Comunidade

Caminho de navegação do fórum - Você está aqui:ComunidadeDemosuco: QuemQuem tem astigmatismo tem que usa …
ou Cadastrar para criar postagens e tópicos.

Quem tem astigmatismo tem que usar óculos sempre?

Na verdade, nem sempre a pessoa precisa utilizar o óculos de grau quando possui astigmatismo, nem mesmo utilizá-lo o tempo todo. Isso porque quem sofre com o problema tem o óculos receitado pelo oftalmologista. Em alguns casos, simplesmente não é necessário usar.

Justamente por isso, é muito importante que a pessoa que tem suspeita de estar com astigmatismo vá ao médico afim de fazer uma avaliação do caso e ver se realmente é preciso usar ou se o óculos é indicado apenas para usar em horários específicos, como ao ver tv ou usar o computador.

Em alguns casos, o médico poderá receitar os óculos para ter mais conforto visual. Em outros, o oftalmologista simplesmente irá liberar o paciente do uso de lentes corretivas, dada a baixa necessidade do uso.

Geralmente, a pessoa que tem astigmatismo sofre também com outras doenças oculares atreladas a essa, como por exemplo a miopia e a hipermetropia.

Justamente por conta desse fator, para alguns o uso de óculos será realmente indispensável para ajudar a corrigir problemas correlatos. Apenas o médico poderá confirmar, no entanto.

Hoje, vamos saber um pouco mais a respeito do astigmatismo, o que é, o que pode piorar o grau do problema e outras informações importantes para quem quer saber mais sobre a doença.

O que é astigmatismo?

O astigmatismo é um problema visual comum, que afeta diversas pessoas, e que se trata de uma imperfeição, desnível ou assimetria em relação às córneas ou cristalino da pessoa. Por conta dessas ondulações na córnea, a visão da pessoa fica borrada.

Além da visão turva ou borrada, é muito comum que as pessoas que sofrem de astigmatismo tenham também sensibilidade à luz e ambientes muito iluminados.  

Muitas pessoas tem grau de astigmatismo, mesmo que pequeno. Portanto, a doença pode ser mais incômoda para alguns do que para outros, por isso que alguns nem mesmo precisam utilizar os óculos de grau.

O astigmatismo pode ser hereditário, portanto, é relativamente comum ver pessoas da mesma família apresentando o mesmo problema visual.

Não é um problema visual muito grave, no entanto, em graus elevados, pode atrapalhar demais a visão, fazendo com que a pessoa necessite do uso de óculos a todo momento para conseguir ver tudo com clareza.

É possível diminuir o grau de astigmatismo?

O grau do astigmatismo pode ser sim diminuído por meio de uma cirurgia para correção da superfície da córnea, feita à laser. Essa cirurgia refrativa tem o objetivo de moldar a córnea o máximo possível para o formato normal, diminuindo então o grau da pessoa.

Para quem usa os óculos, o grau não diminui, porém, é alcançado um conforto visual muito maior que acaba permitindo melhor realização de tarefas.

Para a cirurgia, é preciso uma indicação médica, portanto, não deixe de visitar seu oftalmologista para verificar a possibilidade de realização desse procedimento.

Vale lembrar que, para realizar a cirurgia, é preciso ter mais de 21 anos e grau de astigmatismo estabilizado para que tudo corra da melhor forma e apresente bons resultados.

Qual o grau máximo de astigmatismo?

O astigmatismo pode ter graus muito altos, mas mesmo assim, acima de 4 já é considerado bem alto e precisa de óculos para que a pessoa consiga enxergar de forma adequada.

Algumas pessoas possuem grau bem controlado, que não implicam no uso das lentes corretivas. Já outras, não conseguirão realizar suas atividades diárias sem as lentes.

Para saber qual seu grau de astigmatismo e se é ou não necessário utilizar o óculos, você precisa conversar com o médico e fazer uma avaliação detalhada a respeito do seu caso.

O que faz aumentar o grau de astigmatismo?

Algumas coisas ou situações podem fazer com que o grau de astigmatismo da pessoa afetada aumente consideravelmente. Muitas vezes, o astigmatismo também pode ser provocado por essas mesmas ocorrências. Confira o que pode aumentar o grau do problema:

  • Coçar o olho sempre;
  • Cirurgias oculares;
  • Outros problemas visuais;
  • Pancadas na região da vista;
  • Acidentes.

Todas essas situações podem provocar o aumento do grau do astigmatismo pois provocam a mudança na estrutura da córnea e do cristalino, ocasionando ondulações no olho.

Portanto, o ideal é sempre proteger seu olho e evitar coçar ou encostar na área, protegendo a região de traumas e impactos que podem vir a ocasionar o problema.

Visitar seu oftalmologista de forma regular também ajuda a prevenir o problema ou até mesmo evitar seu aparecimento, portanto, não deixe de ir sempre ao médico.

E claro, caso o óculos seja receitado pelo médico, não deixe de utilizar da forma como foi indicado para obter melhora e conforto visual.

De todo modo, é muito importante cuidar da sua visão. Evite coçar o olho e tenha muito cuidado com pancadas na região. E caso observe qualquer tipo de desconforto visual, consulte seu médico e busque ajuda para resolver o problema.