dá por conta da prevenção de futuras lesões, ocasionadas pelo fortalecimento do músculo.

Quem tem artrose na coluna lombar pode fazer caminhada?

Pessoas com artrose na coluna lombar podem fazer alguns exercícios, dentre eles está a caminhada leve.

O que não é aconselhável é que realize exercícios de impacto, como por exemplo a corrida.

Além disso, dentre os exercícios mais indicados pelo fato de não causarem grande impacto nas articulações estão pilates, musculação, hidroginástica entre outros. 

Além disso, dentre as atividades que devem ser evitadas por pessoas que possui artrose são:

  • Corrida;
  • Jump;
  • Step;
  • Lutas marciais;

Esses exercícios devem ser evitados por pessoas que possuem a artrose pelo fato de poder contribuir com que as lesões sejam agravadas, aumentar a doença e ainda elevar as chances da realização de uma cirurgia.

Além disso, é possível amenizar as dores e aumentar a qualidade de vida por meio de alimentação saudável, terapias alternativas e até remédios indicados por um médico ou fisioterapeuta.

Tudo isso, podem ser alinhados à atividade física de menor impacto.

Por isso, a consulta com um profissional da área da saúde é de extrema importância, pois é o médico que saberá os melhores tratamentos para que você não prejudique sua saúde. 

Quem tem artrite e artrose pode caminhar?

Exercícios aeróbicos, especialmente caminhada leve, fazem muito bem para as pessoas que possuem artrite ou artrose.

Natação e andar de bicicleta também podem ser recomendados por conta de ser considerada uma atividade de baixo impacto.

No entanto, é fundamental que se procure um médico, pois o profissional conseguirá indicar com melhor precisão os melhores exercícios e quantidades para seu tipo e gravidade da sua doença.

Dentre os exercícios de força recomendados, encontram-se fazer flexões e levantar pesos (musculação), exercícios de flexibilidade e alongamentos, como yoga e tai chi chuan.

Além disso, exercícios de equilíbrio, como por exemplo ficar de pé com uma das pernas levantadas, são indicados para pessoas com artrose.

Essas atividades são importantes para evitar com que se haja maiores índices de quedas e tropeços.

Ainda, é muito importante tomar alguns cuidados no momento da atividade física.

Um dos cuidados deve ser começar em ritmo mais lento e ir acelerando aos poucos e com pausas.

Tenha cautela nos exercícios e evite realizá-los de maneira repetitiva e rápida demais.

Uma outra dica boa é fazer compressas quentes antes de começar a se exercitar ou tomar banho quente.

Isso vai fazer com que suas articulações e músculos fiquem mais relaxados.

Também, depois da prática da atividade, você pode aplicar no local uma compressa com gelo e deixá-lo por cerca de até 20 minutos.

Quem tem artrose pode fazer agachamento?

O agachamento é recomendado para pessoas que possuem artrose no joelho.

Isso se dá pelo fato do exercício ser um ótimo fortalecedor da região dos quadríceps, mediais e laterais do joelho.

No entanto, é exigido alguma atenção para que o movimento do agachamento não acabe causando alguma lesão.

Para isso, fique em pé em uma superfície que seja plana e abra as pernas com uma largura alinhada aos ombros.

Além disso, é importante que a coluna fique ereta durante o movimento de subida e descida.

O movimento do agachamento pode ser feito livre ou ainda com uma barra nas costas.

É importante que, antes de começar qualquer exercício físico, consulte um médico ou fisioterapeuta.

Quem tem artrose pode correr?

O ideal é que pessoas com artrose não realizem exercícios de grande impacto, como por exemplo correr, por conta de lesões no joelho.

Ao invés da corrida, a sugestão de profissionais da área da saúde é que realize atividades que exijam menos do joelho.

Um dos exemplos é andar de bicicleta, natação, hidroginástica, hidroterapia, entre outros.

É imprescindível que se procure um médico ou fisioterapeuta antes dos exercícios, pois executados de maneira errônea, pode causar danos graves à saúde.

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